Processo de seleção - SITE PPGART - UFSM

NÚMERO DE VAGAS

As vagas serão ofertadas de acordo com as linhas de pesquisa e o número de professores orientadores. Não há necessidade de completar o número de vagas, pois pode acontecer de não haver número suficiente de aprovados.

Graduados em Artes Visuais ou áreas afins.

INGRESSO/SELEÇÃO

O processo seletivo ocorrerá em três etapas, cada uma delas eliminatórias: encaminhamento de Projeto e Currículo; realização de Prova Escrita; e Entrevista. Os candidatos terão acesso ao curso através de processo de seleção, que contará com apresentação de Projeto, de Currículo, de Portfolio (para aqueles que têm produção prática) ou de Textos (para aqueles que têm produção teórica), de Prova Escrita e de Entrevista. O Projeto deve possuir a seguinte estrutura básica: objeto de estudo, objetivos, justificativa, marco teórico, metodologia, cronograma e referências bibliográficas (total máximo de 10 páginas). Ao fazer a inscrição para o processo de seleção o candidato já deverá indicar a linha de pesquisa em que pretende desenvolver seu projeto. A prova de idioma estrangeiro deverá ser feita até o final do curso.

AVALIAÇÃO/SELEÇÃO 2018

O processo de avaliação ocorrerá em três etapas, cada uma delas eliminatória e contará com uma banca formada por três professores do PPGART, para cada linha de pesquisa. A avaliação será numérica, considerando-se aprovado o candidato que atingir a nota mínima de 7,0 em cada prova. Em caso de empate na avaliação numérica, o projeto de pesquisa apresentado pelo candidato será utilizado como critério de desempate. O resultado final será homologado pelo Colegiado do Curso. A lista dos aprovados será divulgada por ordem geral de classificação.

Edital de seleção para o PPGART – Turma 2018

Primeira etapa:

• Prova 1 – Projeto de pesquisa (peso 3);
  • Prova 2 – Currículo, Portfólio ou Textos (peso 3);

Segunda etapa:

• Prova 3 – Prova Escrita (peso 2);

Bibliografia Sugerida – Processo Seletivo para a Turma I/2018.

• ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
  • BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
  • BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: Metodologia da pesquisa em Arte. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002.
  • CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
  • DANTO, Arthur C. Após o fim da arte. São Paulo: Edusp, 2006
  • DIDI-HUBERMANN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
  • FERREIRA, Glória. COTRIM, Cecilia (org.). Escritos de artistas – anos 60/70Rio de Janeiro: ZAHAR, 2006.
  • GRAU, Oliver. Arte virtual: Da ilusão à imersão. São Paulo: UNESP, 2007.
  • THORNTON, Sarah. Sete Dias no mundo da arte: Lisboa: BABEL, 2010.

Terceira etapa:

• Prova 4 – Prova oral (defesa do projeto de pesquisa, peso 2).

OBSERVAÇÕES

• Os candidatos deverão apresentar projeto atendendo a estrutura básica solicitada, inserido em uma das linhas de pesquisa, com tema de interesse na área das artes visuais, escrito de modo claro e objetivo, com possibilidade de ser executado no período de até 24 meses, com bibliografia atualizada;
  • Currículo  LATTES revelando a capacidade e o percurso acadêmico (e profissional quando houver) voltado para as atividades de pesquisa;
  • Portfolio demonstrando produção substancial na linha à qual o candidato se inscreve, e produção inserida no contexto da contemporaneidade;
  • Textos escritos, apresentando produção consistente na linha à qual o candidato se inscreve, com bibliografia coerente.

INSCRIÇÕES

As inscriçoes para PPGART/mestrado em Artes Visuais 2018  acontecem  de 29 de setembro a 02 de outubro de 2017, até às 17h00min. As inscrições serão via web, no endereço eletrônico http://site.ufsm.br/servicos/ingresso-na-pos-graduacao.

Edital de seleção para o PPGART – Turma 2018