S5 Corporate Response - шаблон joomla Книги
Escarificador à Taxa Variavel

      O desenvolvimento de novos maquinários, cada vez mais pesados, para que se consigam produções cada vez maiores devido à pressões financeiras existente no setor agrícola, a falta de rotação de cultura que é substituída pela sucessão de culturas o sistema de plantio direto (SPD) vem apresentando alguns problemas, que vão desde da quantidade de pragas, resistência de plantas invasoras e problemas de ordem física, principalmente o adensamento do solo que é um processo natural, mas que devido a ação antrópica passa a ser chamada de compactação. Esta compactação é um dos fatores mais limitantes para o bom desempenho da cultura de soja, em épocas do ano que ocorre um déficit hídrico.

      Apartir disso a Stara S/A, empresa parceira do projeto Aquarius desenvolveu o “FOX” um equipamento que possibilita a descompactação à profundidade variável que através de modificações mecânicas e estruturais possibilita um menor revolvimento do solo, mantendo assim quantidade de palha na superfície do solo suficiente para que se consigam os efeitos positivos desta prática. Através da localização georreferenciada é possível se obter a variação de profundidade de ação da escarificação. Através do equipamento é possível ter o controle sobre a profundidade de atuação das hastes escarificadoras, atuando assim apenas nas áreas com reconhecido problema de compactação.

      Alguns dos objetivos proposto pelo referido trabalho de pesquisa são: Analisar a eficiência do método de escarificação mecânica localizada em áreas sob plantio direto, e avançar na estratégia de manejo localizado. Investigar as relações entre as características físicas e químicas do solo, estabelecendo relações entre atributos físicos e rendimento de soja. Avaliar a eficiência da escarificação localizada como ferramenta de descompactação em plantio direto consolidado. Determinar a duração das modificações induzidas pela escarificação.

      Os experimentos foram realizados no município de Victor Graeff de propriedade do senhor Volnei Koeche, e um segundo experimento no município de Nicolau Vergueiro de propriedade do senhor João Tagliari.

      Foram iniciados no mês de julho do ano de 2008 com previsão de resultados finais no inicio do ano de 2010. Estes resultados serão utilizados na dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFSM.

 

Equipamento utilizado:

      O escarificador Fox realiza a escarificação e descompactação do solo, proporcionando uma maior capacidade de armazenamento das águas das chuvas e um melhor ambiente para desenvolvimento das raízes das culturas a serem plantadas. Ideal para o plantio direto, pois preserva a palhada das culturas na superfície do solo.

                       

Endereço:
Avenida Roraima, 1000 - Prédio 42
Santa Maria, RS, BR 97115-900

Contador de Visitas:

IP Address