I Sigatec

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06-07-08, Outubro - 2014

Palestrantes Confirmados

Arlete dos Santos Petry

Arlete dos Santos Petry

� doutora em Comunica��o e Semi�tica pela PUC-SP tendo pesquisado os temas Jogo, Autoria, Produ��o de Conhecimento e Jogos Digitais. Atualmente encontra-se na Universidade de Toronto, pesquisando a apropria��o dos Jogos Digitais pelas crian�as. Sua pesquisa de P�s-doutorado sobre Jogos Digitais est� em andamento na ECA USP, com apoio da FAPESP. Sua pesquisa em Comunica��o ampara-se na Filosofia, na Semi�tica, na Psican�lise e na Educa��o. Possui gradua��o em Psicologia e mestrado em Educa��o na UNISINOS..

dinora

Dinora Moraes de Fraga

Graduada em Letras e Filosofia pela UFRGS, mestrado em Letras pela UFRGS e doutorado em Ling��stica pela USP. Tem experi�ncia na �rea de Ling��stica, com �nfase em Ling��stica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente digital, ambiente virtual de aprendizagem, tecnologia, games e ensino aprendizagem de l�nguas. Desenvolve estudos no campo da semi�tica, como teoria para compreens�o das linguagens multimodais. Participa de grupos que estudam as concep��es de interdisciplinaridade como paradigma cientifico p�s moderno.

Hermes Renato Hildebrand

Hermes Renato Hildebrand

Graduado em Matem�tica pela PUCSP, Mestrado em Multimeios pela UNICAMPI e Doutorado em Comunica��o e Semi�tica pela PUCSP. Atualmente � professor da UNICAMP e da PUCSP e exerce o cargo de coordenador do Programa de P�s-Gradua��o, da PUCSP e coordenador associado na UNICAMP. Tem experi�ncia nas �reas de matem�tica, semi�tica, educa��o, comunica��o, marketing, publicidade, propaganda, artes e jogos eletr�nicos, com �nfase no uso das tecnologias digitais, instala��es interativas e sistemas digitais. Estuda o potencial destas interfaces e ferramentas para uso em processos educacionais.

Marcelo Roberto Gobatto

Marcelo Roberto Gobatto

� bacharel em artes visuais pela UFRGS; Possui mestrado e doutorado em Artes Visuais pela UFRGS. Doutor em Po�ticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde desenvolveu pesquisa sobre a montagem e narrativa no cinema. Sua tese Procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais transita entre os campos da teoria e hist�ria do cinema, videoarte, arte contempor�nea, filosofia e literatura e teve como foco principal os procedimentos e pr�ticas do cinema experimental e do cinema moderno. Tem produ��o sistem�tica desde 2009 na �rea de Artes Visuais, trabalhando com v�deo, filmes experimentais e documentais.

Jer�nimo Siqueira Tybusch

Jer�nimo Siqueira Tybusch

Doutor em Ci�ncias Humanas pela UFSC; mestre em Direito P�blico pela UNISINOS; graduado em Direito pela UNISC. Professor Adjunto no Departamento de Direito da UFSM. Professor do Programa de P�s-Gradua��o em Direito. Professor do Programa de P�s-Gradua��o em Tecnologias Educacionais em Rede. Professor Pesquisador I - UAB. Desenvolve pesquisas nas �reas de Teoria do Direito; Direito P�blico; Direito Ambiental; Ecologia Pol�tica e Direito; Direito Ambiental Urban�stico; Direito e Novas Tecnologias; Tecnologias da Informa��o e Comunica��o; Sustentabilidade, Risco e Decis�o Jur�dica.

Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira

Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira

Doutor em Educa��o na FE-Unicamp (2011). Mestre em Ensino e Hist�ria de Ci�ncias da Terra pelo IG-UNICAMP (2005), Graduado em Pedagogia pela FE-UNICAMP (2002), Coordenador UAB/UFSM, Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS .

Raquel Guerra

Raquel Guerra

Professora Assistente na UFSM, desenvolve projetos no campo da pedagogia teatral, educa��o e cultura. Doutoranda e Mestre em Teatro pelo Programa de P�s Gradua��o em Teatro da UDESC; Bacharel em Interpreta��o Teatral pela UFSM. Atualmente participa na organiza��o de eventos culturais como o Semin�rio da Licenciatura em Teatro; Mostra de Teatro e Encontro Internacional de Palha�os da Coxilha; � coordenadora de �rea do Projeto de Teatro do Programa PIBID/UFSM, do projeto de pesquisa "Teatro e tecnologias", dos projetos de extens�o "Teatro em a��o e educa��o" e "O Desafio da t�cnica: luta c�nica e perna de pau".

Rodrigo Ayres de Ara�jo

Rodrigo Ayres de Ara�jo

� graduado em Hist�ria, pela UNISO, com inicia��o em Mestrado em Hist�ria Social pela USP, P�s-Gradua��o em Programa��o e Produ��o de Games pelo SENAC. Atua cerca de 16 anos como professor de Hist�ria e Geografia, em col�gios p�blicos e particulares. � conhecido pelo uso das tecnologias na educa��o, como uso de games, anima��es e quadrinhos produzidos para os alunos. Possui pr�mios como o E-Games e o Games for Change 2011, com o Game Amaz�nia Biodivertida e o Moedas Criativas da Cidade do Conhecimento na USP, al�m do Pr�mio Microsoft Educadores Inovadores e do Pr�mio Ensinar e Aprender. � Game designer do Portal Clickideia Tecnologias Educacionais

Debora Krischke Leit�o

Debora Krischke Leit�o

Possui gradua��o em Ci�ncias Sociais, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela UFRGS, com per�odo de est�gio no exterior junto ao Institut d'Histoire du Temps Pr�sent e a �cole des Hautes �tudes en Sciences Sociales. Atualmente � professora adjunta do departamento de Ci�ncias Sociais da UFSM, �rea de Antropologia. � membro do comit� coordenador do Corpus: Groupe International d �tudes Culturelles sur le Corps. � membro do Grupo Interinstitucional de Estudos de Cibercultura. Tem experi�ncia na �rea de Ci�ncias Sociais, com �nfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, mundos virtuais, corpo, consumo, identidades, moda, grupos urbanos e estilos de vida.

Roseclea Duarte Medina

Roseclea Duarte Medina<

Possui gradua��o em Ci�ncias Cont�beis pela UFSM, especializa��o em Sistemas de Computa��o pela UFSM, mestrado em Computa��o pela UFRGS e e doutorado em Inform�tica na Educa��o pela UFRGS.Tem experi�ncia na �rea de Ci�ncia da Computa��o, com �nfase em Sistemas de Computa��o. Atuando principalmente nos seguintes temas:Laborat�rios Virtuais, Inform�tica na Educa��o, Aprendizagem Significativa, Redes de Computadores, Realidade Virtual.

Viviane Maria Heberle

Viviane Maria Heberle

� professora da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora 1D do CNPq. Possui gradua��o em Letras Portugu�s / Ingl�s pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Ling��stica e Letras pela PUCRS, doutorado em Letras (Ingl�s e Literatura Correspondente) pela UFSC e p�s-doutorado pela University of Sydney, Austr�lia. Foi professora visitante do Westhill College em Birmingham, Inglaterra.Tem experi�ncia na �rea de Lingu�stica Aplicada, atuando principalmente em an�lise cr�tica do discurso, lingu�stica sist�mico-funcional, ensino de l�ngua inglesa no Brasil, g�nero, multimodalidade e multiletramentos.

Nara Cristina Santos

Nara Cristina Santos

Nara Cristina Santos realizou P�s-Doutorado em Artes Visuais pela UFRJ.� Doutora em Artes Visuais pela UFRGS, Mestre em Artes Visuais pela UFRGS. Bacharel em Desenho e Pl�stica Habilita��o Desenho Art�stico (1990) e Licenciada em Educa��o Art�stica Habilita��o Artes Pl�sticas pela UFSM.� Professora do Departamento de Artes Visuais, onde desenvolve pesquisa na �rea de Artes Visuais, em Hist�ria e Teoria da Arte Contempor�nea, com �nfase em Arte e Tecnologia Digital. Coordena o Laborat�rio de Pesquisa em Arte Contempor�nea, Tecnologia e M�dias Digitais/LABART e lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia. � avaliadora Institucional e para �rea de Artes no INEP/MEC.

Suzete Venturelli

Suzete Venturelli

P�s-doutorado na USP, Escola de Comunica��o e Artes. Concluiu o doutorado em Artes e Ci�ncias da Arte pela Universidade Sorbonne Paris I, e o um dos mestrados em Histoire de l'Art et Archeologie na Universite Montpellier III -Paul Valery, Fran�a. Graduada em Licenciatura em desenho e pl�stica pela Universidade Mackenzie em S�o Paulo. � professora e pesquisadora da Universidade de Bras�lia e desenvolve trabalhos em arte computacional. Participa de congressos e exposi��es com �nfase na rela��o da Arte com a Ci�ncia da Computa��o e Tecnologia de Comunica��o.

Susana Cristina dos Reis

Susana Cristina dos Reis

Possui gradua��o em Letras - Habilita��o em L�ngua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Lingu�stica Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Letras pela UFSM. Foi bolsista no Programa de Est�gio de Doutorado no Exterior, na Iowa State University. Tem experi�ncia na �rea de Letras, com �nfase em Ingl�s, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de l�nguas a dist�ncia, lingu�stica aplicada. Desenvolve pesquisas em EAD, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produ��o de material did�tico digital e forma��o de professores para EAD.

James Paul Gee

James Paul Gee

He is the Mary Lou Fulton Presidential Professor of Literacy Studies at Arizona State University. He is a member of the National Academy of Education. His most recent books both deal with video games, language, and learning. Some of his books are What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy (2003, Second Edition 2007) and Situated Language and Learning (2004), Good Video Games and Good Learning: Collected Essays; Woman as Gamers: The Sims and 21st Century Learning and Language and Learning in the Digital World (to appear), both written with Elizabeth Hayes. Prof. Gee has published widely in journals in linguistics, psychology, the social sciences, and education.

Jorge F. Farias Jr.

Jorge F. Farias Jr.

Doutor em Lingu�stica pela Universidade Estadual de Campinas. No per�odo entre 2006 e 2007 foi Pesquisador Visitante na Universidade da California-Los Angeles / Departamento de Antropologia / Centro de Linguagem, Intera��o e Cultura, onde desenvolveu estudos e pesquisas relacionadas ao Doutorado. Atualmente � Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Letras e Ci�ncias Humanas, da UFRPE. Tem interesse em estudos voltados �s quest�es de G�neros Textuais, Multimodalidade e Ensino a Dist�ncia.

MinicursistasEm Constru��o.

Julio Caetano Costa
Julio Caetano Costa

Terapeuta Ocupacional, Doutor em Inform�tica na Educa��o pela UFRGS, membro de equipe de pesquisa do N�cleo de Estudos em Subjetividade, Tecnologia e Arte - NESTA na UFRGS, da gpc-InterArte, da UFSM, do Centro de Pesquisa em Intermedialidade - CRIalt da Universidade de Montreal, e do Laborat�rio de Museologia e de Engenharia da Cultura - LAMIC, da Universidade LAVAL, em Quebec, ambas no Canad�. Especialista em Gest�o e Desenvolvimento em Sa�de e Mestre em Psicologia Social e Institucional, � Terapeuta Ocupacional na Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Felix Rebolledo Palazuelos
Felix Rebolledo Palazuelos

Possui Mestrado em Artes Visuais na Concordia University, Bacharelado em Artes Visuais em Produ��o Cinematogr�fica (Bachelor of Fine Arts in Film Production na Concordia University e Bacharelado em Ci�ncias em Engenharia Civil na University of New Brunswick. Tem experi�ncia na �reas de Cinema Documental, Publicidade, Marketing e Traddu�ao e � revisor de revistas acad�micas internacionais. Integrante dos grupos de pesquisa: SenseLab/Concordia University/Canad� e gpc.InterArtec/UFSM/Brasil.

Marcos Cordeiro d Ornellas
Marcos Cordeiro d Ornellas

Obteve o t�tulo de engenheiro eletricista pela UFSM, o t�tulo de mestre em ci�ncia da computa��o pelo ITA, o t�tulo de especialista em direitos da propriedade intelectual de sistemas multim�dia, Genebra, Su��a, e o t�tulo de doutor em ci�ncia da computa��o pelo ISLA da Universidade de Amsterdam. Dr. dOrnellas � professor associado, em tempo integral, do Departamento de Computa��o Aplicada e diretor do Laborat�rio de Computa��o Aplicada. Ele � tamb�m membro do Programa de P�s-Gradua��o em Inform�tica e Mestrado Profissionalizante em Ci�ncias da Sa�de. Sua pesquisa � focada em processamento de imagens, interfaces naturais inteligentes.

Diego Jo�o Cargnin.
Diego Jo�o Cargnin.

Possui gradua��o em Ci�ncia da Computa��o pela Universidade Federal de Santa Maria(2012) e atualmente � aluno de Mestrado do Programa de P�s-Gradua��o em inform�tica na UFSM. Atua em projetos conjuntos com �nfase na aplica��o e constru��o de jogos s�rios utilizando Interfaces Naturais voltados � �rea da sa�de.

Matheus Daniel Sampaio
Matheus Daniel Sampaio

Possui gradua��o em Jogos Digitais pela Universidade Feevale. Tem experi�ncia na �rea de Ci�ncia da Computa��o , com �nfase em Metodologia e T�cnicas da Computa��o.

Tatiana Palma Guerche
Tatiana Palma Guerche

Atualmente � acad�mica do Curso de Artes Visuais Licenciatura Plena, da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Artes Visuais habilita��o em Desenho e Pl�stica pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Especialista em Literatura Brasileira pelo Centro Universit�rio Franciscano (2009). Membro Interartec/Cnpq e Labinter/PPGART/CAL/UFSM. Bolsista PIVIC 2012. Bolsista PROEXT 2013.

Mara Radaelli
Mara Radaelli

Graduada em Ci�ncias. Especializa��o em Inform�tica Educativa pela UFES, em Tecnologias da Informa��o e Comunica��o aplicadas � Educa��o pela UFSM, em M�dias na Educa��o pela UFSM, atualmente Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede e participando do Grupo de pesquisa gpc-InterArtec. Coordenadora do N�cleo de Tecnologias Educacionais - NTE de Cruz Alta/9aCRE, atuando principalmente na forma��o continuada de professores.

Graciela Hendges.
Graciela Hendges.

Professora da Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Letras-Ingl�s e em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Letras - Ling��stica Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria e doutora em Letras-Ingl�s pela Universidade Federal de Santa Catarina. Interesses de pesquisa: An�lise Cr�tica de G�nero, Ling��stica Sist�mico-Funcional, An�lise do Discurso Multimodal, Hipermodalidade, Multiletramento, L�nguas para Fins Acad�micos, Leitura em Ingl�s.

MediadoresEm Constru��o.

Andr�ia Oliveira
Andr�ia Oliveira

Doutorado em Inform�tica na Educa��o pela UFRGS e pela Universit� de Montreal-Canad�, Mestre em Psicologia Social pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Atualmente � membro dos grupos de pesquisa: Corpo, Arte e Cl�nica - UFRGS; SenseLab research-creation group - Concordia University, Canad�; Arte e Tecnologia - UFSM; e coordenadora do GPC InterArtec/Cnpq e do LabInter UFSM. Professora Adjunta da UFSM de P�s-gradua��o em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de P�s-Gradua��o em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educa��o.

Arlete dos Santos Petry
Graciela Rabuske Hendges

Professora da UFSM. Licenciada em Letras-Ingl�s e em Letras-Espanhol pela UFSM. Mestre em Letras - Ling��stica Aplicada pela UFSM e doutora em Letras-Ingl�s pela UFSC. Interesses de pesquisa: An�lise Cr�tica de G�nero, Ling��stica Sist�mico-Funcional, An�lise do Discurso Multimodal, Hipermodalidade, Multiletramento, L�nguas para Fins Acad�micos, Leitura em Ingl�s como L�ngua Estragenira, Ensino de L�nguas, Forma��o de Professores.

Daniel Paz de Ara�jo
Vanessa Ribas Fialho

Graduada em Letras L�ngua Espanhola e respectivas Literaturas pela UFSM, Mestrado em Letras pela UCPel e Doutorado em Letras pela UCPel, com orienta��o do prof. Dr. Vilson Leffa. Foi professora da IPA de Santa Maria de mar�o de 2003 at� outubro de 2009. Atualmente � professora Adjunto da UFSM com dedica��o exclusiva. Tem experi�ncia na �rea de Ling��stica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: L�ngua Espanhola, Ensino Mediado por Computador, Internet, Tecnologias da Informa��o e Comunica��o aplicadas � educa��o, Educa��o a Dist�ncia, Objetos de Aprendizagem e Forma��o de Comunidades Virtuais.

Dinora Moraes de Fraga
Susana Cristina dos Reis

Possui gradua��o em Letras - Habilita��o em L�ngua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Lingu�stica Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Letras pela UFSM. Foi bolsista no Programa de Est�gio de Doutorado no Exterior, na Iowa State University. Tem experi�ncia na �rea de Letras, com �nfase em Ingl�s, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de l�nguas a dist�ncia, lingu�stica aplicada. Desenvolve pesquisas em EAD, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produ��o de material did�tico digital e forma��o de professores para EAD.

Dinora Moraes de Fraga
Frederico Schaf

Graduado em Engenharia El�trica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2002), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Engenharia El�trica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, na linha de pesquisa de automa��o industrial de processos. Atualmente � professor adjunto da UFSM, filiado ao Departamento de Processamento de Energia El�trica (DPEE) no Centro de Tecnologia (CT).

Roseli Gon�alves do Nascimento
Roseli Gon�alves do Nascimento

Graduada em Comunica��o Social Habilita��o em Publicidade e Propaganda pela UFSM. Fez especializa��o em Letras Ingl�s na UNIFRA e Mestrado em Letras, na �rea de Estudos Lingu�sticos pela UFSM, onde atua deste 1999 como professora. Atuou por mais de 10 anos como professora de ingl�s no ensino m�dio e em cursos livres de idioma. Na universidade, atua desde 1999 na �rea de Letras- Ling�istica Aplicada ao Ingl�s. Seus principais interesses de pesquisa enfocam lingu�stica sist�mico-funcional, g�neros discursivos e multimodalidade.

Coment�rios

Inscri��es

As linhas tem�ticas do evento s�o:

  • Desenvolvimento/Produ��o de Jogos Online/Educativos, Mundos virtuais, M�dia Locativas e Tecnologias na Educa��o.
  • Gest�o e desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede.
  • Pesquisa e Relatos de Experi�ncias com Jogos Online/Educativos, Mundos virtuais e Tecnologias/Arte Interativa na Educa��o.

No evento, voc� poder� apresentar resultados de pesquisas acad�micas, relatos de experi�ncia ou produtos tecnol�gicos. Ser�o aceitos trabalhos que enfatizem:

  • a) jogos educativos (e/ou comerciais).
  • b) Mundos virtuais.
  • c) M�dias Locativas.
  • d) Softwares educativos .
  • e) Tecnologias na educa��o .
  • f) Artes Interativas .

Apresentador Valores


Imagens jogos desenvolvimento ufsm

Imagens jogos desenvolvimento ufsm

Imagens jogos desenvolvimento ufsm

Imagens jogos desenvolvimento ufsm

Not�cias recentesInformamos que estamos divulgando a primeira lista de trabalhos aceitos!.

Apoiadores, Organiza��o Gostar�amos de agradecer aos nossos Apoiadores e organizadores que tornaram esse evento poss�vel.


Comiss�o Organizadora

Andr�ia Oliveira

Doutorado em Inform�tica na Educa��o pela UFRGS e pela Universit� de Montreal-Canad�, Mestre em Psicologia Social pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Atualmente � membro dos grupos de pesquisa: Corpo, Arte e Cl�nica - UFRGS; SenseLab research-creation group - Concordia University, Canad�; Arte e Tecnologia - UFSM; e coordenadora do GPC InterArtec/Cnpq e do LabInter UFSM. Professora Adjunta da UFSM de P�s-gradua��o em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de P�s-Gradua��o em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educa��o.

Anderson Jose Machado Linck

Graduando em Letras - Licenciatura - Habilita��o em Ingl�s e L�ngua Inglesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente atua como professor de L�ngua Inglesa pela escola de idiomas CCAA, al�m de atuar como bolsista do Programa Institucional de Volunt�rios de Inicia��o Cient�fica (PIVIC) e integrante dos projetos de pesquisa, na UFSM, que estudam recursos digitais para o ensino de ingl�s como l�ngua estrangeira tanto na modalidade presencial como a dist�ncia.

Adilson Fernandes Gomes

Adilson Fernandes Gomes

Mestrando do Programa de P�s-gradua��o em Tecnologias Educacionais em Rede pela UFSM, possui Especializa��o em Metodologia do Ensino de L�ngua Portuguesa e Estrangeira pela Faculdade Internacional de Curitiba e Gradua��o em Letras - Licenciatura - Habilita��o em L�ngua Portuguesa e L�ngua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria. Atualmente, � professor de l�ngua espanhola na cidade de Restinga Seca. Participa, ainda, de projetos de pesquisa da UFSM.

Anidene Siqueira Cecchin

Anidene Siqueira Cecchin

Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede, Especialista em Tecnologia da Informa��o e comunica��o aplicada a Educa��o; Gradua��o em Letras (portugu�s e Ingl�s com as respectivas Literaturas) pela Pontif�cia Universidade Cat�lica, RS. Tem experi�ncia na �rea de Ensino de L�ngua Portuguesa e Reda��o no Ensino Fundamental e M�dio. Participa do grupo de pesquisa (NUPEAD).

Bruno Buzzetto

Bruno Buzetto

Acad�mico de gradua��o do curso de Letras � Licenciatura � Habilita��o Ingl�s e Literaturas L�ngua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista administrativo do Laborat�rio de L�nguas (LabLin).

Evaristo

Evaristo Jos� do Nascimento

Acad�mico do Curso de Engenharia de Computa��o pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui forma��o T�cnica em Inform�tica, com experi�ncia em Manuten��o e Suporte.

Guilherme

F�bio Gomes de Almeida

Graduando em Ci�ncias da Computa��o na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente � bolsista do programa FIPE Junior, junto ao Laborat�rio de Ensino-Aprendizagem de L�nguas OnLine, onde desempenha fun��o t�cnica de programa��o.

Frederico Schaf

Frederico Schaf

Graduado em Engenharia El�trica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2002), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Engenharia El�trica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, na linha de pesquisa de automa��o industrial de processos. Atualmente � professor adjunto da UFSM, filiado ao Departamento de Processamento de Energia El�trica (DPEE) no Centro de Tecnologia (CT)..

J�ferson de Lima Benia

J�ferson de Lima Benia

Graduando em Ci�ncias da Computa��o na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente � bolsista do Programa Institucional de Volunt�rio em Inicia��o Cient�fica (PIVIC), junto ao Laborat�rio de Ensino-Aprendizagem de L�nguas OnLine, onde desempenha fun��o t�cnica em programa��o e desenvolvimento de jogos.

Jean Oliver Linck

Graduado em Artes Visuais Licenciatura Plena em Desenho e Pl�stica, com �nfase em Pintura, pela UFSM, P�s-graduando no programa de Especializa��o em Tecnologias da Informa��o e Comunica��o aplicadas � Educa��o UFSM e Graduando em Artes Visuais - Bacharelado em Desenho e Pl�stica com �nfase em pesquisas na linguagem de Cer�mica. Linhas de Interesse e Investiga��o: Po�ticas Visuais, Estudos da Cultura Visual, Educa��o a Dist�ncia, Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem, Dispositivos M�veis, Narrativas Digitais.

Luana Mattiello

Luana Mattiello

Acad�mica de gradua��o do curso de Letras Ingl�s pela Universidade Federal de Santa Maria � UFSM. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Inicia��o Cient�fica (PIBIC), junto ao Laborat�rio de Ensino-Aprendizagem de L�nguas a dist�ncia (LabEon).

Lilian Cervo Benetti

Lilian Cervo Benetti

Gradua��o em Letras - Portugu�s e Espanhol pela Faculdade Metodista de Santa Maria. Realiza a P�s-Gradua��o n�vel Especializa��o em Metodologia do Ensino de L�ngua Portuguesa e L�ngua Estrangeira. Tem experi�ncia na �rea de L�ngua Portuguesa e L�ngua Espanhola. Trabalhou como Professora volunt�ria em Projetos do Ensino de L�ngua Espanhola em Escolas p�blicas Estado e Munic�pio em Santa Maria. Atualmente, participa como volunt�ria no N�cleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de L�ngua a Dist�ncia, onde investiga o uso de tecnologias na educa��o.

Maicon Luiz Anschau

Maicon Luiz Anschau

Graduando em Sistemas Para Internet na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente � bolsista do Programa Fundo de Incentivo � Inova��o Tecnol�gica (FIT - BIT), junto ao Laborat�rio de Ensino-Aprendizagem de L�nguas OnLine, onde desempenha fun��o t�cnica em Sistemas Para Internet

Marcos Cichelero

Mestrando em Artes Visuais no PPGART/UFSM, linha de pesquisa Arte e Tecnologia. Bolsista CAPES, Formado em Artes Visuais-Licenciatura plena na UFSM. Membro do Laborat�rio Interdisciplinar Interativo e grupo de pesquisa e cria��o, atuando nas �reas de arte e tecnologia, fotografia, v�deo arte, gameart e �reas adjacentes �s tecnologias digitais. Atualmente, tamb�m � fot�grafo criminal�stico do Instituto Geral de Per�cias do Rio Grande do Sul.

Priscila Leonardi

Priscila Leonardi

Graduanda do curso Letras Ingl�s e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como bolsista no Projeto de Games I-AI3 e monitora de l�ngua Inglesa Skill 2.

Rafela Godinho Pereira

Rafela Godinho Pereira

Graduanda do Curso de Licenciatura Letras-Ingl�s pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com �rea de Interesse em Metodologias de Ensino e o uso de Tecnologia em Educa��o.

Susana Cristina dos Reis

Susana Cristina dos Reis

Possui gradua��o em Letras - Habilita��o em L�ngua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Lingu�stica Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Letras pela UFSM. Foi bolsista no Programa de Est�gio de Doutorado no Exterior, na Iowa State University. Tem experi�ncia na �rea de Letras, com �nfase em Ingl�s, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de l�nguas a dist�ncia, lingu�stica aplicada. Desenvolve pesquisas em EAD, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produ��o de material did�tico digital e forma��o de professores para EAD.

Vin�cius Stivanin Azzolin

Vin�cius Stivanin Azzolin

Graduando em Engenharia da Computa��o na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente � bolsista do Programa Institucional de Volunt�rio em Inicia��o Cient�fica (PIVIC), junto ao Laborat�rio de Ensino-Aprendizagem de L�nguas OnLine, onde desempenha fun��o t�cnica em design e programa��o.

Apoio T�cnico

Jonathan M. Martins Rodrigues

Possui gradua��o em Jornalismo pelo Centro Universit�rio Franciscano. Tem experi�ncia na �rea de Comunica��o Social - Jornalismo, com atua��o em diversas �reas durante o per�odo da gradua��o.

Mateus Moreno Santos Camargo

Mestrando em Artes Visuais no PPGART/UFSM, linha de pesquisa Arte e Tecnologia. Membro do Laborat�rio Interdisciplinar Interativo, grupo de pesquisa e cria��o e membro do grupo de pesquisa: Escultura e objeto tridimensional: transversalidades e compartilhamentos contempor�neos. Cursando Licenciatura em Artes Visuais pela UFSM. Arquiteto Urbanista, graduado pelo Centro Universit�rio Franciscano de Santa Maria e Bacharel em Artes Visuais Atelier de Objetoarte e Multimeios pela UFSM..

Guilherme

Felix Rebolledo Palazuelos

Mestrado em Artes Visuais na Concordia University, Bacharelado em Artes Visuais em Produ��o Cinematogr�fica (Bachelor of Fine Arts in Film Production na Concordia University e Bacharelado em Ci�ncias em Engenharia Civil na University of New Brunswick. Tem experi�ncia nas �reas de Cinema Documental, Publicidade, Marketing e � revisor de revistas acad�micas internacionais. Integrante dos grupos de pesquisa: SenseLab/Concordia University/Canad� e GPC.InterArtec/UFSM.

Valores Possuimos inscri��es apenas para ouvintes pagantes.

Professores e pesquisadores

R$120,00 / month A Confirma��o de pagamento ser� confirmada via e-mail
120 Reais at� 20/08
150 Reais at� 05/09
200 Reais at� 03/10

Ag 1484-2 Banco do Brasil
Conta: 220.684-6

Alunos de p�s-gradua��o

R$85,00 / month A Confirma��o de pagamento ser� confirmada via e-mail
85 Reais at� 20/08
100 Reais at� 05/09
120 Reais at� 03/10

Ag 1484-2 Banco do Brasil
Conta: 220.684-6

Alunos de gradua��o

R$65,00 / month A Confirma��o de pagamento ser� confirmada via e-mail
65 Reais at� 20/08
80 Reais at� 05/09
110 Reais at� 03/10

Ag 1484-2 Banco do Brasil
Conta: 220.684-6

Ouvintes Externos

R$30,00 / month A Confirma��o de pagamento ser� confirmada via e-mail
30 Reais at� 20/08
30 Reais at� 05/09
30 Reais at� 03/10

Ag 1484-2 Banco do Brasil
Conta: 220.684-6

Localiza��o

Avenida Roraima 1000,Pr�dio 16, ‎Centro de Educa��o,Sala: 3311,

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Telefone:(055)3220-8410

simposiogames@gmail.com

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