Os programas multilaterais são acordos firmados com  associações de universidades brasileiras e  associações de universidades de outros países, ou com outros órgãos internacionais de fomento e que possibilitam a realização de mobilidades internacionais. Dentre os acordos multilaterais que a Universidade Federal de Santa Maria participa, destacam-se: Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM); Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB); Erasmus Mundus; Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G); Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI).

Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM)

A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) é uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai que, em razão de suas semelhanças, compartilham suas vocações, seu carácter público, suas similaridades nas estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços; características que as colocam em condições de desenvolver atividades de cooperação com perspectivas certas de viabilidade.

Mais informações sobre Mobilidades AUGM ou veja aqui para mais informações sobre a AUGM.

Veja aqui o livro "Educação superior como bem público: perspectivas para o centenário da reforma de Córdoba" publicado pelo Prof. Dr.Marcos Antonio Rodrigues Dias, organizado pela AUGM com o apoio da UFSM e da UDELAR.

Erasmus Mundus

O Erasmus Mundus (EM) é um programa de mobilidade criado e financiado pela União Européia (UE). As atividades do programa têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e ao mesmo tempo reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo. As bolsas de estudos integrais concedidas para os cursos de mestrado e doutorado pertencentes ao EM são amplamente conhecidas, no entanto, o programa também oferece oportunidades para professores instituições de educação superior. Mais informações sobre o programa aqui.

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 77 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF. A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais. Veja mais informações sobre o GCUB aqui.

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa. São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou. Mais informações sobre o PEC-G aqui.

Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI)

FAUBAI, Associação Brasileira de Educação Internacional, criado em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais -, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais. A FAUBAI tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais. Mais informações sobre a FAUBAI aqui.