Refugiados e Migrantes

Prograd divulga edital permanente para refugiados e migrantes em vulnerabilidade

A Pró-reitoria de Graduação da UFSM (Prograd) divulga o edital para ingresso de refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade. A seleção destina-se aos cursos técnicos, tecnológicos e de graduação da universidade. Será reservado o percentual de até 5% do número total de vagas de cada curso, mediante a aprovação do respectivo colegiado de curso. A abertura de processo para requerer a vaga pode ser feita em qualquer época do ano.

Para concorrer às vagas, serão admitidos migrantes ou refugiados que tenham concluído estudos de ensino médio ou equivalente no país de envio (ou em outro país onde residiram). Também serão admitidos como candidatos aqueles migrantes ou refugiados que tenham sido impossibilitados de dar continuidade ao ensino técnico ou superior no país de envio (ou em outro país onde residiram), pelo motivo da migração, ou que já tenham concluído tais estudos equivalentes e não lhe seja de interesse a revalidação de diploma.

O(a) interessado(a) ou seu representante deve abrir um processo administrativo no Protocolo Geral (localizado no andar térreo do prédio da Reitoria da UFSM), dirigido à Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA/Prograd), anexando a documentação exigida no Edital e na Resolução 041/2016, referentes ao ingresso de refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade.

O Edital N. 005/2017-PROGRAD, de 9 de Fevereiro de 2017, regeu o ingresso no respectivo ano. Em 08/01/2018, a Prograd publicou uma atualização sobre a situação de cada processo administrativo aberto, referente a este edital.

Também em 08/01/2018, a Pró-reitoria lançou novo Edital de Ingresso para Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade (Edital 001/2018-Prograd), para os candidatos interessados em ingressar no curso já no primeiro semestre de 2018.

Os editais regulamentam a Resolução N. 041/2016-UFSM, que instituiu o Programa de Acesso à Educação Técnica e Superior na UFSM para Refugiados e Imigrantes em situação de vulnerabilidade.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (+55 55) 3220.8187, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou via pesquisa de processos, utilizando o Número Único de Protocolo (NUP) gerado no momento da abertura do documento no Departamento de Arquivo Geral, divisão de Protocolo.