S5 Corporate Response - шаблон joomla Книги
N-Sensor
O N-Sensor ALS®, aparelho desenvolvido pela empresa YARA, está sendo testado no Rio Grande do Sul para aplicação de fertilizantes nitrogenados a taxa variada em milho e trigo pelo Projeto Aquarius, sendo o primeiro aparelho capaz de realizar a aplicação do fertilizante em tempo real testado no Brasil.

O aparelho já é utilizado em mais de 20 Países em culturas como milho, trigo, arroz, cana-de-açúcar, batata, canola e algodão. Tem como vantagens o diagnóstico da demanda de N antecipada, incremento de rendimento, maior eficiência do N aplicado, maior uniformidade de lavoura e redução do acamamento no trigo, aumentando a eficiência de colheita.

No Projeto Aquarius o aparelho vem sendo testado desde 2008, onde já foram realizados testes em duas safras de milho e uma de trigo, totalizando 7 áreas com aplicação a taxa variada de fertilizante nitrogenado.

    

 

O aparelho é acoplado na parte superior da cabine do trator, realizando um “escaneamento” lateral ao deslocamento do trator e simultaneamente a determinação de biomassa e de clorofila encontradas em uma determinada área de leitura e, instantaneamente, realiza a conversão para um índice de valor absoluto denominado “Índice de Vigor de Biomassa” e, através de uma curva de calibração estabelecida previamente, determina a dose de nitrogênio a ser aplicada, repassando a informação ao distribuidor de fertilizantes equipado com distribuidor de taxa variada. Todos os dados observados são armazenados em memória portátil.

Por ser um sensor ótico ativo (capaz de emitir ondas espectrais), é possível realizar operações sem presença de luminosidade adicional e a luminosidade solar não tem interferência sobre seus resultados. O aparelho emite ondas espectrais na faixa do infravermelho e absorve a reflexão nos comprimentos entre 730 e 760nm. As informações obtidas são repassadas para o controlador do N-Sensor que as transforma em taxas de aplicação. Assim, quando interligado a um distribuidor de taxa variada, o aparelho realiza operação em tempo real.

Para o correto funcionamento do aparelho, é realizada uma calibração antes da execução dos trabalhos de aplicação, informando ao software do N-Sensor dados como o fertilizante nitrogenado e a quantidade percentual de N nesse, o estádio de desenvolvimento da cultura, seguindo recomendação do manual do fabricante, assim como a dose máxima e a mínima a ser aplicada na área.

O desempenho do aparelho nos testes realizados no Planalto do RS estarão disponíveis em breve, nessa página, para maiores informações.

                       

Endereço:
Avenida Roraima, 1000 - Prédio 42
Santa Maria, RS, BR 97115-900

Contador de Visitas:

IP Address