Carta de Apresentação
É a carta em que o candidato à vaga, ou ao intercâmbio, deve expor suas qualidades, seu desempenho pessoal e profissional. A carta serve como um espaço para contar sobre sua personalidade, características e qualidades. Você pode inserir informações sobre o antigo emprego ou atividades desenvolvidas anteriormente. É importante ser verdadeiro e colocar apenas informações que, com o decorrer do tempo, podem ser percebidas no local de trabalho. Essa carta é uma forma sucinta de apresentar-se.

Carta de Motivação
A Carta de Motivação é normalmente usada como resposta a um anúncio. Nela o candidato deve expor as razões pelas quais gostaria de participar do programa em questão. Deve conter características pessoais, mas o principal é mostrar conhecimento sobre a universidade ou empresa e o seu interesse em participar do programa. A carta deve convencer o empregador, ou a Universidade de destino, de que você é a melhor escolha. Mas lembre-se sempre, não minta. A construção dessa carta deve ser baseada em fatos que se sobressaiam em sua vida profissional e acadêmica.

Carta de Recomendação
A Carta de Recomendação é a carta que seu antigo empregador, ou professor/coordenador/orientador, redigirá recomendando você. É uma carta que deve conter suas características profissionais, sua conduta no emprego, em sala de aula, ou em um grupo de pesquisa. No caso do intercâmbio, a pessoa que recomenda pode incluir motivos para que o aluno seja aceito na Universidade ou instituição para onde pretende ir.

Embaixadas e Consulados Brasileiros no Exterior
Acesse a lista completa de Embaixadas e Consulados Brasileiros no Exterior aqui. Essa lista é importante para os alunos intercambistas que estão ou vão viajar para o exterior. É importante informar ao consulado ou à embaixada correspondente, pois dessa maneira o governo Brasileiro sabe da localização do aluno e também tem seu contato.