AVISO *** O serviço de tradução de documentos estará indisponível entre o dia 01 de Dezembro 2018 e 27 de Janeiro de 2019. O serviço retornará no dia 28 de janeiro de 2019***

O Núcleo de Idiomas e Traduções é parte da SAI, e atua em ações de mobilidade internacional e internacionalização. O Núcleo oferece a alunos e servidores da UFSM o serviço de tradução, bem como apoio aos programas do Idiomas sem Fronteiras oferecidos na UFSM e aos Laboratórios de Línguas da UFSM responsáveis por ministrar aulas de português para alunos estrangeiros e espanhol para alunos que sairão em mobilidade acadêmica.

Esse Núcleo também é responsável por orientar sobre e acompanhar as solicitações de Passaporte Oficial. O formulário para solicitar o Passaporte Oficial pode ser acessado em:   https://formulario-autoridades.serpro.gov.br/sci/pages/web/pasofPadipWeb.jsf?aba=-66.

São atribuições do tradutor institucional:

• Atuar em ações de mobilidade internacional, traduzindo documentos emitidos pelo Derca para fins de mobilidade acadêmica internacional (ver passo a passo abaixo):
  • Atuar em ações de internacionalização, tais como:

– acordos de cooperação;

–suporte linguístico em emails outros textos imprescindíveis para o          diálogo com parceiros internacionais;

– suporte linguístico em ligações telefônicas, recepção de convidados    estrangeiros e outros eventos voltados à mobilidade;

–  apoio na tradução do site da UFSM e da SAI, bem como a tradução     de material institucional como folders, cartões de visita e similares.

NÃO COMPETE AO TRADUTOR INSTITUCIONAL:

– traduzir ou revisar abstracts para alunos e servidores da universidade;

– traduzir ou revisar artigos para alunos e servidores da universidade;

– traduzir documentos (de qualquer natureza) não emitidos pela instituição;

– traduzir as ementas das disciplinas;

– traduzir documentos de ex-alunos;

– traduzir currículos de alunos e servidores;

– traduzir certificados de participação em eventos (congressos, seminários, jornadas, semana acadêmica, cursos de extensão e afins)

– atuar como intérprete em eventos dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade.

SOLICITAÇÃO DE TRADUÇÕES PASSO A PASSO

1. Tradução de Históricos e Atestados do Derca

Quais documentos podem ser traduzidos?

Os seguintes documentos oficias emitidos pelo Derca podem ser traduzidos:

– históricos (de graduação e pós-graduação);

– atestados emitidos pelo Derca, tais como:

– atestado de matrícula;

– atestado de previsão de formatura;

– atestado de previsão de obtenção do grau de mestre ou doutor;

– Índice de desempenho acadêmico.

Quem pode solicitar?

Alunos e servidores da UFSM que estão saindo para um programa oficial de mobilidade internacional, mediante comprovação.

Qual o prazo de entrega do documento traduzido?

O prazo de entrega é 10 dias úteis.

Como solicito?

O interessado deve trazer até a SAI o documento original, emitido pelo Derca, com as devidas assinaturas. Documentos retirados do portal do aluno não serão aceitos. Também deve trazer a comprovação de participação em um programa de mobilidade. Documentos comprovando participação incluem carta de aceite e atestado do coordenador do curso na UFSM.

Como retiro?

Os documentos traduzidos podem ser retirados na SAI pelo solicitante ou por terceiros mediante encaminhamento, com antecedência, de um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,  autorizando a pessoa que retirará seu documento;

- Outras dúvidas podem ser esclarecidas também pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.ouEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

2. Tradução de Diploma

Quem pode solicitar?

Alunos e servidores da UFSM ou alunos formados no prazo de até dois meses após emissão do diploma.

Qual o prazo de entrega do documento?

O prazo de entrega é 10 dias úteis.

Como solicito?

O interessado deve trazer até a SAI o diploma original e uma cópia frente e verso.

Como retiro?