fonte normal diminuir fonte aumentar fonte

Endereço Postal

Avenida Roraima, 1000

Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria - RS

97105-900

Localização

Prédio da Reitoria

9º andar - Sala 945

(55) 3220 8366

e-mail: extensao@ufsm.br

A Pró-Reitoria de Extensão Deseja a Todos Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a Todos!!

 

Estudantes do Curso de Agroindústria do Colégio politécnico da UFSM desenvolvem ação de ensino e extensão em São Francisco de Assis - RS

No dia 27 de novembro de 2014, os estudantes em conjunto com os professores do curso de Técnico em Agroindústria do Colégio Politécnico da UFSM desenvolveram ação de ensino e extensão no município de São Francisco de Assis. Acompanharam as atividades os Professores Marta Von Ende, Diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão; Hercules Nogueira, Coordenador do Curso de Técnico em Agropecuária; Volmir Polli, Coordenador do Curso de Técnico em Agroindústria; Ana Paula Daniel, Vanessa Rosa, Fabiana Stecca e Gustavo Pinto da Silva, Professores do Curso de Técnico em Agroindústria.

 

Veja a Noticia Completa Aqui.

Resultado Final da Chamada Pública para Plano de Cultura

Divulgado o resultado final da chamada pública para plano de cultura na UFSM.
 
Para visualizar o resultado: Clique AQUI

​Aves do campus são retratadas sob a pena e o olhar de estudantes da UFSM

 

A primeira mostra “Uma Aproximação à Ilustração Científica” começou na última sexta-feira (5) no hall da reitoria, onde fica exposta até o dia 20 de dezembro. Nela estão expostos 46 desenhos produzidos com várias técnicas, visando a representar a rica avifauna presente no campus da UFSM em Santa Maria. A exposição resulta de um trabalho informal de um grupo alunos de Artes Visuais que o professor Leonardo Charréu foi reunindo nos últimos meses, atendendo à qualidade e potencialidade da sua expressão gráfica figurativa.

As ilustrações foram realizadas a partir de fotos (com destaque para aquelas presentes no livro Avifauna no Campus), da observação direta das aves e de pesquisas pessoais realizadas pelos estudantes. O professor Charréu já tinha interesse por esta área, após ter ensinado ilustração em uma universidade portuguesa e publicado trabalhos na área da arqueologia. Segundo ele, ao colocar-se o desafio de desenhar aves os alunos ganham uma experiência que pode ser útil no futuro como profissionais das artes visuais.

Os desenhos que estão expostos no hall da reitoria foram produzidos por oito alunos e mais o professor Charréu. Eles usaram técnicas mistas, destacando-se o uso de lápis aquarelável e aquarela. Outras ilustrações foram feitas com caneta nanquim 0,05mm e ainda com gravura em metal impresso em papel. Para a realização de todos os desenhos, foi utilizado um tipo de papel específico para gravuras, o canson 250g.

Leia mais:​Aves do campus são retratadas sob a pena e o olhar de estudantes da UFSM

Sub-categorias