No período compreendido entre os dias 01 e 03 de agosto de 2012, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estará promovendo a 3a ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Assim como as duas edições anteriores, essa Escola será organizada pelo Curso de Matemática, pelo Curso de Especialização em Educação Matemática, ambos do Centro de Ciências Naturais e Exata (CCNE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Centro de Educação (CE).
Esses eventos ocorrem, desde 2008, no Campus da UFSM, em anos pares, nos meses de julho e/ou agosto e, preferencialmente, na semana que antecede o início do segundo semestre letivo do ano de sua realização.
Quanto aos seus objetivos, esses eventos visam a congregar professores de Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior, alunos de cursos de licenciatura em Matemática e de Pedagogia e estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins para discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e questões relativas ao processo de formaçãoinicial e continuadado docente de Matemática desse nível de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da Educação Matemática com vistas ae, principalmentefomentar pesquisas nessa área de inquérito.
A primeira edição, ocorrida em 2008, teve como tema norteador as Práticas e as Matemáticas do Professor de Matemática da Educação Básica. A segunda edição, a de 2010, se pautou pelo tema Formação de Professores de Matemática para a Educação Básica e suas Práticas Docentes: história e atualidade. O tema proposto para a 3a Escola de Inverno de Educação Matemática é Políticas Públicas no contexto da Educação Matemática: implicações na sala de aula. Para nortear as reflexões decorrentes desse tema, estamos sugerindo os seguintes grupos temáticos a ele associados: Formação de Professores, Propostas Curriculares, Práticas Docentes, Tendências Pedagógicas em Educação Matemática, Tecnologias da Informação e da Comunicação e História da Educação Matemática.
Além de professores do Departamento de Matemática e do Centro de Educação da UFSM, participaram, como convidados das duas primeiras edições dessas Escolas, professores de outras Instituições de Ensino Superior e de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins dos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.Como o processo de formação do professor de Matemática para a Educação Básica foi uma questão central debatida nas edições anteriores, a 3a Escola de Inverno pretende continuar refletindo sobre esse processo e, para isso, junto com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da UFSM, promoverá, no interior de sua programação, o 1o ENCONTRO NACIONAL de PIBID/Licenciatura em Matemática.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) foi criado a partir de uma ação do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior para atuarem na Educação Básica. Desde o lançamento de seu primeiro edital, em 2007, este programa vem se ampliando e configurando-se como a principal política pública atual de formação inicial de professores.
Nesta perspectiva, o 1o ENCONTRO NACIONAL de PIBID/Licenciatura em Matemática pretende se constituir em um espaço de discussão e compartilhamento de experiências sobre as contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática para a Educação Básica.