Portal do Governo Brasileiro

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08:00h às 20:00h


Como residir nas moradias estudantis e perguntas frequentes

Sou de outra cidade e não tenho onde ficar quando vier a Santa Maria, a Universidade tem algum local disponível? 

Para os calouros não-residentes em Santa Maria, será disponibilizada uma moradia provisória enquanto aguarda o resultado do processo seletivo Benefício Socioeconômico (BSE) e vaga na Casa do Estudante, havendo possibilidade de vagas diferenciadas para estudantes menores de idade.

Como é a moradia provisória? 

A moradia provisória, na União Universitária, consiste de 3 salões de alojamento coletivo, com 70 vagas no alojamento masculino, 70 vagas no feminino e mais 40 vagas em alojamento misto. Os estudantes poderão ser alocados em outros locais, com Centro de Eventos e Casa do Estudante do centro, conforme disponibilidade de vagas.

É fácil conseguir vaga na Casa do Estudante? Demora muito?

Atualmente, devido a pouca oferta de vagas, os estudantes tem demorado mais de 6 meses até conseguir ingressar na moradia estudantil.

O que tenho que fazer pra ficar nas moradias provisórias? 

Basta vir à PRAE com duas fotos 3x4, cópia de um comprovante de residência atualizado e ficha cadastral do aluno (impressa através do portal do aluno), para preencher um cadastro a partir das datas informadas em noticia no site. 

Preciso levar alguma coisa para ficar nas moradias provisórias? 

Sim, na maioria das moradias provisórias são fornecidas apenas as camas, portanto é necessário trazer colchão, roupa de cama e demais itens de necessidade pessoal.

Terei onde lavar as roupas nas moradias provisórias?

Sim, os banheiros possuem tanques para lavar as roupas.

Sou menor de idade, o que eu faço? 

Os menores de idade que desejam ficar nas moradias provisórias devem trazer um termo de compromisso preenchido pelos pais e com a assinatura reconhecida em cartório. Esse termo pode ser retirado na PRAE ou obtido no menu “Resoluções e Formulários” deste site. 

A UFSM possui um bloco designado para moradia dos estudantes menores de idade. No entanto, este bloco possui apenas 72 vagas, e não há garantia de vagas para todos. Os estudantes que não conseguirem vaga neste bloco, poderão ficar na União Universitária junto aos demais.

Ainda estou com dúvidas em relação as moradias, com quem posso falar? 

Você pode entrar em contato conosco através dos telefones 3220 8311 e 3220 8825, assim como pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e através de nossa página no facebook, facebook.com/prae.ufsm

Após aberto o processo seletivo do BSE, posso ficar nas moradias provisórias sem ter feito o pedido para o BSE? 

Não, pois serão feitas chamadas regulares nas moradias provisórias para controle dos alunos. Após a primeira semana de disponibilidade para o preenchimento do formulário online, serão tomadas as medidas cabíveis com todos aqueles que não preencheram a solicitação.

O que é o Benefício Socioeconômico (BSE)?

O BSE é um direito do aluno da UFSM, regularmente matriculado em cursos presenciais, que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Abrange os seguintes benefícios: Moradia estudantil, bolsa alimentação (desconto no restaurante universitário), bolsa transporte, auxílio para materiais pedagógicos e atendimento odontológico.

Como faço para solicitar o BSE?

Para solicitar o BSE, o aluno deve seguir as orientações publicadas em Edital no início de cada semestre letivo.

Depois que conseguir o BSE como faço para mantê-lo?

O aluno deve obter aprovação em no mínimo 50% das disciplinas cursadas no semestre letivo e se matricular, a cada semestre, em disciplinas que perfaçam uma carga horária mínima de duzentos e quarenta horas, exceto quando formando.

Não cumprindo esses requisitos, o aluno é desligado da bolsa alimentação.

O aluno terá todos os benefícios (alimentação, transporte, moradia) suspensos de forma definitiva, caso reprovar em mais de 50% das disciplinas emdois semestres consecutivos.

Entendi, mas ainda fiquei com dúvidas sobre o BSE, estou com algumas dificuldades e gostaria de conversar.

Dúvidas referentes ao edital do BSE e ao formulário de cada semestre devem ser esclarecidas diretamente com o Setor BSE da PRAE, através do telefone 3220 8778 ou pessoalmente.

Para os estudantes que já possuem o BSE, a PRAE disponibiliza o Plantão BSE. Este é um espaço de acolhimento aos alunos em situação acadêmica que coloque em risco sua permanência no Programa BSE, bem como na universidade. Maiores informações pelos telefones 3220 9535 ou 3220 8778.