Notícias
Histórico
Instalações
Conheça o RU
Horários
Produtos e Serviços
Projetos
Galeria de Fotos
Cardápio
Prêmios
Equipe de Trabalho
Fale conosco
Carteiras perdidas
Página Inicial
Portal UFSM

Projetos Desenvolvidos

Campanha Resto Zero

   A primeira edição do "Projeto Resto Zero" foi realizada no segundo semestre de 1999, pela Assessoria de Relações Públicas, Direção do Restaurante Universitário e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE. O projeto surgiu depois que uma pesquisa, realizada no RU, pelo setor de nutrição com a participação de estudantes de Nutrição da Universidade de Ijuí (Unijuí) e do Centro Universitário Franciscano (Unifra), detectou que 12% dos alimentos produzidos no Restaurante eram desperdiçados, um índice considerado bastante significativo.

   Com isso, chegou-se à conclusão que deveria ser realizada uma campanha de conscientização dos usuários do RU (estudantes, professores e servidores técnico-administrativos) sobre o desperdício de comida - restos de comida nos pratos dos usuários. Com a primeira edição do "Resto Zero" conseguiu-se reduzir o percentual de desperdício para 5%.

   Na última edição do projeto, que ocorreu na primeira semana de junho de 2009, a média de índices de despercício foi reduzida de 7,7% do total de alimentos produzidos para o almoço a 4,5%. Essa porcentagem corresponde, em média, a 93,9 Kg de alimentos que poderiam nutrir 149,6 pessoas.

   Acompanhe os índices de desperdício de alimentos no RU nos últimos anos e o resultado alcançado durante a Campanha Resto Zero:

Ano Média Índice Resto Zero
1999 12% 5%
2000 8% 5%
2001 9,35% 5,3%
2002 6,98% 6,05%
2003 12% 4,36%
2004 8,3% 3,48%
2005 11,24% 8,5%
2008 9,6% 4,4%
2009 7,7% 4,5%



Espaço de Convivência

   As modificações e melhorias pelas quais passou o hall do prédio 31, União Universitária, como a colocação de plantas e bancos, tornou o ambiente mais agradável para o convívio da comunidade universitária. As diversas manifestações artístico-culturais que ocorrem nesse espaço e a constante concentração de público, principalmente estudantes, demonstra a importância estratégica do local e a preocupação da direção do RU com sua manutenção.


Cultura tá na mesa

   Este projeto é uma idéia que surgiu com a equipe de Nutrição e com a Assessoria de Relações Públicas, junto à direção do Restaurante Universitário. A intenção é ir além do tradicional arroz, feijão, carne e salada oferecendo aos usuários do Restaurante a culinária e os costumes típicos de povos diferentes.

   Aproveitando a diversidade cultural que compõe o país, é proporcionada uma cultura diferente, duas vezes por ano, nas duas sedes do RU. O "Cultura tá na mesa" justifica-se devido à forte necessidade de dinamizar um espaço que faz parte da rotina dos usuários, tendo em vista que o ambiente universitário é propício para manifestações e reflexões culturais.

   O projeto não se detém somente em oferecer uma alimentação diferente no dia do evento, mesmo que a alimentação seja o foco do Restaurante, mas em tudo que caracterize a cultura desenvolvida. Ou seja, nas mesas internas para refeições são apresentados materiais gráficos do tipo "cartões de mesas", informando dados e curiosidades da cultura escolhida; outra estratégia desenvolvida no projeto é caracterizar com vestes típicas da cultura trabalhada, os funcionários que tenham contato direto com o público para atrair a sua atenção e na parte externa do RU os usuários também podem conhecer danças típicas e objetos expostos em uma mesa cultural também referente ao tema escolhido.

As edições já realizadas foram as seguintes:
- 1ª edição: Cultura Libanesa, em 30 de Setembro de 2004;
- 2ª edição: Cultura Alemã, em 26 de Outubro de 2004;
- 3ª edição: Cultura Italiana, em 13 de Abril de 2005;
- 4ª edição: Cultura Chinesa, em julho de 2005;
- 5ª edição: Cultura Nordestina, em junho de 2006;
- 6ª edição: Cultura Gaúcha, em agosto de 2006;
- 7ª edição: Cultura Espanhola, em maio de 2007;
- 8ª edição: Cultura gaúcha, em setembro de 2008

Universidade Federal de Santa Maria
Restaurante Universitário
WebMaster: rdruper@yahoo.com.br
eXTReMe Tracker