Portal do Governo Brasileiro

Fundo de Incentivo à Extensão - FIEX

Contexto Projeto

    O projeto consiste de, através de chamada Edital, selecionar e Fomentar as atividades de extensão do UFSM, articuladas com o ensino e a pesquisa aplicada, a serem desenvolvidas nas unidades, propiciando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de extensão com aporte de recursos institucionais.
    Os Projetos de Extensão são conjuntos de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo definido e prazo determinado. A Pró-Reitoria de Extensão apóia o desenvolvimento de diversos projetos nas áreas de Saúde, Direitos Humanos, Cultura, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Trabalho e Educação.

Plano Gestão

Objetivos:
    1.1 - Promover o desenvolvimento da sociedade de modo inovador e sustentável
    3.1 - Intensificar atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão socialmente relevantes

Linha e Ação - PDI

Eixo 1 - Foco na inovação e sustentabilidade: Promover ações para a difusão e transferência de conhecimento com foco na inovação para a comunidade.
Eixo 2 - Inclusão, acesso e acessibilidade, cooperação e inserção social: Apoiar as práticas voltadas ao atendimento das necessidades sociais relacionadas às diferentes áreas temáticas definidas pela Política de Extensão.
Eixo 3 - Qualificação das atividades acadêmicas: Estimular projetos que atendam as necessidades da sociedade e do mundo do trabalho para o direcionamento das ações de extensão.

Objetivos

Aumentar o número de ações de Extensão fomentadas na UFSM a fim de estimular a participação dos acadêmicos em ações de extensão, promovendo à gradual curricularização da Extensão.


Beneficios Esperados

• Fortalecer a cultura extensionista da comunidade acadêmica da UFSM;
• Apoiar financeiramente a realização de projetos;
• Promover a integração de Unidades e Departamentos por meio da produção do conhecimento e inserção da universidade de forma responsável e transformadora na comunidade;
• Propiciar o acompanhamento técnico dos projetos contemplados nos editais, considerando suas especificidades e os recursos destinados para sua execução;
• Democratizar o uso dos recursos financeiros no contexto da produção das ações extensionistas na UFSM.