Portal do Governo Brasileiro

Notícias

Divulgada a agenda de visita às Unidades para o debate da Política de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão divulga a agenda de visitas às unidades para o debate da Política de Extensão nos próximos meses.

 

15/08
14:00: CTISM
Local: Auditório do CTISM

17/08
14:00: Cachoeira do Sul
Local: Auditório pequeno do Totem

22/08
14:00: CT
Local: Auditório Pércio Reis

24/08
14:00: CCS

05/09
14:00: CEFD
Local: Miniauditório do CEFD

12/09
14:00: CCNE
Local: Auditório A do CCNE

26/09
08:30: Politécnico

14:00: Reitoria

Local: Sala 218

28/09

08:30: Frederico Westphalen

Local: Centro de Convivência

14:00: Palmeira das Missões

 

O debate é aberto a toda comunidade acadêmica (docentes, técnicos e alunos). Aqueles que não puderem participar da reunião em sua unidade, podem participar em outra.


O texto base da discussão pode ser encontrado no site da PRE ou através do link: http://w3.ufsm.br/pre/images/noticia/minuta%20pol%20ext.pdf


As sugestões também podem ser encaminhas para o e-mail projetos.pre@ufsm.br até 10/08/18.

Divulgada programação do “1º Fórum Setor Alimentos da Quarta Colônia”

O acesso a alimentos seguros é um direito de todos, independente do perfil socioeconômico. Assim, oferecer à população produtos de qualidade não deve ser um diferencial, mas o elemento em comum em todos os locais de consumo. No entanto, as questões de segurança alimentar são complexas e exigem abordagens diferenciadas.

 

No ano de 2018, a lei 13.680/2018 permitiu a comercialização interestadual de produtos de origem animal, como queijos, salsichas, linguiças, presuntos, mortadelas e salames. Nesse sentido, compreender os critérios de cada produto ampliará a participação das agroindústrias da Quarta Colônia no mercado brasileiro.

 

Pensando nisso, o 1º Fórum Setor Alimentos da Quarta Colônia propõe o diagnóstico e o planejamento de ações voltadas a encontrar caminhos a serem traçados pelas agroindústrias da Quarta Colônia.

 

O evento, que acontece no dia 18 de julho, na Câmara Municipal da cidade de Faxinal do Soturno, já tem sua programação completa:

 

 

14h – 16h

 

 

 

16h – 16h30min


 

16h30 min – 18h

 

 

 

 

 19h – 20h

 

 

 

 

20h – 20h15 min


 

 

 

20h15min – 22h

Diagnóstico e Planejamento de Segurança Alimentar para a região

Neila Richards e Mara Rúbia da Cas (UFSM)

 


Coffee break

 


Oficina de Boas Práticas

Carla Cristina Brasil (UFSM)

 

 

Tendências de mercado e regulamentação de alimentos artesanais

Danilo Cavalcanti (SDR – POA)

 

 


Coffee break

 

 


Critérios de BPF para agroindústrias artesanais.

Rodrigo Fontinel (CISPOA – SM); Bruna Bresolin Roldan (EMATER –POA)

 

 

 

UFSM no Projeto Rondon

Equipe da Universidade parte para Porto de Pedras – AL no dia 12 de julho

 

"O Rondon é como uma tatuagem que fica na pele para sempre” é assim que o Ministro do Superior Tribunal Militar, José Barroso Filho, define o projeto. É em busca dessa experiência que um grupo de 10 participantes, entre alunos e professores da UFSM – Campus Frederico Westphalen, parte no dia 12 de julho para o município de Porto de Pedras, em Alagoas.

 

O objetivo do Projeto Rondon é contribuir com o desenvolvimento local sustentável e com a construção e promoção da cidadania. Para isso, seleciona ações que possam gerar benefícios permanentes às comunidades, principalmente no que se refere à melhoria do bem-estar social e à capacitação da gestão pública.


Os projetos selecionados para a Operação Palmares, que acontece em julho de 2018, foram indicados em 2017, ano em que a UFSM foi a única instituição do Rio Grande do Sul contemplada nessa categoria. O grupo representante da Universidade desenvolverá ações para o conjunto B, que visa atender às atividades na área de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.

 

A primeira etapa, conhecida como Viagem Precursora, já aconteceu. Entre os dias 8 e 14 de abril a coordenadora do projeto, Gizelli Moiano de Paula, viajou até Porto de Pedras para conhecer o município no qual serão realizadas as ações, levantar dados para adequações das atividades, além de conhecer o professor coordenador das ações do conjunto A – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, que serão desenvolvidas na mesma localidade.


De acordo com Gizelli, “em Porto de Pedras a realidade é bem diferente da encontrada no Rio Grande do Sul, principalmente os costumes, a cultura e os problemas sociais e ambientais. Mas é uma cidade acolhedora e com muitas belezas naturais”. Esse primeiro contato auxiliou no direcionamento das ações que serão realizadas, que incluem cursos e oficinas sobre resíduos sólidos, horta na escola, horta comunitária, acesso às redes sociais, educação ambiental, fotografias, entre outros.

precursora Op Palmarares 1


A segunda fase tem início no dia 13 de julho, que é quando a equipe completa se desloca até Porto de Pedras para dar início à Operação. Esse grupo é composto pela professora e coordenadora Gizelli Moiano de Paula, professor Elder Eloy, e os alunos Ana Paula Born (Relações Públicas), Andrieli Telles de Oliveira (Engenharia Ambiental e Sanitária), Cabrieli Aline Jaeger (Engenharia Florestal), Carine Andrioli (Engenharia Ambiental e Sanitária), Eduarda Paola Baumann (Agronomia), Eduardo Rieder (Engenharia Florestal), Mayara Neri Dias (Jornalismo) e Roniberto da Silva Farias (Agronomia). “Estamos todos ansiosos para Operação, onde queremos adquirir conhecimentos, fazer amizades, trocar experiência e exercer a cidadania”, finaliza Gizelli.


IMG-20180703-WA0026 1


Mais informações sobre o Projeto Rondon podem ser encontradas no site www.projetorondon.defesa.gov.br

Minuta preliminar da Política de Extensão da UFSM

A Pró-Reitoria de Extensão disponibiliza à comunidade acadêmica a minuta preliminar sobre nova Política de Extensão da UFSM.

 

Este texto é a base para os debates que serão realizados em cada Unidade, durante os meses de agosto e setembro. A partir dele podem ser sugeridas Emendas Substitutivas, Aditivas ou Supressivas.


Essas sugestões podem ser feitas nos dias das reuniões ou encaminhadas para o e-mail projetos.pre@ufsm.br até 10/08/18.


A agenda das visitas será previamente divulgada e atualizada no site da Pró-Reitoria de Extensão.

Participe do debate!

Resultado final da seleção de trabalhos para o 36º SEURS

A Pró-Reitoria de Extensão, torna público o resultado final da seleção de trabalhos inscritos para o 36º SEURS.