Coordenadora: Nara Cristina Santos

Envolve alunos de Graduação em Artes Visuais e do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/Mestrado (iniciado em 2007), em pesquisas no campo da história, teoria e crítica, e ainda a partir de 2008, em poéticas digitais. Entre as atividades do LabART, de abrangência nacional e internacional, estão: os seminários quinzenais do grupo de pesquisa; as comunicações em eventos como ANPAP, CBHA, ANPUH, #Art, entre outros; publicações; organização de eventos; curadoria de exposições artísticas; seminários de história da arte contemporânea: tecnologia e mídias digitais. Também há preocupação no envolvimento do ensino, pesquisa e extensão na teoria e prática artística no âmbito da cultura, com ênfase na cultura digital. Desde 2006 o LabART realiza o Simpósio de Arte Contemporânea, idealizado por esta pesquisadora, que a cada ano tem uma temática diferenciada. Em 2010 a 5ª edição do Simpósio de Arte Contemporânea: Poéticas Digitais e a exposição Arte-Poética-Digital, recebeu o Mérito Extensionista 2010 pela UFSM. Em 2012 aconteceu o 7º Simpósio de Arte Contemporânea: participação e interação, promovido pelo PPGART/UFSM e PPGAV/UFRJ e contou com apoio institucional da UFSM e MASM.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

O LabART funciona na sala 1228 do CAL (Centro de Artes e Letras) da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e conta com quatorze participantes entre bolsistas de pesquisa e extensão, monitores, mestrandos, mestres e participantes externos. Dos alunos de graduação do LabART, sob orientação da prof.ª Nara, oito ingressaram no Mestrado em Artes Visuais e dos Mestres orientados, quatro já iniciaram o doutoramento na UNb, UFRGS e UNESP, o que confirma que as atividades desenvolvidas estão cumprindo o seu papel na formação de jovens pesquisadores.

Acesse aqui o site ou página no facebook do LabArt.