Portal do Governo Brasileiro

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08:00h às 20:00h


Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE)

Setor de Benefício Socioeconômico (SBSE)

O Setor de Benefício Socioeconômico é responsável por viabilizar o acesso ao Programa de Benefício Socioeconômico (BSE) através da avaliação socioeconômica. O BSE garante Moradia Estudantil (para alunos que não possuam família residindo em Santa Maria), Alimentação (Restaurante Universitário) e Transporte (Bolsa Transporte). Para ter acesso a esses direitos, o aluno deve estar regularmente matriculado na UFSM em curso presencial, ser brasileiro nato ou naturalizado e participar de Processo Seletivo, regido por edital publicado a cada semestre.

Atualmente, a renda per capita (por pessoa) máxima utilizada como critério para ingresso no BSE é de 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo. No entanto, a análise leva em conta outros fatores para além da renda, podendo algumas situações vivenciadas pelo aluno e seu grupo familiar impactarem na avaliação socioeconômica, tais como condições de moradia, acesso à educação básica pública, doença e/ou deficiência, entre outras.

 

Localização: Prédio da Reitoria, térreo, Campus Central da UFSM, sala 109

 

Telefone: (55) 3220 8778

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Setor de Atendimento Integral ao Estudante – SATIE

Acolhe o estudante e busca intervir em situações individuais e coletivas que influenciam no desempenho acadêmico do aluno, na sua permanência na Universidade, bem como na sua qualidade de vida. Divide-se em:

* PROJETO NENHUM A MENOS

Atua em situações de vulnerabilidade que impliquem no descumprimento das contrapartidas presentes na Resolução 035/2015 garantindo a permanência no Programa BSE através do acolhimento e acompanhamento dos estudantes.

*PLANTÃO PSICOSSOCIAL

Visa ao acolhimento, fortalecimento e autonomia dos estudantes frente às situações de crise, buscando auxiliar no enfrentamento e resolução de conflitos psicológicos, sociais, interpessoais, acadêmicos e institucionais.

*OFICINAS

Promovem um espaço de vivência de expressões artísticas, culturais e esportivas para a população universitária. Dentre as oficinas encontram-se: ações de dança, produção artística, plataforma cultural, elaboração e preparo de alimentos/culinária, atividades físicas/esportivas e jogos.

* ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Os tratamentos podem ser preventivos ou curativos e são disponibilizados aos estudantes que possuem BSE.

 

 

Localização: Prédio da União Universitária (2º andar), Campus Central da UFSM. 

Telefone: (55) 3220 9535

Facebook SATIE

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.