S5 Corporate Response - шаблон joomla Книги
1- Identificação e Amostragem do Talhão

Delimitação do Talhão:

O Trabalho de campo inicia pelo levantamento da poligonal do talhão, com auxilio GPS (Sistema de Posicionamento Global) definindo seus limites.
Exemplificado na imagem abaixo.

Malha de Amostragem:

A definição da malha de amostragem depende da variabilidade espacial dos atributos de solo e do propósito do trabalho. No Projeto Aquarius, por se tratar de um projeto de pesquisa e validação de tecnologia, utilizou-se 1 ponto por ha. Em nível comercial a malha de amostragem varia de 1 a 5 ha.

Amostragem georreferenciada do solo:

Agricultura de precisão diferencia-se da agricultura convencional, pela intensidade de amostragem do solo. Na AP não se trabalha com médias, e sim identificando a variabilidade existente na área. Outro ponto a ser destacado é o referrenciamento das amostras possibilitando o acompanhamento temporal da fertilidade do solo.

A variabilidade espacial dos atributos do solo, é consequência do material de origem do solo, do relevo, do clima, de processos pedológicos e geológicos, e do manejo adotado na área (Mallarino & Wilttry, 2000). Nas lavouras a variabilidade é influenciada pelo relevo, pelo tipo de solo, pela cultura anterior e práticas de manejo. Entre as práticas de manejo destaca-se o sistema de preparo do solo, e aplicação de fertilizantes em linha ou a lanço.

Em um estudo realizado no estado de Minnesota (USA), analisando 392 lavouras constatou-se que, 86% a 61% delas apresentavam  pelo menos quatro classes de fertilidade de fósforo e potássio respectivamente. Neste caso, a elevada variabilidade dos teores de fósforo e potássio justificava um grid intenso de amostragem do solo, e a intervenção a taxa variada de aplicação de fertilizantes (McGraw, 1994). Estudos realizados no Rio Grande do Sul tem revelado elevada variabilidade de nitrogênio, fósforo, potássio e necessidade de calcário.

Opções  para amostragem do solo:

- Amostragem manual do solo com trado calador, adaptado para áreas pequenas.

- Quadriciclo para amostragem de solo. Ágil e rápido, ideal para grande quantidade de amostras a serem coletadas.

Endereço:
Avenida Roraima, 1000 - Prédio 42