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Literatura e Autoritarismo
Dossiê Imagem e Memória
Capa | Editorial | Sumário | Apresentação        ISSN 1679-849X Dossiê nº 06 

NARRAR A RESISTÊNCIA: A MEMÓRIA DO TRAUMA EM A TRILHA DOS NINHOS DE ARANHA E “LEMBRANÇA DE UMA BATALHA”, DE ITALO CALVINO

Bruna Fontes Ferraz*
Resumo: Apresentaremos, neste trabalho, a escrita engajada de Italo Calvino (1923-1985), na qual o autor italiano buscou representar suas experiências como soldado combatente da Resistência ao fascismo italiano. Para isso, consideraremos tanto seu romance inaugural A trilha dos ninhos de aranha (1947), quanto o conto “Lembrança de uma batalha” (1974) que se encontra na obra O caminho de San Giovanni (2000). Discutiremos, assim, de que forma Calvino relata suas memórias e seus traumas enquanto soldado do movimento partigiani (guerrilheiros italianos que combatiam o nazi-fascismo) tanto sob uma visão infantil, como acontece em seu romance, no qual tematiza-se a guerra, mas com um olhar indireto e de esguelha; quanto em seu conto, no qual o escritor italiano recorre a lembranças, muitas vezes imaginadas, para recompor o seu caminho até o vilarejo de Baiardo. Nesse sentido, observaremos tanto como a escrita é o meio encontrado por Calvino para recorrer à fonte da memória e mesmo superar o evento traumático, quanto como toda a luta por lembrar e por vencer as lacunas da memória levam-no a conseguir rememorar e mesmo narrar a sua dor.
Palavras-chave: Trauma, Luto, Memória.
Abstract: In this article we aim to present the engaged writing of Italo Calvino (1923-1985), through which he had sought to represent his own experiences as a soldier of Resistenza against the italian fascism. In order to do this, we’ll consider both his first novel A trilha dos ninhos de aranha (1947), and his tale “Lembrança de uma batalha” (1974), which is in his posthumous work O caminho de San Giovanni (2000). So we’ll discuss the way Calvino relate his memories and traumas as a soldier of Partigiani movement (italian warriors that fought against Nazi-Fascism during the Second World War), under a child’s vision, as it happens in his first novel whose theme is the War itself but under an indirect look; as well as in his tale, in which Calvino resort to his memories, which seem so many times imagined, to recompose his way back to the village of Baiardo. In this sense, we’ll observe both how the literary writing is the way Calvino has found to go back to the source of Memory, and how his whole personal fighting to recall and overcome the gaps of his memory so that Calvino becomes able to remember and even narrate his own pain.
Keywords: Trauma, Mourning, Memory.

* Mestranda em Teoria da Literatura na UFMG. Bolsista CAPES. E-mail: brunafontesferraz@ymail.com
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