Revalidação de Diplomas de Graduação Expedidos no Exterior

A Resolução N. 007/2017 estabelece normas na UFSM para revalidação de diplomas de graduação expedidos no exterior, revogando disposições anteriores.

As revalidações de diplomas de MEDICINA seguem o protocolo REVALIDA do Ministério da Educação (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras - http://revalida.inep.gov.br), de acordo com a Instrução Normativa N. 01/2017/PROGRAD, de 03 de março de 2017. O REVALIDA tem cronograma e procedimentos próprios de inscrição, disponíveis em seu SITE. Para outras informações sobre revalidação de diplomas de medicina, entre em contato com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

PARA OS DEMAIS CURSOS, em 2017 o Ministério da Educação (MEC) divulgou novos procedimentos sobre a revalidação de diplomas expedidos por Instituições Estrangeiras de Ensino Superior, de acordo com a Portaria Normativa N. 22/2016-MEC, o que implicou ajustes nos processos de revalidação pela UFSM e demais instituições de ensino superior.

Com a implantação da Plataforma Carolina Bori pelo MEC, houve alteração também no antigo prazo para solicitação de Revalidação de Diploma inicialmente assinalado no Calendário Acadêmico UFSM. A partir da adesão da UFSM à Plataforma, a solicitação de revalidação de diplomas de curso superior obtidos no exterior será admitida em qualquer data pela Universidade, que terá até 180 dias para a conclusão dos procedimentos, a contar da data de abertura do processo administrativo na universidade.

O requerente deve consultar a Plataforma Carolina Bori e SOLICITAR ACESSO, optando pela Tramitação NORMAL ou SIMPLIFICADA, esclarecendo suas dúvidas no próprio PORTAL ou através dos CONTATOS

A Pró-reitoria de Graduação é responsável por gerar a Guia de Recolhimento da União (G.R.U.) e enviá-la através da Plataforma ao requerente para pagamento, de acordo com a modalidade de tramitação: Normal (R$ 1.000,00) ou Simplificada (R$ 700,00).

Outras informações sobre revalidação de diplomas de GRADUAÇÃO são obtidas na Pró-reitoria de Graduação (Prograd), através do telefone (+55 55) 3220.8329 e pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sobre revalidação de certificados e títulos de PÓS-graduação, clique aqui.

Acesse também:

web
counter

brasao ufsm logomelhorespraticas transp publica acessoinf esic