Confira, abaixo, a lista de países e respectivas universidades com as quais a UFSM possui convênio bilateral:

espanha ESPANHA paraguai PARAGUAI
eua ESTADOS UNIDOS  polonia POLÔNIA
franca FRANÇA portugal PORTUGAL
holanda HOLANDA reinounido REINO UNIDO
honduras HONDURAS bandeira russiaRUSSIA
belgica BÉLGICA hungria HUNGRIA suecia SUÉCIA
cabov CABO VERDE italia ITÁLIA tailandia TAILÂNDIA
canada CANADÁ japao JAPÃO uruguai URUGUAI
chile CHILE mexico MÉXICO venezuelaVENEZUELA
colombia COLOMBIA mocambique MOÇAMBIQUE
 Austrália AUSTRÁLIA
cuba CUBA nigeria NIGÉRIA

Acesse aqui a tabela atualizada de convênios bilaterais entre a UFSM e instituições estrangeiras.

O processo de abertura e renovação de convênios bilaterais pertence a uma das coordenadorias da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da UFSM, a COPROC (Coordenadoria de Projetos e Convênios). A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) presta apoio à COPROC no sentido de orientar professores e técnico-administrativos da UFSM interessados em firmar um acordo de cooperação internacional, para que possam dar início ao processo, cuja abertura deve ser solicitada diretamente na COPROC/PROPLAN (5º andar da Reitoria). Telefone (55) 3220-8492 ou 8416, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Passo a passo para abertura de convênio bilateral:

Primeiramente, o professor/técnico-administrativo demonstra seu interesse em firmar convênio com uma universidade estrangeira, enviando um e-mail à instituição com essa manifestação (o que já pode ter ocorrido previamente);

Ao mesmo tempo, esse mesmo professor/servidor sugere a minuta de acordo de cooperação internacional da UFSM (http://w3.ufsm.br/proplan/index.php/fluxogramas-e-formularios#minutas) à universidade estrangeira ou aceita a sugestão de documento daquela universidade, que deverá ser analisado pela PROJUR, após a abertura do processo na COPROC;

Com a manifestação da Universidade estrangeira sobre a minuta da UFSM, com ou sem alterações (que pode ser uma troca de e-mails) ou ainda com a sugestão de uma minuta própria daquela instituição, o professor/servidor deve solicitar abertura do processo junto à COPROC, que exigirá também um plano de trabalho contendo: justificativa/motivação para a abertura do convênio, objetivos, metas e resultados esperados;

Realizados esses primeiros passos e com essa primeira documentação em mãos, a COPROC abrirá o processo junto ao Protocolo Geral e depois começará a tramitá-lo nos setores envolvidos (unidade interessada (Departamento,PPG, etc), Conselho de Centro, SAI, PROJUR, CONSU, etc) até que seja aprovado e assinado pelo Reitor da UFSM;

Então, o documento é enviado por correio à universidade no exterior para assinatura do Reitor daquela instituição.

Veja no link a seguir, o fluxograma para o processo de abertura de convênio, disponibilizado no site da PROPLAN http://w3.ufsm.br/proplan/images/Fluxo_de_processo_convenios_internacionais.png

Dúvidas mais específicas sobre a documentação necessária à abertura do processo, consultar a COPROC pelo telefone 3220 8492 ou pelo

Sobre as responsabilidades do coordenador do convênio na UFSM:

Os acordos internacionais estabelecidos entre a UFSM e instituições do exterior não têm, em muitos casos, apresentado qualquer ação durante o período de vigência, ficando o coordenador designado sem qualquer atividade.

Sendo os acordos internacionais de interesse da universidade como um todo, não somente do proponente inicial, e sendo necessária a apresentação de plano/projeto de atividades pelo proponente, ficou acordado que esses acordos são coordenados pela SAI (institucionalmente) e todo plano ou projeto dele originado fica sob a responsabilidade e coordenação dos respectivos proponentes, os quais recebem portarias de designação.

A cada dois anos, os coordenadores (proponentes) devem apresentar a esta Secretaria de Apoio Internacional um relatório resumido das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Dessa forma, ratificamos o acordado junto à COPROC, no início do ano de 2018.