Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão (PPGAP) é o único Mestrado Profissional nesta área do Brasil reconhecido pela CAPES e visa à geração de novas tecnologias e patentes necessárias para a inovação e desenvolvimento do país na área de agricultura.

Os 50 anos de experiência da UFSM no Ensino, Pesquisa e Extensão nas mais diversas áreas e mais especificamente na área rural com vários cursos de Graduação e Pós-Graduação culminou com a criação do Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão (PPGAP). Fato é que o PPGAP nasce do esforço de 3 centros da instituição: o Colégio Politécnico da UFSM (sede do Curso), cuja história está vinculada à formação tecnológica; o Centro de Ciências Rurais através dos Departamentos de Defesa Fitossanitária, Engenharia Rural e Solos; e o Centro de Educação Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS), através do Departamento de Agronomia. Além disso, contamos com a parceria de diversas empresas do setor de agronegócios.

O que diz a CAPES do PPGAP (Fonte: Ficha de Recomendação - APCN/CAPES): “A proposta é excelente, e está adequada e filosoficamente bem concebida no contexto do Mestrado Profissional proposto. Destaca-se, ainda, que o perfil do profissional a ser formado foi bem delineado. Há uma área de concentração (Tecnologia em Agricultura de Precisão) e três linhas de pesquisa (Manejo de sítio específico de solo e planta; Geotecnologias aplicadas à agricultura de precisão; e Máquinas agrícolas desenvolvidas para agricultura de precisão), muito bem definidas e que estão bem articuladas aos objetivos de formação. A estrutura curricular contempla 16 disciplinas, concebidas para a formação plena do profissional e também articuladas à área de concentração e às linhas pesquisa.”

“Tendo em vista a qualidade da proposta, o perfil docente e sua produção, as condições de infraestrutura e o comprometimento institucional, o CTC-ES aprova a criação do mestrado profissional em Agricultura de Precisão da UFSM com Nota 4.”

 

Objetivos

O objetivo do curso é qualificar profissionais de alto nível tecnológico para atuar em empresas ligadas ao segmento dos agronegócios voltado à agricultura de precisão.

O profissional egresso do curso de Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão será capaz de desenvolver e aperfeiçoar novas tecnologias, métodos ou técnicas relacionadas à área de agricultura de precisão para a produção agropecuária a serem utilizadas em/nas:

- Empresas de produção agropecuária (fazendas);

- Indústrias de tratores, máquinas e implementos agrícolas;

- Indústrias de insumos agrícolas;

- Fabricantes de softwares e equipamentos de agricultura de precisão;

- Revendedores de tratores, máquinas e implementos agrícolas;

- Revendedores de insumos agrícolas;

- Usinas e destilarias de álcool e açúcar;

- Revendedores de softwares e equipamentos de agricultura de precisão;

- Prestadores de serviços especializados em agricultura de precisão.