APRESENTAÇÃO

Aqui neste site encontram-se as informações referentes ao projeto institucional da UFSM intitulado "Planejamento Ambiental da Quarta Colônia".

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, desde a sua criação em 1992, tem procurado caracterizar sua existência por uma constante preocupação com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. O curso procura enfatizar as disciplinas de Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional, sendo inclusive reconhecido por isso.

Este trabalho vem ao encontro dos objetivos do curso, principalmente do Laboratório de Urbanismo, tornando-se uma oportunidade didática - tanto para professores como alunos - de aprimoramento e de pôr em prática os ensinos ministrados nas aulas referentes ao Urbanismo. Mas se torna ainda mais amplo, quando engloba as características do planejamento inter e multidisciplinar, englobando assessorias de diversos departamentos da UFSM, e envolvendo cerca de 40 pessoas, entre professores e alunos. Este fato deu ao projeto a característica, dentro da instituição, de projeto institucional.

Este trabalho busca principalmente a elaboração de um Plano de Atividades que conduza os municípios e a Região da Quarta Colônia a um desenvolvimento local e regional devidamente ordenado e harmônico, baseado nos princípios da sustentabilidade, e que observe suas características físicas, sociais e ambientais, ou seja, suas potencialidades.

Este projeto tem como objetivo principal a construção de mecanismos técnicos e jurídicos, articulados social e politicamente, com o intuito de regular e ordenar a ocupação do solo, a expansão urbana e a preservação dos recursos naturais (bióticos e abióticos) e culturais (materiais e imateriais) dos municípios (zonas urbanas e rurais) da Quarta Colônia, e estabelecer Legislação complementar que regule as atividades e o desenvolvimento social.

Como projeto de extensão universitária, objetiva-se também conhecer e aplicar as variáveis intervenientes na atividade de planejar o Espaço Urbano e Regional, e possibilitar aos alunos praticar em uma situação real os ensinamentos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, bem como das demais áreas das Ciências Sociais Aplicadas envolvidas.

O trabalho é composto de duas etapas de desenvolvimento: em uma, o foco é mais local, e são elaborados os Planos Diretores de Desenvolvimento Municipais, para as 8 cidades da região. Em uma segunda etapa, projeta-se o Plano de Desenvolvimento Regional.

Espera-se, como resultado, um desenvolvimento regional devidamente ordenado, baseado nos princípios da sustentabilidade. Este ordenamento, uma vez construído com fundamentos de participação popular, deve ser apropriado pela população, a fim de que a mesma se torne agente fiscalizador do plano proposto.