Portal do Governo Brasileiro

Cerca de 45 gestores são capacitados para gerenciar processos

O Grupo de Modernização Administrativa promoveu palestra e curso sobre gestão de processos em IFES entre os dias 23 e 25 de maio. A palestra “A Gestão por Processos nas IFES – uma necessidade imediata” recebeu 100 participantes da UFSM, Unipampa, Instituto Federal Farroupilha e Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência. O evento abordou a Governança de Processos sob o enfoque adotado pelo BPM/CBOK (Business Process Management/ Common Body of Knowledge), metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço na gestão de organizações públicas.

O palestrante, Alexander Perelló de Freitas, consultor com certificação internacional em Gestão por Processos de Negócios (CBPP ® – Certified Business Process Professional) e Especialização em Gestão Pública também ministrou o curso “Gestão por Processos de Negócio e Indicadores de Desempenho nas IFES – Aspectos Gerenciais e Atividades Práticas”, que contou com a participação de 45 dirigentes das Pró-Reitorias e dos Órgãos vinculados à administração central. Os materiais do curso estão disponíveis no site da Proplan.

O Grupo de Modernização Administrativa, coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), tem por objetivo identificar, mapear e otimizar os processos administrativos da Instituição, aprimorar o trabalho e valorizar as competências dos servidores da UFSM. Além dos processos mapeados e validados na Prograd, PRE, PRPGP, Audin e DAG, a equipe já finalizou as entrevistas de identificação de processos, problemas e possíveis soluções em todos os demais setores ligados à administração central. Após a finalização dos desenhos dos processos, será realizada a identificação dos processos ponta a ponta com as propostas de otimização.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

ufsm link_capes.jpg links_capes_periodicos.jpg links_finep.jpg links_fapergs.jpg siconv