GUIA ACADÊMICO

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  GUIA ACADÊMICO

 

EQUIPE DA COORDENAÇÃO DE CURSO

                   Coordenação Geral: Andréa Forgiarini Cechin

                   Coordenação de Tutores: Taciana Camera Segat

                   Coordenação de Estágio: Taciana Camera Segat

 

E-mail Geral do Curso: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Página WEB do Curso: http://w3.ufsm.br/pedagogiaead

Funpage do curso: https://www.facebook.com/ufsmpedagogiaead/?ref=aymt_homepage_panel

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA

 

         A OFERTA DE DISCIPLINAS compõe-se de duas partes:

                    a) uma oferta básica;

                    b) uma oferta suplementar (ajustes).

 

MATRÍCULA

         Realize a matrícula semestralmente, via web, através do Portal do Aluno no site www.ufsm.br, utilizando login e senha, obedecendo aos pré-requisitos e prazos estabelecidos no Calendário Escolar.

 

AJUSTE DE MATRÍCULA

         Se você estiver com a matrícula inconsistente, deverá corrigi-la, no período estabelecido no Calendário Escolar, procurando a Coordenação do Curso. Poderá também alterar seu plano de estudo, aproveitando o saldo de vagas (as datas de ajuste são divulgadas anualmente no Calendário Acadêmico, na página da Universidade).

 

         Nos cinco primeiros dias úteis de cada semestre letivo, você poderá revisar seu plano de estudos, podendo excluir e incluir disciplinas. Para isso, é necessário enviar e-mail à Coordenação de Curso.

 

         À coordenação do curso cabe verificar se você está obedecendo a sequência aconselhada (semestre que deve cursar regularmente). Se atrasou alguma disciplina, priorize sempre as que deixou para trás. A coordenação faz uma verificação sistemática de todas as matrículas e exclui aquelas que você ainda não pode cursar.

 

PROCEDIMENTO:

a) consulte, na Coordenação do Curso, o Saldo de Vagas disponível;

b) verifique as possibilidades de alterar seu plano de estudos;

c) solicite à Coordenadora o ajuste necessário.

 Importante: Envie apenas um e-mail de ajuste! Diversos envios de e-mails com o mesmo assunto congestiona a caixa de entrada do e-mail e dificulta os ajustes pela Coordenação.

 

 DISCIPLINAS QUE DEVEM SER CURSADAS CONCOMITANTEMENTE OU COM PRÉ-REQUISITO

         São basicamente quatro requisitos que devem ser observados ao longo do curso ao realizar a matrícula, sendo eles:

 

                   1º) A disciplina EAD1078 - Trabalho de Conclusão de Curso I, tem como pré-requisito a disciplina ADE1037 - Pesquisa em Educação IV: Projeto;

 

                   2º) As disciplinas EAD1070 - Organização da Ação Pedagógica, EAD1073 - Prática de Ensino na Educação Básica: Inserção e Monitoria e EDE1076 - Estágio Supervisionado em Educação Infantil devem ser cursadas concomitantemente e não podem ser cursadas em outro curso;

 

                   3º) A disciplina EAD1069 - Seminário VII: Saberes e Fazeres na Educação Básica deve ser cursada juntamente com a disciplina EAD1078 - Trabalho de Conclusão de Curso I;

 

                   4º) A disciplina EAD1077 – Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental só pode ser cursada se o estudante obteve aprovação na disciplina EAD1073 – Prática de Ensino na Educação Básica: inserção e monitoria.

 

 DISCIPLINAS EXTRACURRICULARES

         Se, depois de organizado seu plano de estudos, houver disponibilidade de tempo, você poderá solicitar matrícula em disciplinas que pertençam a outro curso e que possam complementar, aprofundar e atualizar conhecimentos referentes às áreas do seu interesse. Para isso, compareça junto à Coordenação do outro curso, munido de seu requerimento de matrícula e de uma autorização do coordenador do curso. Verifique se você tem o pré-requisito exigido e solicite a inclusão da disciplina escolhida. Somente será permitida a matrícula em disciplinas extracurriculares a alunos que tenham se matriculado no curso de vinculação em no mínimo 180 horas.

 

 ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG)

         Para a integralização curricular, todo estudante deve, até o final do curso, computar 105 horas de ACGs (Atividades Complementares de Graduação). Estas atividades dizem respeito a participação em Seminários, Cursos, Estágios Extracurriculares, Comissões, etc.

         No último semestre do curso, cada estudante deverá encaminhar ao polo de apoio presencial, a tabela solicitando o cômputo das ACGs, comas respectivas cópias dos comprovantes. Esta tabela pode ser fornecida pela tutora presencial. É entregue na coordenação no dia da defesa do TCC.

 

         Só são considerados válidos comprovantes do período em que o estudante esteve vinculado ao curso.

         São validadas com ACG's:

                  a) Participação em eventos (até 80 horas);

                   b) Atividades de extensão – voluntariado,...(até 20 horas);

                   c) Estágios extracurriculares (até 60 horas com comprovação);

                   d) Atividades de iniciação cientifica e pesquisa (até 40 horas por projeto);

                   e) Publicação de trabalho (até 15 horas resumo, até 40 horas por texto completo);

                   f) Participação em órgãos colegiado e ou comissão (até 10 horas por portaria);

                   g) Experiências durante o curso no magistério (até 60 horas);

                   h) Outras atividades a critério do colegiado (até 60 horas).

 

 

 DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (DCG)

         Disciplinas Complementares de Graduação – DCG se referem à parte flexível do Currículo, destinada a complementar, aprofundar e atualizar os conhecimentos na área de interesse do aluno.

         O Curso de Pedagogia EaD, oferece, normalmente, duas DCG's ao ano.

         Cada estudante deve cursar, ao menos, duas DCG's durante o curso, além de todas as disciplinas “Seminário Integrador”.

 

 HISTÓRICO ESCOLAR (PENDÊNCIAS)

         Após o encerramento de cada semestre letivo, depois da digitação das notas, consulte seu Histórico Escolar no Portal do Aluno para verificar o correto registro de disciplinas e notas, bem como a atualização de seu Relatório Acadêmico. Encontrando qualquer divergência, envie um e-mail para o professor da disciplina, com cópia para coordenação do curso.

 

 CARGA HORÁRIA PARA MATRÍCULA

         O aluno deve observar a carga horária máxima e mínima para matrícula por semestre, sendo elas:

Mínima: 165 horas                            Máxima: 540 horas

 

Exceções serão concedidas apenas aos alunos formando do semestre em curso, mediante avaliação do Colegiado de Curso e aprovação do DERCA.

 

 AVALIAÇÃO FINAL

         A avaliação final é presencial e sempre será divulgada no início do semestre na página do curso. O aluno deverá se dirigir ao Polo em que está vinculado (pelo ingresso) na data e horário agendados para a realização da avaliação presencial.

 

         Avaliação Substitutiva: o aluno que por motivo devidamente justificado não puder comparecer para a realização da avaliação final junto ao Polo qual está vinculado, poderá realizar a avaliação final em segunda chamada, ou avaliação substitutiva (também prevista no calendário acadêmico do curso). Para tanto, o aluno deverá entrar em contato com o Polo ou Tutora Presencial.

 

         Avaliação final presencial em Polo diverso do qual está vinculado: Ao aluno é permitido a realização da avaliação final presencial em Polo diverso do qual está vinculado, mediante justificativa fundamentada ou pelo fato de residir em cidade que tenha outro Polo UAB com oferta do Curso de Pedagogia ou ainda resida na cidade de Santa Maria (sede do curso). Na semana que antecede a data de prova o aluno deverá comunicar por e-mail a Coordenação de Curso, a qual autorizará ou não a realização de prova em Polo diverso.

 

 REVISÃO DAS AVALIAÇÕES

         Os alunos poderão recorrer à Coordenação do Curso para solicitar a revisão da nota atribuída em uma avaliação, no prazo de três dias úteis, contados da divulgação do aproveitamento escolar da referida avaliação.

         O aluno deverá enviar um e-mail para a Coordenação de Curso, apresentar justificativa para revisão da nota atribuída em uma avaliação.

 

MÉDIAS

Por uma exigência legal a nota da avaliação presencial precisa ser maior que a das atividades realizadas no ambiente. Assim, as atividades a distância valem 4,0 e as provas presenciais 6,0. A soma dessas duas notas constituem a média do semestre. Para ser aprovado, sem exame, o estudante precisa alcançar média 7,0.

Caso não alcance nota 7,0 na média do semestre, o estudante precisará realizar o exame. Após o exame a média para passar é 5,0. Exemplificando: Suponha que você ficou com 5,5 na média do semestre, para ser aprovado precisará tirar no mínimo 4,5 no exame para alcançar a média final 5,0.

 

 CANCELAMENTO DE MATRÍCULA NO CURSO

         Ato por meio do qual o aluno perde o vínculo com a Universidade, por iniciativa própria ou da Instituição. O aluno que não integralizar todas as disciplinas do curso em seis anos, perderá a sua vaga no curso, assim como o aluno que realizou o trancamento total de disciplinas e no semestre seguinte não realizou matrícula dentro dos prazos do Calendário Acadêmico.

 

REGIME DE EXERCÍCIOS DOMICIALIARES

         Por ser curso na modalidade EaD, o atestado médico para obtenção do regime de exercícios domiciliares só é permitido para abonar faltas nos encontros presenciais. Também não será aceito atestado médico para dispensa das disciplinas de Educação Física e Educação Física e Movimento Humano, pois tratam-se de disciplinas teóricas e não práticas.

 

 

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS (DISPENSA)

                   Caso o aluno já tenha cursado, em outra instituição e/ou curso, disciplina equivalente a disciplina da matriz curricular do Curso de Pedagogia EaD, tendo carga horária e ementa equivalente, poderá requerer a corresponde dispensa de disciplina.

 

Procedimento:

         Enviar um e-mail para a coordenação do curso com o assunto APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS. Anexar no e-mail, digitalizado, de forma legível, o histórico do curso, contendo as notas das disciplinas. A coordenação analisará o mesmo e encaminhará ao DERCA o aproveitamento de disciplinas.

 

 

 

Santa Maria, Agosto de 2015

Coordenação do Curso de Pedagogia EaD