Portal do Governo Brasileiro

 

Convênios Bilaterais: são acordos de cooperação acadêmica firmados entre a UFSM e instituições estrangeiras, por meio dos quais alunos têm a possibilidade de realizar disciplinas e outras atividades acadêmicas, durante o período da graduação ou da pós-graduação. A mobilidade pode ser solicitada por alunos a partir do quarto semestre ou que já tenham integralizado 50% dos créditos do curso. A mobilidade acadêmica internacional por meio de convênio bilateral isenta o aluno do pagamento de taxas acadêmicas nas universidades de destino, mas não conta com bolsas de auxílio financeiro.

Embora a oferta de vagas nas universidade conveniadas seja de fluxo contínuo, a SAI divulga, semestralmente (normalmente em março e em agosto), convocatórias ou editais com ofertas de vagas informadas pelas universidades, o que nem sempre ocorre com todas aquelas que possuem convênio. Quando as vagas para determinada universidade não são divulgadas pela SAI, o aluno poderá solicitar a informação ao Núcleo de Convênios Bilaterais que fará contato com a universidade conveniada de interesse do aluno, solicitando a informação sobre oferta de vagas em determinado curso.

Após a inscrição, na SAI, a documentação do aluno é analisada (plano de estudos, histórico acadêmico, índice de desempenho acadêmico (para fins de desempate, quando o número de inscritos é maior do que o número de vagas ofertadas), o documento de identidade com cpf), a fim de verificar os pré-requisitos básicos, conforme legislação da UFSM e, em seguida, o Núcleo de Convênios Bilaterais realiza as nomeações para as universidades de destino que informará o aluno sobre a documentação e procedimentos necessários ao processo de candidatura. Finalmente, a carta de aceite é enviada ao aluno, por e-mail, pela Universidade Estrangeira Conveniada e, frequentemente, a versão original é enviada fisicamente à SAI, que informará ao aluno para que ele possa retirar o documento na secretaria.

Para manter sua situação de aluno regular, antes a saída para a universidade estrangeira de destino, o aluno da UFSM deverá entregar na SAI cópias do visto, do seguro e do passaporte, além de outros documentos que venham a ser solicitados pela universidade estrangeira conveniada, a fim de que tenhamos o dossiê completo desse aluno.

Confira, abaixo, a lista de países e respectivas universidades com as quais a UFSM possui convênio bilateral:

 

espanha ESPANHA paraguai PARAGUAI 
eua ESTADOS UNIDOS  polonia POLONIA 
franca FRANÇA portugal PORTUGAL
holanda HOLANDA reinounido REINO UNIDO
honduras HONDURAS bandeira russiaRUSSIA
belgica BÉLGICA hungria HUNGRIA suecia SUÉCIA
cabov CABO VERDE italia ITÁLIA tailandia TAILÂNDIA
canada CANADÁ japao JAPÃO uruguai URUGUAI
chile CHILE mexico MÉXICO venezuelaVENEZUELA
colombia COLOMBIA mocambique MOÇAMBIQUE
 
cuba CUBA nigeria NIGÉRIA 

Confira aqui a tabela atualizada de convênios bilaterais entre a UFSM e instituições estrangeiras. 

Modelos de Minutas de Acordos de Cooperação Internacional (Convênios)

Os modelos de minutas de acordo de cooperação internacional (em diferentes línguas) para firmar convênios internacionais podem ser encontrados na página da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).