Portal do Governo Brasileiro

Viva o Campus

Projeto

O Programa Viva o Campus objetiva potencializar as habilidades e experiências movimentadas pela instituição nas suas grandes áreas de atuação, mediando essas práticas com a comunidade que frequenta o campus nos finais de semana. Ao debruçar-se sobre propostas de lazer e inserções educativas, o Programa tem como alvo incentivar a participação cultural e artística, a conscientização em sentido amplo e o cuidado com o meio ambiente. Agindo desta forma, acredita-se contribuir para a promoção de uma cultura da compreensão e da convivência pacífica, que são etapas importantes para a diminuição da violência e da vulnerabilidade social.
O Programa pretende constituir-se como espaço alternativo à comunidade, baseando-se em experiências bem sucedidas, em que o trabalho nas dimensões artística, cultural, educacional e esportiva tem colaborado para a construção de espaços de lazer e cidadania. Sendo assim, Viva o Campus conta com os recursos humanos, técnicos e físicos da instituição, além de instituições parceiras da UFSM, e suas atividades incorporam-se a práticas educativas e a outras iniciativas em curso, conjugados em um programa educacional coeso – cujos focos são a “extensão” e a “comunidade”.
O Programa visa a construir estratégias para potencializar a abertura do campus da UFSM nos finais de semana com atividades de esporte, arte, cultura, saúde e lazer, na perspectiva de Universidade Cidadã, promotora de sociabilidades, que compartilha uma cultura de não violência e de promoção da cidadania. 
Nesse sentido, a ideia do Programa Viva o Campus justifica-se por estimular a comunidade em geral a conhecer, frequentar e valorizar o campus, como espaço promotor de conhecimento, cidadania e bem estar. A natureza deste trabalho é educativa e transformadora, pretendendo consolidar as relações comunidade-universidade, oferecendo novas oportunidades de inclusão sociocultural. Além de integração e lazer, a oferta de atividades esportivas, artísticas e culturais propõe contribuir na socialização e na construção de cidadanias.

Plano Gestão 

 

Objetivos: 
1.3 - Valorizar a diversidade cultural
2.1 - Fortalecer a imagem da UFSM frente às partes interessadas
3.1 - Intensificar atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão socialmente relevantes
3.2 - Fortalecer a comunicação institucional

 

Linha e Ação

 

Eixo 2 - Inclusão, acesso e acessibilidade, cooperação e inserção social: Apoiar as práticas voltadas ao atendimento das necessidades sociais relacionadas às diferentes áreas temáticas definidas pela Política de Extensão.

 

Objetivo

 

Mediar práticas movimentadas pela instituição e por seus parceiros com a comunidade que frequenta o campus nos finais de semana com vistas a contribuir para a promoção de uma cultura da compreensão e da convivência pacífica, que são etapas importantes para a diminuição da violência e da vulnerabilidade social.

Benefícios Esperados

• Construir propostas alternativas de lazer à comunidade que freqüenta o Campus da UFSM nos finais de semana;
• Potencializar as habilidades e experiências movimentadas pela instituição nas suas grandes áreas de atuação;
• Mediar práticas educativas com a comunidade que frequenta o Campus nos finais de semana;
• Incentivar a participação cultural e artística, a conscientização em sentido amplo e o cuidado com o meio ambiente;
• Contribuir para a diminuição da violência e da vulnerabilidade social e para a promoção de uma cultura da compreensão e da convivência pacífica;
• Contribuir para a divulgação das atividades desenvolvidas no âmbito da UFSM no cenário local e regional;
• Motivar a interlocução da universidade com os setores artísticos e produtores de Cultura e movimentos sociais;
• Impulsionar o diálogo entre a universidade e a comunidade local e regional;
• Coordenar a execução anual da Virada Cultural da UFSM.

 

Exp. 2 Anos Viva o Campus

 

Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

 

Exec. Orçamentária

2016 - Acesse aqui.

2017 (até março) - Acesse aqui.