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Histórico

O surgimento do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFSM, PPGMat, está inserido em um contexto de expansão da pós graduação brasileira ocorrido nos últimos anos. O Programa foi aprovado pela CAPES no ano de 2006 e oferece o Curso de Mestrado Acadêmico em Matemática, único curso de Pós-Graduação na área de Matemática do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A primeira turma ingressou em março de 2007 com cinco alunos. Desde sua implementação até dezembro de 2016, o Programa formou cinquenta e sete discentes, dos quais trinta e três no quadriênio 2013-2016, provenientes principalmente do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Programa oferece formação em diversas áreas de Matemática e Matemática Aplicada, reflexo da formação eclética dos docentes, que atuam nas linhas de pesquisa de Álgebra e Equações Diferenciais Parciais na área de Matemática; e Biomatemática e Equações Diferenciais Aplicadas na área de Matemática Aplicada.

Inserido no contexto de qualificação da pós graduação da UFSM, o PPGMat trabalha intensamente nas atividades de pesquisa e formação de recursos humanos.

O Programa tem incentivado o intercâmbio com pesquisadores de outros centros e instituições do Brasil e do exterior. Como consequência do amadurecimento do corpo docente e da ampliação da colaboração, a produção científica do PPGMat nos estratos superiores do Qualis apresenta um contínuo crescimento desde a criação do Programa.

Desde sua criação, preocupado com o número baixo de discentes que ingressam em programas de Pós-Graduação em Matemática, o PPGMat oferece o Curso de Verão em Análise na Reta e, em vários anos, oferece em paralelo o Curso de Verão em Álgebra Linear. Através de negociação com diversos órgãos da UFSM, o PPGMat vem conseguindo aumentar a duração do Curso de Verão, visando melhorar a formação dos participantes. Em 2016 o Curso de Verão começou nos primeiros dias de janeiro e terminou em meados de fevereiro. Por ser o único curso desta natureza no estado do Rio Grande do Sul, atrai todos os anos, em torno de trinta e cinco alunos.