As propriedades dos diferentes materiais são reveladas quando estes são sujeitos a ação de agentes externos. Estas propriedades dependem grandemente da composição, da maneira como são gerados ou sintetizados etc. Avanços experimentais têm permitido que estruturas de baixa dimensionalidade sejam sintetizadas, cujas propriedades diferem daquelas de suas formas cristalinas. As possibilidades abertas por essa capacidade de construir materials quase que átomo a átomo, permite ao pesquisador procurar por materiais que possuam propriedades específicas para as mais diversas aplicações.
A simulação computacional permite que experimentos virtuais sejam realizados, onde condições muitas vezes inatingíveis aos experimentais podem ser exploradas. Além disso, as propriedades de novos materiais podem ser estudadas de forma bastante barata, permitindo a prospecção de suas características.
Nos últimos anos temos estudado com compostos de nitreto de boro.
Tomamos este material como uma ferramenta de estudo para viajar através
de alguns sistemas gerais como pequenos aglomerados, nanoestruturas,
superfícies, interfaces, cristais, defeitos etc. Esta excursão
científica nos preparou para o estudo de uma gama imensa de materiais,
sempre através do uso de métodos de primeiros princípios e da teoria
do funcional da densidade.
Mais recentemente iniciamos o estudo do método de Monte Carlo Quântico e da teoria do funcional da densidade dependente do tempo, que nos permitirá atacar problemas que estão além daqueles bem descritos pela teoria do funcional da densidade, como usualmente implementada.