Ir para o conteúdo Enfermagem Ir para o menu Enfermagem Ir para a busca no site Enfermagem Ir para o rodapé Enfermagem
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

VI Semana Acadêmica de Enfermagem CESNORS/UFSM e I Encontro de Egressos Enfermagem CESNORS / UFSM

Técnico-Científicos Publicado: 12 maio 2015 - 11:55 Última modificação: 13 setembro 2019 - 13:49 Ouvir

Auditório do prédio FINEP do CESNORS - Palmeira das Missões

12/05/2015 08:00 - 15/05/2015 17:00

Descrição

A Comissão Organizadora da VI Semana Acadêmica de Enfermagem e I Encontro de Egressos de Enfermagem da UFSM/CESNORS, vem por meio desse, divulgar mais uma edição desse evento que objetiva qualificar a formação, disseminar conhecimentos e experiências entre profissionais e acadêmicos, num processo de educação permanente, visando reforço na sua formação e qualificação profissional, este ano o tema será: Enfermagem, Educação e Serviço na rede de Atenção Básica.

A VI Semana Acadêmica de Enfermagem apresenta uma programação diversificada, composta por mesas redondas, palestras, rodas de conversa e minicursos.

A apresentação de trabalhos científicos será realizada nas modalidades oral e pôster eletrônico a partir de resumos simples e expandido.

O evento será realizado de 12 a 15 maio de 2015 no Auditório do prédio FINEP do CESNORS, Campus de Palmeira das Missões – RS.

Venha participar desse espaço coletivo de construção e aperfeiçoamento do conhecimento!

Trabalhos Científicos

O Forma de apresentação

1. A temática para o envio de trabalhos será livre.

2. Os trabalhos serão aceitos no formato de resumo expandido e resumo simples na modalidade de relato de experiência, nota prévia, reflexão, resultados de pesquisa e revisão bibliográfica. Não serão aceitos trabalhos que não contemplem essas normas.

  • Normas para envio do resumo expandido:

O trabalho deverá apresentar introdução, objetivos, metodologia, resultados, principais conclusões e referências. Título: em caixa alta, o tamanho da fonte é 12, negrito e centralizado, no máximo 15 palavras. O trabalho será identificado pelo seu TÍTULO, que deverá ser claro e pertinente com o assunto que tratar o texto.
Credenciais dos autores: O nome completo do(s) autor(s) deverá localizar-se logo abaixo do título, em alinhamento à direita e com entrada pelo sobrenome. O nome do relator deverá ser o primeiro a constar da lista de autores e estar sublinhado.
Logo abaixo do nome, deverão estar indicados a categoria profissional, maior titulação, cargo e instituição de trabalho do relator e de todos os autores, com endereço eletrônico do relator para contato. Após as credenciais, deverão constar 3 a 5 descritores, separados por ponto e vírgula. Para citá-los, consultar DeCS no site: http://decs.bvs.br/.
O corpo do texto deverá conter no mínimo 1.500 e no máximo 2.000 palavras (não conta referencia), no formato padrão do programa Word for Windows 2003, em parágrafo único sem recuo, espaçamento simples, corpo 12 e fonte Times New Roman, sem numeração de páginas e margens todas iguais a 2,0 cm. Não deve conter gráficos, tabelas, desenhos e depoimentos dos sujeitos da pesquisa.
Referências: mínimo de 03. Devem seguir o formato da ABNT.

  • Normas para envio do resumo simples:

O trabalho deverá apresentar introdução, objetivos, metodologia, resultados, principais conclusões e referências. Título: em caixa alta, o tamanho da fonte é 12, negrito e centralizado, no máximo 15 palavras. O trabalho será identificado pelo seu TÍTULO, que deverá ser claro e pertinente com o assunto que tratar o texto.
Credenciais dos autores: O nome completo do(s) autor(s) deverá localizar-se logo abaixo do título, em alinhamento à direita e com entrada pelo sobrenome. O nome do relator deverá ser o primeiro a constar da lista de autores e estar sublinhado.
Logo abaixo do nome, deverão estar indicados a categoria profissional, maior titulação, cargo e instituição de trabalho do relator e de todos os autores, com endereço eletrônico do relator para contato.
O corpo do texto deverá conter no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, no formato padrão do programa Word for Windows 2003, em parágrafo único sem recuo, espaçamento simples, corpo 12 e fonte Times New Roman, sem numeração de páginas e margens todas iguais a 2,0 cm. Não deve conter gráficos, tabelas, desenhos e depoimentos dos sujeitos da pesquisa. (não deve contar referencias).

  • Apresentação dos trabalhos:

1. Os trabalhos aceitos serão apresentados na modalidade Oral.

2. O relator do trabalho terá até 10 minutos para apresentá-lo aos demais participantes interessados no tema. Para as apresentações orais serão disponibilizados recursos audiovisuais.
o Informações gerais:

– Cada participante poderá inscrever dois (2) trabalhos como relator. Não há limites de trabalhos para co-autoria.
– Os trabalhos deverão conter no máximo seis (06) autores;
– O autor do trabalho deverá estar inscrito no evento no momento do envio de trabalhos.
– O trabalho não será avaliado se o autor do trabalho não estiver inscrito no evento.
– Salienta-se que os co-autores não precisam pagar a taxa de inscrição de trabalho.
– Para efetuar a submissão de trabalhos o autor principal deve pagar a taxa de inscrição do evento + apresentação de trabalhos.
– Nos trabalhos enviados por acadêmicos deverão constar o nome de um professor orientador ou um profissional da saúde responsável.
– Não serão emitidos novos certificados no caso de nomes dos autores enviados com erros ortográficos ou incompletos.
– Atenção: ao realizar as inscrições preencher corretamente as informações a fim de não cometer erros.
– Após o evento, os Anais serão disponibilizados no site do evento.

Comissões

– Comissão Técnico-científica/Submissão de Trabalhos e avaliação de trabalhos:
Grupo PET – enfermagem e professoras Marines Tambara Leite e Leila Mariza Hildebrant, acadêmicas Nara Reisdorfer e Damaris Stoffel.

– Comissão de Inscrição/Emissão de Certificados e credenciamento:
Professora Adriane Marinês dos Santos, Susane Consentino e acadêmica Dandara

– Comissão de Logística: Professora Darielli Resta Fontana e PET Deficiência

– Comissão de Divulgação: Paulo, professor Rafael Soder, acadêmicos Meire Suzana Escher PET RUE, Geovani Rodrigo Pezente da Silva, DA

– Comissão de Patrocínio: Responsável: PET Psicossocial (Indaiara), professores Ricardo Vianna Martins, Isabel Colomé

– Comissão Contato com os Palestrantes: professores Ethel Bastos, Rafael Soder

– Comissão de Organização: Ethel Bastos, Isabel Colomé, Leila Mariza Hildebrant, Alitéia Santiago Dilélio, Adriane Marines dos Santos, Aline Cammarano ,Graciela Machado de Araújo e Damaris Stoffel.

Programação

12/05/15 (Terça-feira) Tema: Enfermagem

Manhã:
08:00h – recepção e credenciamento
08:30h – abertura
– Representante Secretaria de Saúde do Município
– Representante do Hospital Hospital de Caridade de Palmeira das Missões
– Representante da Coordenação do Curso
– Representante da Coordenadoria de Saúde
– Representante da Direção do Centro
– Representante do Departamento de Ciências da Saúde
– Representantes dos acadêmicos
9:00h – apresentação artística
9:45h – coffe break
10:00h – Mesa redonda com representantes da rede (Hospital, Rede Básica e Universidade (UFSM/mediadora) – “Questões éticas que emergem na prática” – Luís Muller, Priscila Rodrigues, Leila Marisa Hildebrandt.

Tarde:

13:30h – Mesa Redonda “O resgate e o transporte terrestre: um relato de vivência do serviço” Enfª Especialista em Terapia intensiva Daiane Borsatto, Cardiologista Hamilton Paiva Salaberry (Coordenadores da SAMU), Técnico de Enfermagem e Condutor Fabiano do Prado Bueno. Representantes da 39º BPM – 3º Sargento Vanderlei Ungaratti e Soldado Fem. Leila Maria Hirt. Mediadora: Profª Adriane Marinês dos Santos
15:00h Coffee Break
15:30h – “Atendimento ao poli traumatizado grave” – Drº. Vinicius Basegio (médico SAMU Carazinho)

13/05/15 (Quarta-feira) Tema: Educação

Manhã
8:00h – Apresentação oral dos trabalhos (FINEP)
9:50h – Intervalo
10:00h – Apresentação Oral dos trabalhos

Tarde:
13:30h – 16:30h – Minicursos

Violência contra a mulher: faces e condutas – Ethel Bastos da Silva e Alitéia Santiago Dilélio (sala 211)
Elaboração e atualização do Curriculum Lattes – Fernanda Cabral (sala 219 FINEP)
Tecnologias de tratamento em lesões de pele – Neida Luiza Pellenz (laboratório de enfermagem)
Segurança do paciente: implicações para paciente, profissionais e instituições de saúde – Eder Arboit (sala 221)

14/05/15 (Quinta-feira) Tema: Rede de Atenção

Manhã:
08:30h – “Inserção do Enfermeiro na construção de Redes de Atenção à Saúde” Profª Drª Terezinha Heck Weiler (saúde coletiva)
10:00h – coffe break
10:15h – “Cuidados paliativos na rede de atenção” – Profª Drª Stefanei Griebeler Oliveira

Tarde:
13:30h – “PET Saúde Experiência para a formação acadêmica” Profª Drª Anali Martegani Ferreira (Coordenadora PET Saúde Redes de Atenção, Coordenadora Adjunta Pró-PET Saúde Redes de Atenção UNIPAMPA)

15:00h – coffe break – Lançamento dos livros e Sessão de autógrafos com autores

“Práticas de Apoio e a Integralidade no SUS: por uma estratégia e rede multicêntrica de pesquisa”

“Experiênci(ações) e práticas de apoio no SUS: integralidade, áreas programática e democracia institucional”

Os livros podem ser obtidos no site da abrasco, no link:

 http://www.abrascolivros.com.br/index.php?route=product/product&product_id=34664&search=roseni+pinheiro

15/05/15 (Quinta-feira) I Encontro de Egressos UFSM/CESNORS Campus Palmeira das Missões

Manhã – I Encontro de Egressos de Enfermagem CESNORS
8:30h – 1ª atividade (mesa redonda) “Pesquisa, Extensão, Iniciação Cientifíca – Constructos e Impactos” – Fernanda Sarturi (mediadora).
9:45h – coffe-break
10:00h – 2ª atividade – Oficina / Seminário alunos egressos
12:00h – Almoço

Tarde

13:45h – O curso de enfermagem da UFSM Campus Palmeira das Missões: da trajetória inicial aos dias atuais. Profª Drª Alice do Carmo Jahn e Profª Drª Isabel Cristina Colomé

14:30h – Reencontrando os colegas de curso

15:30h – Trabalho em pequenos grupos

16:00h – Plenária em grande grupo

17:00 – 17:15h – Encerramento

Inscrição

TENÇÃO – No dia do evento, é imprescindível a apresentação do comprovante de pagamento da inscrição.

Investimento – Valores das Inscrições – Prazo das Inscrições

Prazo das Incrições Ouvintes– 23 de março a 08 maio 2015.
Minicursos – 23 de março a 08 de maio de 2015
Submissão de trabalhos – 23 de março a 26 de abril de 2015

Alunos de Graduação “Investimento”:

Somente para o evento: R$ 20,00
Para o evento + apresentação de trabalhos: R$ 35,00
Minicurso: podendo optar somente por 1 (um): R$ 15,00

Profissionais de Nível Superior e Trabalhadores da área da saúde
Somente para o evento: R$ 30,00
Para o evento + apresentação de trabalhos: R$ 50,00
Minicurso: podendo optar somente por 1 (um): R$ 20,00

Minicursos

Minicurso 1: Violência contra a mulher: faces e condutas. Máximo de 30 vagas
Minicurso 2: Elaboração e atualização do Curriculum Lattes. Máximo de 30 vagas.
Minicurso 3: Tecnologias de tratamento em lesões de pele. Máximo de 30 vagas.
Minicurso 4: Segurança do paciente: implicações para paciente, profissionais e instituições de saúde. Máximo de 30 vagas.

Carga Horária: 30 horas
Carga Horária de cada Minicurso: 04 horas
Clientela: Profissionais e Estudantes da área da saúde.
Local: Auditório da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Campus de Palmeira das Missões/RS.

Contato

E-mail: coordenfcesnors@ufsm.br

Contato: 55 3742-8861

Localização

Auditório do prédio FINEP do CESNORS

Av. Independência - 3751 - Vista Alegre

Palmeira das Missões - Rio Grande do Sul

Realização
Apoiadores