S5 Corporate Response - шаблон joomla Книги
Histórico da AP

      Agricultura de precisão é uma nova tecnologia com uma longa história. Agricultores têm por longo tempo procurado maximizar a produção física e econômica das culturas, variando a aplicação de insumos de acordo com os tipos de solos e o desempenho das culturas. Agricultores dos tempos antigos já reconheciam os benefícios da aplicação diferenciada de esterco com o tipo de solo (Kellogg, 1957). Em 1929, Bauer & Linsley, citados por Goering (1993), sugeriram amostragem de solo utilizando o processo sistematizando em malhas de 100 por 100 m para determinar no campo a necessidade de aplicação diferencial de calcário. Na época, alguns agricultores obtiveram reduções até 40% nos custos  de produção com aplicação diferenciada de insumo. Já o primeiro trabalho sobre variabilidade espacial na produtividade das culturas, foi reportado por Smith (1983), na Austrália, que apresentou um mapa de colheita de trigo.

      Entretanto, é importante mencionar que em tempos passados, em que predominava uma agricultura familiar, explorada em pequenas áreas, era possível aos agricultores observar a variabilidade espacial das propriedades dos solos e seus efeitos no desenvolvimento e na produção das culturas e manejá-las com base nessas diferenças. Posteriormente, com a mecanização da agricultura, somente foi possível manejar economicamente as culturas em grandes áreas com a aplicação uniforme de insumos.  Um agricultor que atualmente cultiva 1000 ha com manejo uniforme usa menos informações agronômicas da variabilidade espacial do que 10 agricultores que anteriormente cultivavam essa mesma área em lotes de 100 ha. Recentemente, com o desenvolvimento do Sistema de Posicionamento Global (GPS), associado a equipamentos capazes de medir a variabilidade (monitores de colheita) e aplicação de insumos (fertilizantes, herbicidas, sementes etc.) a taxas variáveis, há possibilidade de se reverter essa situação, possibilitando, assim o manejo das culturas de modo mais específico.

 

Fonte:Coelho, A. M. Agricultura de Precisão: Manejo da Variabilidade Espacial e Temporal dos Solos e das Culturas. In: Tópicos em Ciência do Solo, Volume III, SBCS, Viçosa, 2002. p249-250

                       

Endereço:
Avenida Roraima, 1000 - Prédio 42
Santa Maria, RS, BR 97115-900

Contador de Visitas:

IP Address