Portal do Governo Brasileiro

 

FAQ - AUGM

FAQ Ciência Sem Fronteiras

O que é necessário para realizar o intercâmbio?

Em primeiro lugar, é necessário ser um aluno regularmente matriculado na Universidade Federal de Santa Maria e estar no mínimo no 4º semestre do seu curso. Atendendo a esses requisitos gerais, deve-se atentar aos requisitos particulares de cada instituição que disponibiliza vagas a estudantes da UFSM ou aos requisitos dos editais pretendidos. Posteriormente, você deve procurar a SAI para que possamos auxiliá-lo na candidatura a cada uma dessas vagas e processos de seleção (ver seção "Passo a passo").

Onde eu posso fazer intercâmbio?

A UFSM possui convênios com mais de cem universidades estrangeiras na América, na Europa e na África. O local de seu intercâmbio vai depender de seu interesse e das universidades que disponibilizam seu curso ou sua linha de pesquisa, além dos editais que forem abertos (ver seção Principais convênios).

Eu vou receber bolsa para realizar intercâmbio?

A UFSM não disponibiliza bolsas aos estudantes que realizam intercâmbio. Alguns editais ou programas oferecem bolsa, o que não depende da UFSM. Além disso, o estudante pode pleitear, independentemente, uma bolsa junto a algumas instituições que as oferecem (ver seção Instituições que oferecem bolsas).

As disciplinas que eu cursar no exterior vão ser aproveitadas quando eu voltar?

O aproveitamento das disciplinas depende da coordenação de cada curso. Por isso, é importante discutir o plano de estudos do intercâmbio com antecedência com a coordenação do seu curso. No seu retorno, com um histórico oficial e os programas das disciplinas cursadas no exterior, sua coordenação poderá proceder ao aproveitamento das disciplinas como correspondentes ao currículo de seu curso, como DCG ou até mesmo como ACG.