Portal do Governo Brasileiro

Primeira reuniao do Comitê de Governança, Riscos e Controles

Primeira reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles da UFSM com vistas à implementação da política de gestão de riscos

 

No dia 24 de abril de 2018 ocorreu a primeira reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles. O Magnifico Reitor, Paulo Afonso Burmann, na condição de Presidente, fez a abertura do encontro. A seguir, o Assessor Especial de Controle Interno, Frank Leonardo Casado, fez uma explanação sobre a necessidade de implementação da gestão de riscos, apresentou brevemente a Política de Gestão de Riscos, a legislação fundamental, os principais conceitos, modelos, fontes de riscos, ferramentas, partes envolvidas, grau de maturidade do trabalho na UFSM e o cronograma de trabalho; frisou as competências e compromissos do Comitê; e, por fim, apresentou os encaminhamentos e o cronograma de trabalho para os próximos meses. 

Conforme explicou Frank Leonardo Casado aos participantes da reunião, gerenciamento de riscos é o processo para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações, para fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da organização. A finalidade é melhorar o desempenho organizacional.

Ainda, cabe observar que há efeitos negativos (ameaças) e outros positivos (oportunidades). A gestão pró-ativa sobre esses eventos deixa a organização preparada para responder adequadamente às ocorrências indesejadas e para aproveitar as oportunidades. 

Esse aparato criterioso e sistemático é mais um aliado para o cumprimento da missão institucional junto à sociedade.

 

 

 

ufsm link_capes.jpg links_capes_periodicos.jpg links_finep.jpg links_fapergs.jpg siconv