Portal do Governo Brasileiro

O que é o TOEFL?

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language), como o próprio nome diz, é um exame de proficiência em língua inglesa. Em outras palavras, os testes TOEFL IBT e ITP atestam se uma pessoa consegue se expressar no idioma, se o compreende em totalidade. Mas o que isso quer dizer, na prática? Como qualquer exame padronizado, o TOEFL aponta quesitos mínimos para que um aluno esteja apto ao ensino superior em inglês.

São 5 diferentes modalidades de provas do TOEFL, que são aplicadas em situações específicas: O TOEFL Primary e o TOEFL Junior, voltados ao público infantil, e os diferentes TOEFL IBT, TOEFL PBT e TOEFL ITP, voltados ao público jovem e adulto.

As seções de reading e listening são comuns a todas as modalidades de exames; a primeira testa a capacidade do candidato de ler e interpretar textos, identificando a melhor opção em questões de múltipla escolha. Já o listening exige a compreensão de trechos de conversas e palestras, que são situações comuns para um estudante universitário. Nessa etapa, as questões também são objetivas. Há temas que costumam aparecer – por exemplo, “meu sorvete favorito” ou “qual o membro da família mais próximo”.

Já o speaking aperece apenas no TOEFL IBT, e demanda que o candidato consiga se expressar verbalmente com um tempo limitado de preparação e com uma duração reduzida, de 45 a 60 segundos. Novamente, os temas têm relação com a vida universitária, e podem incluir a síntese sobre um texto curto, uma conversa ou uma palestra. O writing é composto por duas questões – para a primeira, o tempo limite é de 20 minutos, e para a segunda, 30 minutos. Novamente, os temas são próximos ao estudante e contam com um texto e um áudio de apoio, na primeira redação.

O que é o TOEFL IBT?

O TOEFL IBT (Interned Based Test) é um exame “completo” que avalia as quatro habilidades (Listening, Reading, Speaking Writing) necessárias para alguém fluente em inglês. A duração é de aproximadamente 4 horas. Por ser o exame mais robusto, costuma ser mais aceito por universidades estrangeiras tanto para cursos de curta quanto de longa duração. Para ingresso em qualquer programa nas universidades renomadas nos Estados Unidos, por exemplo, essa modalidade é solicitada. Mesmo sendo um exame online, o candidato precisa dirigir-se a um centro aplicador para fazê-lo. Em outras palavras, não é possível realizar o exame de casa.

Como é a pontuação no TOEFL IBT?

A pontuação é determinada por seção do teste, sendo que cada parte vale 30 pontos, totalizando 120 — a nota máxima no TOEFL IBT. No caso de universidades estrangeiras, há requisitos diferentes de acordo com a instituição. Alguma estabelecem apenas uma nota mínima no processo seletivo. Por exemplo, 93 pontos para o curso de graduação. Outras, além da nota total mínima, têm requisitos de acordo com a seção. Elas podem exigir, por exemplo, que o candidato tenha mais de 22 pontos no writing, tendo em vista o nível de exigência do curso. Para verificar os critérios, basta acessar a página de admissions de cada instituição.

 

Participação da SAI no TOEFL IBT:

A SAI presta auxílio na aplicação do TOEFL IBT que ocorre uma vez por mês, na sala 361 do Anexo do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM. As inscrições e o pagamento devem ser realizados online, diretamente no site da ETS. Aqueles que realizarem as provas do TOEFL IBT receberão os resultados online em, mais ou menos, 10 dias, contando a partir da data de realização da prova. O documento físico será enviado diretamente para o endereço do aluno em 30 dias, aproximadamente. 

 

Datas das provas IBT em 2018:

24 de março

07 de abril

26 de maio

23 de junho

21 de julho

25 de agosto

29 de setembro

27 de outubro

01 de dezembro

 

Para inscrições e consulta de datas disponíveis na UFSM/Santa Maria acesse o link: https://www.ets.org/toefl/ibt/register.

O que é o TOEFL ITP?

Existe também a modalidade do TOEFL ITP (Institutional Testing Program). Ele é realizado em papel, em vez de um sistema online. Essa modalidade abrange apenas as sessões de Listening e Readinge uma breve sessão de “Estrutura da Língua”, sendo que todas as questões são de múltipla escolha. Esse exame costuma ser aplicado por escolas de idiomas como exame de conclusão, no final de níveis mais avançados. Também pode ser solicitado por universidades estrangeiras, principalmente para cursos de curta duração.

Como funciona a pontuação do TOEFL ITP?

Com a ideia de identificar o quanto o estudante domina o idioma, o TOEFL ITP também atribui pontuação numérica. No caso do exame de nível 1, os resultados vão de 310 a 677 e, no nível 2, variam entre 200 e 500 pontos.

 

Participação da SAI no TOEFL ITP:

A SAI realiza somente a entrega dos resultados do TOEFL ITP que são, normalmente, aplicados mensalmente na UFSM pelo O Programa Idiomas sem Fronteiras – Inglês da UFSM de forma gratuita. Aqueles que realizarem as provas do TOEFL ITP receberão os resultados online em, mais ou menos, 45 dias, contando a partir da data de realização da prova. O documento físico estará disponível para ser retirado n escritório da SAI (sala 739, 7º andar da Reitoria) em até 90 dias.

Veja no link a seguir informações sobre as próximas aplicações do TOEFL ITP na UFSM: http://w3.ufsm.br/sai/index.php/home/noticias/1036-inscricoes-abertas-para-o-teste-de-proficiencia-internacional-toefl-itp.