Portal do Governo Brasileiro

Convênios bilaterias:

Os convênios bilaterais são parcerias entre a UFSM e universidades no exterior, que possibilitam que alunos brasileiros e estrangeiros realizem mobilidade acadêmica durante um período da graduação. Os convênios bilaterais são abertos a todos os estudantes de todos os cursos da universidade e não contam com bolsas de auxílio financeiro, a parceria estabelece apenas a cobertura de taxas acadêmicas que possam existir. Para participar,o aluno deve ter concluído no mínimo 40% do curso da graduação. Os editais são abertos semestralmente.

Convênios multilaterias:

Os convênios multilaterais são parcerias entre a UFSM e diferentes programas de intercâmbio, podendo, ou não, conter bolsas de auxílio financeiro.

IBRASIL (Inclusive and Innovative Brazil): O projeto IBRASIL é uma vertente do Programa Erasmus Mundus, que inclui parcerias entre Instituições de Ensino Superior de países europeus, mobilidade em vários níveis de Ensino Superior e também um sistema de bolsas de estudos. A parceria inclui 09 Universidades europeias de diferentes países. Todos os candidatos selecionados receberão um subsídio mensal para cobrir os custos de subsistência no país anfitrião, uma passagem aérea de ida e volta, além de um seguro de saúde, de acidentes e de viagem válido durante todo o período de mobilidade na Europa. Os estudantes também são isentos do pagamento de mensalidades na instituição anfitriã.

São elegíveis alunos das áreas de Educação, Treinamento de Professores, Engenharia e Tecnologia. Alunos de graduação devem já possuir um ano de estudos completo na universidade brasileira.
Para mais informações acesse: http://www.ibrasilmundus.eu/

AUGM (Assosiación de Universidades Grupo Montevideo): A AUGM é uma rede de universidades autônomas e autogovernadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Uruguai, Chile e Paraguai. Podem participar alunos de todos os cursos de graduação, que já tenham concluído no mínimo 40% da carga horária total e que não tenham mais do que trinta anos de idade. O programa prevê uma ajuda de custo da universidade de origem aos alunos que saem e a universidade anfitriã fica responsável por garantir a moradia, alimentação e alguns custos adicionais.
O programa da AUGM, além da graduação, conta com as ESCALAS de pós-graduação, docente e de gestores.

Para mais informações acesse: http://grupomontevideo.org/sitio/