Portal do Governo Brasileiro

Alternativa

Contexto do Projeto

O Projeto Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), anteriormente registrada como Pré-Vestibular Popular Alternativa (ou PVPA), é uma ação de extensão que teve inicio no ano de 2000 com o objetivo de popularizar o ensino preparatório para o acesso e permanência na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Está localizado na Rua Mal. Floriano Peixoto, centro da cidade, com aulas no turno da noite, de segunda-feira à sexta-feira, das 19h às 22h45min. Visa contribuir tanto com a formação de (1) aspirantes ao Ensino Superior sem de condições socioeconômicas de financiar um curso pré-vestibular particular, quanto de (2) acadêmicos de cursos de licenciatura e/ou bacharelado que almejam experiências de atuação como educadores. É objetivo geral do projeto, através das ações desenvolvidas, a democratização do acesso ao Ensino Superior, de modo específico, e da Educação, de modo geral, além da popularização da perspectiva da Educação Popular em espaços entendidos como ambientes de educação formal.
Anualmente, o projeto oferta mais de 200 vagas em dois processos seletivos via edital, um realizado no início do ano letivo, geralmente em março, e outro no início do segundo semestre letivo, na maioria das vezes em agosto. As vagas são distribuídas de acordo com critérios socioeconômicos e interesse dos alunos. O curso funciona através da atuação de acadêmicos de graduação e pós-graduação de diferentes cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de outras instituições de ensino superior, que ministram as aulas. O material didático empregado – apostilas desenvolvidas pelos educadores, assim como as próprias aulas – é totalmente gratuito.
O Projeto está sob a coordenação geral da professora Teresinha HeckWeiller, com o número de Registro: 036397. E na coordenação executiva conta com os educadores: Alan Ricardo Costa, Anderson Proença de Andrade, Andreise Moreira, Antônio AnildoAllgayer, Josiane Medianeira Soares, Kariane Marques da Silva. Esses bolsistas são os responsáveis pela coordenação executiva do projeto, abarcando como trabalho a seu encargo todas as funções inerentes ao exercício de coordenação do projeto, como: organização do trabalho docente, confecção do material didático, atendimento ao público, divulgação do curso nas escolas e nas comunidades de Santa Maria e região, etc.

 

Plano de Gestão 

Objetivos: 
2.2 - Construir e difundir Conhecimento de Valor para a sociedade
2.3 - Formar cidadãos capazes de formar a realidade social
2.4 - Buscar Excelência no Ensino Pesquisa e Extensão

 

 

Linha e Ação - (PDI) 

Eixo 2 – Inclusão, acesso e acessibilidade, cooperação e inserção social: Apoiar as práticas voltadas ao atendimento das necessidades sociais relacionadas às diferentes áreas temáticas definidas pela Política de Extensão.
Eixo 3 – Qualificação das atividades acadêmicas: Incentivar as ações propiciadoras de qualificação da comunidade universitária, por meio de atividades extensionistas.

 

 

Objetivo

Preparar os educandos para o acesso e permanência no Ensino Superior

 

Benefícios Esperados

• Popularizar a perspectiva de Educação-Popular em espaços entendidos como ambientes de educação formal;
• Colaborar para a formação pessoal do educando;
• Colaborar para a ampliação da visão crítica e reflexiva do educando;
• Colaborar com os educadores no processo formativo e de qualificação profissional;
• Vivenciar na sala de aula a proposta de Educação-Popular;
• Fomentar a leitura e a escrita do educando, por meio de projetos de leitura;

 

Execução Orçamentária

2016 - Acesse aqui.

2017 (até março de 2017) - Acesse aqui.