PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

pibid image

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

Os projetos apoiados no âmbito do PIBID são propostos por Instituições de Ensino Superior (IES) e desenvolvidos por grupos de licenciandos, sob supervisão de professores de educação básica e orientação de professores das IES.

O apoio do programa consiste na concessão de bolsas aos integrantes do projeto e no repasse de recursos financeiros para custear suas atividades. Os bolsistas de supervisão e de iniciação à docência são selecionados por meio de chamada pública de ampla concorrência, publicada na seção de EDITAIS do portal www.ufsm.br.

São objetivos do PIBID:

– incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
– contribuir para a valorização do magistério;
– elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
– contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;
– contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

Notícias recentes:

Editais Pibid/Prograd/UFSM - Portal www.ufsm.br

Prorrogação de Inscrições - Seleção de Coordenador(A) Institucional e Coordenador(A) de Área - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (25/04/18)

Prorrogação de Inscrições - Seleção de Coordenador(A) Institucional e Coordenador(A) de Área - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (13/04/18)

Lista de Classificação - Seleção de Coordenador(A) Institucional e Coordenador(A) de Área - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (12/04/18)

Prorrogação de Inscrições - Seleção de Coordenador(A) Institucional e Coordenador(A) de Área - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (11/04/18)

Inscrições Deferidas - Seleção de Coordenador(A) Institucional e Coordenador(A) de Área - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (Prorrogação) (10/04/18)

Prorrogação de Inscrições - Seleção de Coordenador(A) Institucional e Coordenador(A) de Área - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (06/04/18)

Lista de Classificação - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (05/04/18)

Inscrições Homologadas Após Recurso - Seleção de Coordenador(A) Institucional e Coordenador(A) de Área do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (04/04/18)

Edital (e Retificação) - Seleção de Coordenador (A) Institucional e Coordenador (A) de Área - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação À Docência - PIBID (28/03/18)

Seleção de Coordenador (A) Institucional e Coordenador (A) de Área - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação À Docência - PIBID (26/03/18)

Pibid abre vagas e suplências para alunos de licenciatura e professores da Ed. Básica (13/06/17)

Contato:

Pró-Reitoria de Graduação - Prédio 48 D - Sala 208 (Google Maps)
Telefone: (55) 3220.8872

Universidade Federal de Santa Maria
Av. Roraima, 1000 - Prédio 48 D, sala 208
Cidade Universitária - Bairro Camobi
CEP 97105-900 Santa Maria, RS

Links e Legislação:

Decreto nº 7.219/2010 - Institui o PIBID;
Portaria Normativa Capes N. 72/2010 - Dá nova redação à Portaria que dispõe sobre o PIBID;
Portaria N. 096/2013 - Aprova o Regulamento do PIBID;
Lei nº 9.394/1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
Lei nº 12.796/2013 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
Editais PIBID/PROGRAD/UFSM;
Site do PIBID no Portal CAPES;

Resolução N. 004/2018 - Institui o Colegiado de Representação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na UFSM, vinculado à Prograd.

web
counter

brasao ufsm logomelhorespraticas transp publica acessoinf esic