Portal do Governo Brasileiro

 

     Impulsionado pela promoção de eventos nacionais e internacionais realizados na década de 2000, cujo foco foi Psicologia da Saúde e com a necessidade estratégica de programas de pós-graduação stricto sensu na região central do estado do Rio Grande do Sul, o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria construiu o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde.

     A Psicologia ampliou suas áreas de estudo e atuação, fato que tem gerado demandas pela construção de conhecimento adequado as necessidades do mundo contemporâneo. A Psicologia da Saúde se apresenta como uma área da psicologia, constituindo-se como um campo que pretende enfrentar as questões que envolvem o trabalho na área através da utilização dos conhecimentos e técnicas psicológicas direcionados aos cuidados da saúde e da doença, procurando estudar os processos que envolvem a promoção e manutenção da saúde, assim como a prevenção e o tratamento das doenças.

     O Programa tem como objetivo qualificar docentes e pesquisadores aptos para atender às necessidades contemporâneas dos diferentes níveis de promoção da saúde e de práticas psicológicas que respondam a esse desafio. O Programa é reconhecido e avaliado com conceito 3 pela CAPES.


capesCurso recomendado pela Capes.

Conceito 3

PPGP - Apresentação