Portal do Governo Brasileiro

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08:00h às 20:00h


Setor de Bolsas

É o setor responsável pelo pagamento e análise das bolsas de assistência estudantil, destacando-se:

Bolsa Transporte 

Pode ser solicitada por alunos com Benefício Socieconômico (BSE) ativo, que necessitam de transporte para deslocar-se de sua residência até a UFSM.

A UFSM subsidia em 50% o custo da passagem do transporte coletivo urbano. Este valor é pago em conta corrente pessoal no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

A Bolsa Transporte deve ser solicitada no início de cada SEMESTRE em período específico previsto no Calendário Acadêmico.

Os documentos e procedimentos necessários para a solicitação da Bolsa são definidos em edital lançado SEMESTRALMENTE no site da UFSM.

Bolsa de Assistência ao Estudante PRAE e HUSM

As Bolsas de Assistência ao Estudante tem por finalidade contribuir para a implementação de atividades de ensino, pesquisa, extensão no âmbito da UFSM, para a formação do aluno e para o aperfeiçoamento da prática educativa, interrelacionando aluno, servidor, conteúdos e contexto sociocultural.

Para a admissão e permanência nas Bolsas de Assistência ao Estudante o aluno deve ter obtido um aproveitamento de, no mínimo, 50% das disciplinas cursadas no semestre anterior (alunos calouros estão isentos deste critério).

Bolsa de Formação Estudantil

A Bolsa tem como objetivo auxiliar os alunos na participação em cursos, congressos, seminários, etc., fora do município sede do campus da UFSM ao qual o aluno esteja vinculado.

O Aluno deverá solicitar a Bolsa de interesse acadêmico-científico com a respectiva assinatura do Docente do curso ao qual estiver vinculado, e entregar a Documentação, supramencionada, exclusivamente, com todos os campos ´preenchidos, junto ao DCE, DA ou CEU, que a protocolará, remetendo-a posteriormente à PRAE, para análise da mesma, 30 dias antes do evento, devendo ser acompanhada pelo Termo de Compromisso, ou em até 30 dias após o evento, neste caso acompanhada pelo respectivo certificado de participação.

O Edital 002/2017 normatiza a referida Bolsa e é válido para eventos que ocorrem no 1º semestre de 2016 (até 30 de junho), dispondo de 507 bolsas, sendo no mínimo 50 % destinadas a discentes de graduação com BSE ativo. Em caso de Dúvidas, ler atentamente o Edital supramencionado, e persistindo, contate a PRAE pelo ramal 8561.

Bolsa da Orquestra Sinfônica

Como incentivo à cultura, a PRAE mantém a Bolsa da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, instituída pela Resolução nº02/2006.

São bolsas mensais, pagas durante o período letivo. O pagamento do valor integral da bolsa está condicionado a freqüência dos bolsistas nos ensaios e concertos.

Setor de Bolsas

Localização: Prédio da Reitoria, térreo, Campus Central da UFSM 

Telefone: (55) 3220 8561

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.