Portal do Governo Brasileiro

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

pibid image               

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

Os projetos apoiados no âmbito do PIBID são propostos por Instituições de Ensino Superior (IES) e desenvolvidos por grupos de licenciandos, sob supervisão de professores de educação básica e orientação de professores das IES.

 

O apoio do programa consiste na concessão de bolsas aos integrantes do projeto e no repasse de recursos financeiros para custear suas atividades. Os bolsistas de supervisão e de iniciação à docência são selecionados por meio de chamada pública de ampla concorrência, publicada na seção de EDITAIS do portal www.ufsm.br.

 

São objetivos do PIBID:

– incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
– contribuir para a valorização do magistério;
– elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
– contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;
– contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente. 

 

Contato:

Pró-Reitoria de Graduação - Prédio da Reitoria, sala 318, 3º andar
Telefone: (55) 3220.8872
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Universidade Federal de Santa Maria
Av. Roraima, 1000 - Prédio da Administração Central, sala 318
Cidade Universitária - Bairro Camobi
CEP 97105-900 Santa Maria, RS

 

Links e Legislação:

Decreto nº 7.219/2010 - Institui o PIBID;
Portaria Normativa Capes N. 72/2010 - Dá nova redação à Portaria que dispõe sobre o PIBID;
Portaria N. 096/2013 - Aprova o Regulamento do PIBID;
Lei nº 9.394/1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
Lei nº 12.796/2013 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
Editais PIBID/PROGRAD/UFSM;
Site do PIBID no Portal CAPES;

NOVO! Instrução Normativa N. 03/2017/PROGRAD, de 07 de abril de 2017 - Dispõe sobre o Regimento da Comissão de Acompanhamento dos Subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria – PIBID/UFSM. 

web
counter

brasao ufsm logomelhorespraticas transp publica acessoinf esic