Portal do Governo Brasileiro

Atualmente, a SAI está organizada em seis Núcleos:

 

Núcleo de Convênios e Mobilidades Bilaterais - Convênios Bilaterais são acordos de cooperação acadêmica internacional firmados entre a UFSM e instituições estrangeiras, os quais abrangem todas as áreas do conhecimento existentes nessas universidades. Por meio desses convênios, alunos da UFSM têm a possibilidade de realizar disciplinas e outras atividades acadêmicas (mobilidade acadêmica internacional bilateral), durante o período da graduação ou da pós-graduação. 

 

Núcleo de Programas Multilaterais e Estágios - Os programas multilaterais são acordos firmados com  associações de universidades brasileiras e  associações de universidades de outros países, ou com outros órgãos internacionais de fomento e que possibilitam a realização de mobilidades internacionais. Dentre os acordos multilaterais que a Universidade Federal de Santa Maria participa, destacam-se: Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM); Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB); Erasmus Mundus; Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G); Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Além dos programas multilaterais, o Núcleo auxilia os discentes no processo de realização de estágio internacional, (curricular obrigatório) cumprindo as exigências da resolução Nº 003/2008 e dos respectivos colegiados e coordenações de curso.   

 

Núcleo de Acolhimento Presta auxílio a professores, pesquisadores e estudantes estrangeiros que venham à UFSM desenvolver atividades acadêmicas, planejando e acompanhando procedimentos de acolhimento de estrangeiros junto aos colegiados, unidades de ensino e coordenações de curso. Oferece orientação necessária à chegada e permanência de alunos internacionais na UFSM.   

 

Núcleo de Idiomas e Traduções - Oferece assessoria a Reitoria, Pró-Reitorias, unidades de ensino na tradução de documentos oficiais. Além disso, atua no suporte e apoio dos Cursos de Idiomas na Universidade Federal de Santa Maria. Recentemente, o Núcleo de Idiomas e Traduções também vem desenvolvendo o projeto de traduções de grades curriculares dos cursos da UFSM. A seguir, apresenta-se as principais atividades do Núcleo.   

 

Núcleo Administrativo-Financeiro - tem como objetivo, assessorar, orientar e coordenar os núcleos na implementação das rotinas administrativas e dos processos, mantendo informações e arquivos de documentos, materiais, demandas e solicitações administrativas. O Núcleo também é responsável por realizar o planejamento e a execução financeira das atividades que compete a UGR-SAI.  

Núcleo de Comunicação - É responsável por: manter e atualizar o site e o facebook da SAI; divulgar, por e-mail, no site ou no facebook, oportunidades de mobilidade acadêmica internacional com ou sem bolsa; divulgar notícias sobre palestras internacionais e cursos na UFSM; divulgar a chegada dos resultados do TOEFL iTP para retirada na secretaria; divulgar oportunidades importantes que chegam a todo o momento no e-mail da SAI; divulgar eventos internacionais para a comunidade acadêmica da UFSM; divulgar eventos da UFSM para as universidades estrangeiras; divulgar eventos da própria SAI;  elaborar e enviar para confecção materiais de divulgação da SAI (folders, flyers, banners) para distribuição em palestras e/ou eventos dentro e fora da UFSM; realizar a divulgação do trabalho da secretaria, por meio de palestras para cursos no campus da UFSM, em Santa Maria e em outros campi que solicitarem esclarecimentos aos alunos, dentre outras atividades relacionadas à comunicação na SAI.