Portal do Governo Brasileiro

Palestra abordará gestão por processos em IFES no dia 23 de maio

O Grupo de Modernização Administrativa, coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM, promoverá uma palestra sobre gestão por processos em instituições federais de ensino superior (IFES) no dia 23 de maio, às 9h, no Auditório do Colégio Politécnico.

A palestra “A Gestão por Processos nas IFES – uma necessidade imediata” tem o objetivo de instigar o debate sobre a Gestão por Processos na UFSM e estimular os participantes a "pensarem o novo", criando condições de rever seus processos organizacionais. O evento abordará a Governança de Processos sob o enfoque adotado pelo BPM/CBOK (Business Process Management/ Common Body of Knowledge), metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço na gestão de organizações públicas. A palestra é aberta à comunidade universitária, sem necessidade de inscrição prévia (por ordem de chegada).

O palestrante, Alexander Perelló de Freitas, é consultor com mais de três anos de certificação internacional em Gestão por Processos de Negócios (CBPP ® – Certified Business Process Professional) e Especialização em Gestão Pública. Alexander possui mais de 16 anos de experiência na condução de projetos de implantação de sistemas integrados de gestão e projetos voltados à gestão de processos em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, como: Unijuí, UCPEL, Ufal, Ufac, Unirio, UFPA, UFPR, UFES, entre outras.

Além da palestra, Alexander ministrará, nos dias 24 e 25 de maio, o curso “Gestão por Processos de Negócio e Indicadores de Desempenho nas IFES – Aspectos Gerenciais e Atividades Práticas”, que será destinado aos dirigentes das Pró-Reitorias e dos Órgãos vinculados à Reitoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

ufsm link_capes.jpg links_capes_periodicos.jpg links_finep.jpg links_fapergs.jpg siconv