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Missão

Viabilizar estratégias para o desenvolvimento institucional por meio da melhoria de processos e da inovação na gestão.

Visão

Ser referência na disseminação da cultura do planejamento e na inovação da gestão universitária.

Valores

Transparência, ética, compromisso social, proatividade, inovação, comprometimento, valorização das pessoas, eficiência, liderança.


Histórico

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) teve origem da Assessoria de Planejamento – ASSEPLAN da Reitoria, diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor, foi instituída conforme Regimento da UFSM, de 1972, aprovado pelo Parecer n. 014/72, de 11/01/1972.

Nesta época, o Departamento de Assuntos Universitários do Ministério da Educação e Cultura, consciente dos problemas que afligiam o Sistema de Ensino Superior e da situação em que se encontravam as suas instituições, procurou em outubro de 1975, construir e oferecer às IES brasileiras um modelo conceitual de órgão de planejamento que pudesse integrar-se, operacionalmente, à sua estrutura administrativa, por intermédio do Programa Nacional de Planejamento Universitário – CODEMOR (Coordenação de Modernização de Reforma Administrativa)/DAU (Departamento de Assuntos Universitários), que nasceu do Projeto n. 007/75  – Programa Nacional de Implantação de Modelos de Órgãos de Planejamento. Este projeto objetivava a estruturação e implantação de modelos de órgãos de planejamento universitários, ajustados ao norte e a situação da IES do sistema federal. Inicialmente implementado por quatro IES, posteriormente, o projeto foi estendido a mais outras sete IES, pela necessidade de uma composição tipológica mais diversificada, e para aproveitamento da disposição de engajamento de algumas instituições.

Na UFSM a ASSEPLAN elaborou o Projeto n. 045/77, propondo a transformação dessa assessoria em Pró-Reitoria de Planejamento, de acordo com a filosofia proposta pelo Programa Nacional de Planejamento Universitário da CODEMOR/DAU. A proposta foi aprovada na Sessão n. 240, do Conselho Universitário, de 29 de junho de 1978 e também foi analisada e recomendada pelo Diretor do DAU/MEC. A reestruturação da Assessoria de Planejamento em Pró-Reitoria de Planejamento foi implementada por meio da Resolução n. 15/78 da UFSM, de 29 de junho de 1978.

Na oportunidade o Sistema de Planejamento era constituído dos seguintes subsistemas estruturados em Coordenadorias:

  • Subsistema de Planejamento Global;
  • Subsistema de Planejamento de Pesquisa Institucional;
  • Subsistema de Planejamento Informacional;
  • Subsistema de Planejamento Administrativo;
  • Subsistema de Planejamento Econômico-Financeiro;
  • Subsistema de Planejamento Físico;
  • Subsistema de Planejamento Comunitário;
  • Subsistema de Planejamento Acadêmico; 
  • Assistente.

Convém salientar que o Subsistema de Planejamento Global, não chegou a ser implementado, embora previsto na composição inicial.

Na década de 80, foram transferidas informalmente as Coordenadorias de Planejamento Comunitário e de Planejamento Acadêmico, respectivamente, para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e a Pró-Reitoria de Graduação, sendo que a função de Secretário Geral da UFSM, lotada no Gabinete do Reitor, foi disponibilizada para a PROPLAN. 

Deste modo, a estrutura da PROPLAN ficou constituída de:

  • Pró-Reitor;
  • Secretário Geral (Pró-Reitor Substituto);
  • Secretário Administrativo;
  • Coordenadoria de Planejamento Administrativo;
  • Coordenadoria de Planejamento Informacional;
  • Coordenadoria de Planejamento Econômico;
  • Coordenadoria de Planejamento da Pesquisa Institucional;
  • Coordenadoria de Planejamento Físico.

 

Atualmente sua estrutura está composta por:

  • Pró-Reitor;
  • Assistente;
  • Secretaria Administrativa;
  • Coordenadoria de Planejamento Administrativo;
  • Coordenadoria de Planejamento Econômico;
  • Coordenadoria de Planejamento Informacional;
  • Coordenadoria de Projetos e Convênios;
  • Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional.

Com esta estrutura a PROPLAN coordena as atividades de planejamento, orçamento e modernização administrativa no âmbito da Universidade. Da mesma forma, emite parecer sobre convênios, contratos, ajustes e acordos. Analisa informações internas e externas à Universidade, necessárias à avaliação do esforço educacional e à tomada de decisão.

 

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