LAVI/M - SITE PPGART - UFSM

O Laboratório de Artes Visuais e  I/Mediações (LAVI/M) é coordenado pelo Prof. Dr. Lutiere Dalla Valle e busca estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão que tenham como finalidade articulações entre artes visuais, cultura visual e projetos inter/multi/transdisciplinares. A partir deste posicionamento que privilegia a esfera artística como via principal, seus desdobramentos (voltados a espaços expositivos ou áreas que propunham intersecções e/ou diálogos entre arte, cultura visual e suas imediações), propõe-se explorar o conceito edu(vo)cativo para as artes em geral com ênfase nas relações entre cultura, sociedade, subjetivação e práticas de intervenção nos mais variados contextos de produção e difusão de artefatos produzidos pelas distintas culturas.

O marco teórico metodológico constitui-se a partir abordagens de cunho biográfico narrativo, envolvendo perspectivas etnográficas, bricolagem, A/R/Tográficas, Investigação Baseada nas Artes, Pedagogias Culturais, Processos de Mediação em Museus e espaços Expositivos, Imaginário e Cultura Contemporânea, Narrativas Audiovisuais e Cultura Visual. 

Fundado em 2016, o Laboratório pretende, portanto, agregar projetos que visam processos colaborativos de aprendizagem e investigação, compartilhamento dos processos acadêmicos, buscando auxiliar o desenvolvimento das ações embasadas pelo diálogo e igualmente, pela reciprocidade.

OBJETIVO GERAL

Dar suporte à produção acadêmica no campo das artes e cultura visual nos diferentes níveis de formação a partir do acompanhamento e desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Aprofundar o estudo da perspectiva da cultura visual no âmbito das artes e suas articulações inter/multi/transdisciplinares;
  • Desenvolver o conceito edu(vo)cativo para as artes pautando-se sobretudo pelos estudos da cultura visual e campos afins (sociologia, antropologia, psicologia, estudos culturais, filosofia, e perspectivas pós-estruturalistas: feministas, estudos queer e novos materialismos);
  • Estimular aproximações entre acadêmicos do curso de graduação e pós-graduação em artes visuais;
  • Fomentar processos de mediação entre artistas e públicos a partir de projetos educativos entorno às produções artísticas locais;

LINHAS DE TRABALHO

Tendo como parâmetro os projetos atuais sob minha coordenação, propõe-se os seguintes eixos:

  1. I/MEDIAÇÕES COM AS ARTES

Vincula processos investigativos que tomam a arte como fio condutor em diálogo com outros campos do conhecimento (inter/multi/transdisciplinar).

  1. ESPAÇOS EXPOSITIVOS E DE INTER/AÇÃO

Desenvolve ações vinculadas aos espaços expositivos e processos de mediação artística e de interação.

  1. ENTORNOS EDU(VO)CATIVOS

Subsidia práticas educativas de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculadas a projetos com a comunidade local tendo como mote central a produção artística contemporânea.

Acesse a página do LAVI/M