Portal do Governo Brasileiro

Profa. Dra. Nadja Mara Amilibia Hermann

 Profa. Dra. Nadja Mara Amilibia Hermann

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), com doutorado sanduíche na Universidade de Heidelberg - Alemanha. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Foi professora titular de Filosofia da Educação da UFRGS de 1997 a 2005. Coordenou o Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2002 a 2006. Realizou estágios de pesquisa na Universität Heidelberg/Erziehungswissenschatliches Seminar nos anos de 1998, 1999 e 2005. Em 2012 recebeu bolsa CNPq, modalidade EV-1, para realizar Intercâmbio Interinstitucional com o IBICT tratando do Tema: Racionalidade, aprendizagem e ética em Habermas. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Editora da revista Educação (Porto Alegre).

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, racionalidade, hermenâutica, Habermas, Gadamer, ética, ética e estética.

Algumas de suas pesquisas são: “Ética e Educação: a questão do outro”, “Racionalidade, aprendizagem e ética em Habermas” e “Elementos para uma educação ético-estética II: autocriação e horizonte comum”. Possui várias publicações de livros, como autora e organizadora. Também é autora de diversas publicações em revistas, capítulos de livros e etc.

A mesa em que participará como conferencista no V SENAFE - I SEINFE terá como tema “Tempo, Memória e Violência”. A mesma acontecerá dia 18 de novembro às 08h30 min.