Comunicação Científica | Relato de Experiência | Pôster | Mostra Didático-Científica PIBID |

Anais da 3a Escola de Inverno de Educação Matemática
1o Encontro Nacional PIBID-Matemática
ISSN 2316-7785

Evento: 01/08/2012 a 03/08/2012

V. 1 N. 1 - 2012
Sumário

Comunicação Científica

GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS MOBILIZADOS POR UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA
Franciele Catelan Cardoso, Catia Maria Nehring, Maria Arlita da Silveira Soares

ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O PROEJA
Heitor Achilles Dutra da Rosa

MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Greicy dos Santos Agostiniaki, Hellen Cristina Spengler, Jacqueline Marques Lara de Almeida, Ricardo Nazar Rodrigues

MATEMÁTICA, SOCIEDADE E ESCOLA: DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE VISANDO A MELHORIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA.
Agatha Penteado de Almeida, Daniela da Rosa Teza, Vitor José Petry

AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Daiani Finatto Bianchini, Cátia Maria Nehring

MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO MATEMÁTICO EM ESTATÍSTICA BÁSICA POR UM GRUPO DE PROFESSORES POLIVALENTES1 DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO
Carlos Ricardo Bifi, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho

OS JOGOS SUDOKU E SOKOBAN COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Vera Lúcia Biscaglia Pereira, Frederico M. Schaf

SUPERAÇÃO DE LACUNAS DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A INTEGRAÇÃO ENTRE A CONSTRUÇÃO DA AULA E O USO DA CAÇA AO TESOURO
Rosi Méri Dornelles Brandão Costa, Silvia Maria de Aguiar Isaia

TENDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: segundo estudos de Fiorentini
Mariza de Andrade Brum

TRANSFORMAÇÕES LINEARES NO PLANO E O SOFTWARE GEOGEBRA
Débora Dalmolin, Lauren Bonaldo, Carmen Vieira Mathias

A MATEMÁTICA DO ORIGAMI
Jaqueline Engelmann

O DIÁLOGO ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIO DO PIBID CIÊNCIAS EXATAS
Ângela Maria Hartmann

SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS E A TOMADA DE DECISÃO DE INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES
Marco Aurélio Kistemann Jr.

APPLETS PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS E SUAS PROPRIEDADES
Roberta Lied, Carmen Vieira Mathias

DETERMINAÇÃO DO VOLUME DO CILINDRO HORIZONTAL – SOLUÇÃO PERTINETE PARA UM TRABALHADOR COM FORMAÇÃO BÁSICA
Marcos Pinheiro de Lima, Rodrigo Zanette, Delair Bavaresco,

SOFTWARE EDUCACIONAL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES
Reinaldo Feio Lima, João Francisco Staffa da Costa, Lorí Viali

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ALUNO COM DÉFICIT COGNITIVO
Paula Lucion, Renata Corcini Carvalho Canabarro

UMA ABORDAGEM PARA A DISCIPLINA DE CÁLCULO A
Pedro André Pires Machado

MATEMÁTICA E ENEM
Luiz Henrique Almeida de Souza do Nascimento, Nathalia Teixeira Larrea, Luzia Aparecida de Souza

MATEMÁTICA E MÍDIAS SOCIAIS - UM OLHAR PARA A COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA
Kátia Luiza Niederle, Keli Jacoby, Lucí dos Santos Bernardi

A “REINVENÇÃO” DA ESCOLA PASSANDO PELA INCLUSÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
Fernando de Freitas Nunes, Leandra Anversa Fioreze

OPERAÇÕES ARITMÉTICAS COM NÚMEROS NATURAIS EM SISTEMAS DE NUMERAÇÃO DE BASES DISTINTAS COMO RECURSO DE COMPREENSÃO DESTAS OPERAÇÕES NO SISTEMA DECIMAL
Mariane Ocanha, Juliana Alencar da Silva, Kelly Maira Amaral Soares, Osmar Jesus Macedo

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS - IMPLICAÇÕES NO TRABALHO EDUCATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Santa Otani

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS: UM ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO EM ERECHIM - RS
Bárbara Cristina Pasa, Adriana Richit, Gisele Carla May

A CONSTRUÇAO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA
Franciele Perego Garcia, Ivania Gerini Camargo

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Eliana do Carmo Pinheiro, Elisa Seer Splett, Mari Lúcia Militz, Simone Munari Franco

EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES: UM VIÉS HISTÓRICO PARA INTRODUZIR ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO EM PROBLEMAS DE INDETERMINAÇÃO LINEAR
Wagner Marcelo Pommer

MODELANDO O “TAMANHO” DO LIXO
Thiago Vinícius Portella, Nestor Oliveira Neto, Carine Girardi Manfio

APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Alexandre Xavier dos Santos, Maurício Aires Vieira

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A REALIZAÇÃO DO CIRCUITO DE OFICINAS NO IFFARROUPILHA
Luciana Dalla Nora dos Santos, Anajara dos Santos Floriano, Elenir Gonçalves

INSUCESSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CAUSADO PELA FALTA DE DOMÍNIO NA LINGUAGEM MATEMÁTICA
Carla R. da Silva, Lígia S. Bastos, Lisiane S. Gomes, Lorena B. Costa, Maria Izabel C. Rosário

ENEM VERSUS APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Patrícia Lima da Silva

EXPLORANDO DIVERSOS SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE ÁREA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maicon Teixeira, Caroline Miano Lima, Maiza Hyodo dos Santos, Paulo Cesar Augusto Miranda, William Antonio da Silva, Daniele Rocha

VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES ORDINÁRIAS USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
Willian Valverde, Daniela Guerra Ryndack, Elisangela de Campos, Jaquelini Rocha Simão, Michele Pilato

CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEOS INSTRUCIONAIS (PVI): UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO IFG
Pedro Itallo Vaz, Adelino Candido Pimenta

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: PROBLEMAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
Andrea Cristina Vieira

O PIBID COMO POLÍTICA DE INCENTIVO À DOCÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS NA UNESP DE RIO CLARO
Ana Cláudia Molina Zaqueu, Heloisa da Silva

FORMAÇÃO-CONSCIENTIZAÇÃO: A AVALIAÇÃO EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Joacir Marques da Costa, Celso Ilgo Henz

A AVALIAÇÃO MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM PIBID/CAPES/IFCE
José de Araújo Matos, Maria Cristina do Nascimento Braga, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha

ATIVIDADES COM O GEOGEBRA: INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE DERIVADA
Paula Gabrieli Santos de Assumpção, Inês Farias Ferreira

SOBRE A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DIDÁTICAS
Thanise Azzolin dos Santos, João Carlos Gilli Martins

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA EM EVENTOS CIENTÍFICOS
Ana Júlia dos Santos da Silva, Cátia Maria Nehring, Marta Cristina Cezar Pozzobon

O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: O CASO DA REDE ESCOLAR SESI-SP
Dimas Cássio Simão, Laurizete Ferragut Passos

PROPORCIONALIDADE E O CONEITO DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring

Comunicação Científica | Relato de Experiência | Pôster | Mostra Didático-Científica PIBID |

Relato de Experiência

PLANOS DE INTERNET 3G SOB A ÓTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Carine Girardi Manfio, Cristiane Hahn, Ricardo Fajardo

AULAS PRÁTICAS DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Sandra Miranda

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Carine Pedroso da Rosa, Lizemara Costa Ribas, Milene Barazzutti

MATEMÁTICA E CIDADANIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Maria Nilza Fernandes Alves, Ana Paula de Oliveira Cardoso, Danilo Santos Souza, Jocasta Ribeiro Silva, Wallace Juan Teixeira Cunha

ATIVIDADE DE POTENCIAÇÃO COM O USO DE CARTAS NA 5ª SÉRIE
Weverton Augusto da Vitória, João Paulo Milanez, Edilene Gomes Pires, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Josiane Gonçalves da Silva

MATEMÁTICA NO COTIDIANO: PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Monique Teixeira de Azambuja, Paulo Rubens Severo

AÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: NUANCES DAS RELAÇÕES DIDÁTICAS ESTABELECIDAS ENTRE OS SUJEITOS E SUAS PRÁTICAS
Greiton Toledo de Azevedo, Jaqueline Gomides da Costa, Janice Pereira Lopes, José Pedro Machado Ribeiro

PRÁTICAS DE NUMERAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS EM JAGUARÉ- ES
Rosangela Cardoso Silva Barreto

JOGOS MATEMÁTICOS: APRENDIZAGENS DISCENTE E DOCENTE NO PIBID/CAPES/IFCE
Aline Nayara Silva Campos, Carlos Eduardo Oliveira Nunes, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha

PROPRIEDADES DA ADIÇÃO: POSSIBILIDADES DE ENSINO A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VIRTUAL
Gisele Tamara Bittencourt, Gabriela Fontana Gabbi, Halana Garcez Borowsky Vaz, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

O ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA
Maiara Francine Bollauf, Regina Helena Munhoz

JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID/CAPES/IFCE, CAMPUS DE FORTALEZA
Maria Cristina do Nascimento Braga, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha, Camila Nogueira Sampaio, José Araujo Matos

JOGOS MATEMÁTICOS: APRENDIZAGENS DISCENTE E DOCENTE NO PIBID/CAPES/IFCE
Aline Nayara Silva Campos, Carlos Eduardo Oliveira Nunes, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE WINPLOT NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES AFIM
Kellen Cardoso Barchinski, Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Leandra Anversa Fioreze

ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO TROCAS NOS ANOS INICIAIS
Naíse Pereira Cardoso, Jucilene Hundertmarck, Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

BRINCANDO DE MATEMÁTICO
Carlos Alberto Rezende de Carvalho Junior, Janio de Jesus Cardoso, Larissa Kovalski

JOGO DAS POTÊNCIAS: O USO DE ATIVIDADE LÚDICA NA AULA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Priscilla Carvalho Casteluber, André Lima Egídio Romano

LUDICIDADE: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Edena Carla Dorne Cavalli

TRABALHANDO CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Henrique Bevilaqua Cereser, Rodrigo de Freitas Gabert, Ronaldo Bressan Pes, Constantino Marcon, João Carlos Gilli Martins

TOMANDO GOSTO PELA MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS ARTES
João Moreira Chaves Junior, Danilo Santos Souza, Rejane de Almeida Santos, Maria Nilza Fernandes Alves, Wallace Juan Teixeira Cunha

LÓGICA & AÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA ENIGMAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO
Bruno Marques Collares, Elisabete Zardo Búrigo

REFLEXÕES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Cristiane Vilmer Corrêa, Vanessa da Silva, Marlos Gomes de Albuquerque, Emerson da Silva Ribeiro

PARA QUE SERVE O DINHEIRO? UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DA NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DE UM PADRÃO MONETÁRIO
Cácia da Silva Cortes, Laura Pippi Fraga, Andressa Wiedenhöft Marafiga, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

JOGO DO TERMÔMETRO MALUCO COMO INSTRUMENTO LÚDICO NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS
Clayson Lopes da Cruz, Everton Francisco Ferreira Santiago, Ana Carla Lima Fonseca Coutinho, Heitor Achilles Dutra da Rosa

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Jussileno Souza da Cunha, José Adgerson Victor da Silva

AS EXPERIÊNCIAS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PIBIDMATEMÁTICA – UFRJ
Erica da Silva Paula, Maria Fernanda Elbert Guimarães, Marcia Maria Fusaro Pinto

A MATEMÁTICA DA ARTE
Adriana Luche Athaide da Silva

A MATEMÁTICA IMBRICADA COM A LITERATURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Cristian Darif, Cláudia Maria Grando, Rosemari Ferrari Andreis

JOGO DA DIVISIBILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Valéria Araújo de Paula, Milena Aparecida Batelo Ramos

SOFTWARE EDUCACIONAL: RECURSO PEDAGÓGICO PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Clara Celina Ferreira Dias

PROGRAMA DE ESTUDOS PARA INTERESSADOS EM MATEMÁTICA: uma aproximação com a resolução de problemas
Bruno Benites Escobar, Francielly da Rocha Figueiredo, Luzia Aparecida de Souza

UMA PROPOSTA DE ENSINO DO SISTEMA ORTOGONAL DE COORDENADAS CARTESIANAS COM O JOGO BATALHA NAVAL
Priscila Martins Fernandes, Alessandra Querino da Silva, Naiara Felix Tolentino de Souza, Luciano Antonio de Oliveira

O CONTATO COM O AMBIENTE ESCOLAR POR MEIO DO ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
Pâmela Franco Fernandes, Milene Barazzutti, Luciani Missio

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS APLICADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Emanoel Lopes Ferreira, Francely Aparecida dos Santos

ATIVIDADES DIFERENCIADAS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS
Laralyze Gomes Figueiró, Dejalmir Chaves de Vargas, Elieze Carvalho de Oliveira, Luciana Dalla Nora dos Santos, Mara Rubia Machado Couto

DIFICULDADES DE APRENDIZADO EM MATEMÁTICA: PIBID COMO POSSIBILIDADE
Angelo Fernando Fiori, Eliane Trevisan, Aline Marchi

APRENDENDO, BRINCANDO E MODELANDO COM AS EQUAÇÕES DE 1º GRAU
Cristiano Forster, Débora Eloísa Nass Kieckhoefel

OLHARES ACERCA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR BOLSISTAS DE MATEMÁTICA DA UESB-JQ
Evaneila Lima França, Rodrigo Schroeder, Rubia Oliveira da Silva, Valéria Lago da Silva, Marcelo Araujo Lino

ATIVIDADES PERMANENTES PARA APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Daniele Barros Vargas Furtado

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO
Fernanda dos Santos Garcia, Carla Silveira Grandi, Maria Beatriz Menezes Cartilhos

O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Cristina Girotto, Angélica Theis dos Santos, Cláudia Müller Vargas, Ronei Osvaldo Ziech, Tamara Ost Fracari

UMA ABORDAGEM DE JUROS SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Lucas Ferreira Gomes, Luiz Marcos Fedrigo Junior, Milton Kist

PIBID/MAT – UNB: FORMAÇÃO DE PROFESSORES VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Guy Grebtot, Maria Terezinha J. Gaspar

OLHARES… REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NO PIBID MATEMÁTICA – UM RELATO
Marta Oliveira Guimarães, Márcia Souza da Fonseca

ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM O AUXÍLIO DO TANGRAM
Cristiano Forster, Ivan Carlos Horbach

PRÁTICA SOCIAL DA CULINÁRIA NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
Jean Cauê Huppes, Nilacir Batistell Guterres

MÓDULO INSTRUCIONAL PARA O ENSINO BÁSICO DE MATEMÁTICA: FÓRMULAS PARA O CÁLCULO DA ÁREA DE POLÍGONOS
Ana Maria Kaleff,Anne Michelle Dysman, Cristiane Guimarães Lima,Matheus Freitas de Oliveira, Stella Diniz de Oliveira

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENSINO E PESQUISA MEDIADOS PELA EXTENSÃO
Kaled Sulaiman Khidir, Rochelande Felipe Rodrigues, Wanderson Mamedes da Silva

INTERAÇÃO NA ESCOLA: PRÁTICA DE ENSINO COM A 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, INSERINDO O CONCEITO DE POLINÔMIOS, ATRAVÉS DA BASE 10 E DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO
Adriana R. Kraisig, Ana Júlia dos Santos da Silva

O DESAFIO DA INTERDISCIPLINARIDADE: A MATEMÁTICA NO TEATRO
Naianna da Silva Leite, Álvaro José Cheles Lima, Ana Paula Lacerda, Kalline Stefani Dias de Oliveira, Tatiana Vieira dos Santos Paiva, Wallace Juan Teixeira Cunha6

PRODUÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA ENRIQUECEDORA
Duílio Tavares de Lima

OFICINA: O NÚMERO DE OURO, SEUS MISTÉRIOS E SUA PRESENÇA EM NOSSAS VIDAS
Ingrid Mariana Rodrigues de Lima, Fernanda Machado, Daniela Guerra Ryndack, Isabella Cordeiro Bruz, Wesley dos Santos Villela Batista, Elisangela de Campos

O USO DE TECNOLOGIA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
Renan Gustavo Araujo de Lima, Estevão Ovando Neto, Luzia Aparecida de Souza

ANÁLISE DO OBJETO DE APRENDIZAGEM “MATRIZES EM AMBIENTE VIRTUAL
Carine Girardi Manfio,Cristiane Hahn, Carmen Mathias

A GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA
Elyanara Moreira Matheus, Fernanda Araújo da Silva, Janice Pereira Lopes, Katiucy Freire de Oliveira

MANCALAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Cristopher Luis Mattoso, Enderson Lopes Guimarães, Keilla Cristina Arsie Camargo, Leticia Liceski, Luana Ciriaco da Luz, Scarlett Catharine Nathale Lis Kehl,Simone da Silva Soria Medina

GINCANA DE MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DO PIBID
Severino Barros de Melo, Dorghisllany Souza Holanda

AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA
Alaiane Silva da Cunha Mendonça, Alzenira de Oliveira Carvalho, Everson Bonfim Ramos de Lima, Ana Regina da Silva Lima, Roger Henrique Silva dos Santos

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
Tatiana Comiotto Menestrina, Marnei Luis Mandler, Pamela Paolo Leonardo

A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DOS NÚMEROS TRIGONOMÉTRICOS
Adriana de Cássia Zan de Matos, Raquel Dalla Nora Michelon, Luciana Dalla Nora dos Santos

APLICAÇÃO DO JOGO “O LABIRINTO DE TABUADA” NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Elcio Pasolini Milli, Pammela Ramos da Conceição

PERFIL DOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO REGULAR DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL SARMENTO ATENDIDOS PELO PROJETO PIBID/IFPA
Sandra Miranda

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA
Gracy Eveliny Santos Mól, Estevão Carvalho Pereira

O USO DE JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO DO PIBID
Taigor Quartieri Monteiro, Silvana Witt Pierry, Karla Jaqueline Souza Tatsch, Lozicler Maria Moro dos Santos

(RE)APRENDENDO FRAÇÕES: EXPERIÊNCIAS DO GRUPO PIBID/MAT/UFMS/CPAq
Jucélia Devechio Moreira, Darinei Marcos de Lima, Jéferson Luiz Cezário, Marisol Vieira Melo

PIBID E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Tarcila Oliveira Matos Muniz

ABORDANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO POTENCIAÇÃO COM ALUNOS DO SÉTIMO ANO
Alexandre Carlos Augusto Souza Nascimento, Aline Dutra Pereira, Sandra Aparecida Fraga da Silva

PRODUTOS NOTÁVEIS: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA COM ÊNFASE NAS INTERAÇÕES PROFESSOR, ALUNO E CONHECIMENTO
Amanda do Nascimento Rosa, Wagner Wilson Pereira de Carvalho

UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU/SERGIPE COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS
Tâmara Azevedo Nascimento, Tâmara Azevedo Nascimento, Tamysia Canuto Nascimento, Fabíola Silva de Teive e Argolo, Silmara Jesca Xavier de Oliveira, Monize Barros Lima

A VIVÊNCIA EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Kátia Luiza Niederle, Tassiani Jorge de Oliveira, Cláudia Maria Grando, Rosemari Ferrari Andreis

ATIVIDADES DO PIBID/UFMS/CPPP/MATEMÁTICA: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE SUPORTE AO ENSINO
Caroline da Silva Oliveira, Vanilda Alves da Silva

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Eric de Oliveira Gomes, Heitor Achilles Dutra da Rosa

TRANSFORMANDO O JOGO DA VELHA EM UMA EXPERIÊNCIA PRAZEROSA
Sabrine Costa Oliveira, Danielly Fraga Santana, Dilza Côco, Sandra Aparecida da Silva Fraga

A MATEMÁTICA NA CULINÁRIA REGIONAL
Tatiana Vieira dos Santos Paiva,Carolina Fernandes Araújo, Álvaro José Cheles Lima, Naianna da Silva Leite, Wallace Juan Teixeira Cunha

O PROJETO OBMEP/PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Joab de Souza Pena, Emerson da Silva Ribeiro, Norma Maria Coelho Vieira, Marlos Gomes de Albuquerque

OFICINA DE MATEMÁTICA: FRACTAIS
Michele Pilato, Elisangela de Campos, Fabio da Costa Rosa, Greicy Kelly Rockenbach da Silva, Luana Leal

USO DA TEORIA DE GRAFOS E METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Erika Pinheiro,Guy Grebot

ÁREA DO CÍRCULO E O NÚMERO PI: UMA ABORDAGEM DIFERENTE NAS TURMAS DE 8ª SÉRIE
Cíntia Teixeira Préve

REFLETINDO EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA NOVOS TALENTOS DA UFPEL
Jairo Valões de Alencar Ramalho, Ruth da Silva Brum

MODELOS ORGANIZATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Jaqueline Oliveira Silva Ribeiro, Dimas Cássio Simão

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kátia Luciane Souza da Rocha, Jefferson Marçal da Rocha, Nívea Maria Perdomo de Moura

O EXPERIMENTO ALEATÓRIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ESTUDO DE PROBABILIDADE. ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE SEQUENCIA DIDÁTICA, BASEADA NA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA
Thafarel Rodrigues da Costa, Thafarel Rodrigues da Costa1

EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID E A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO
Débora da Cunha Rodrigues, Marina Araujo Bento, Maria José Coutinho de Souza, Kaled Sulaiman Khidir

OFICINAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
Mariel Pereira Rodrigues, Renata Cardoso da Cruz, Renata Cardoso da Cruz

DA ATIVIDADE AO CONCEITO DE PLANO CARTESIANO: UMA VIVÊNCIA NA ESCOLA
Ricardo Roberto Roque, Peter Schweigert Pereira

MATEMÁTICA E FÍSICA: JUNTAS PELA FUNÇÃO AFIM
Carine Pedroso da Rosa, Lizemara Costa Ribas, Milene Barazzutti

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO “CUBRA 12” A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES
Lauro Chagas e Sá, Jenifer Heleno Stoffel, Sandra Aparecida Fraga da Silva

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CASE
Mayara de Araújo Saldanha

CONSTRUINDO FIGURAS COM O TANGRAM NOS ANOS INICIAIS
Danielly Fraga Santana, Sabrine Costa Oliveira, Dilza Côco, Sandra Aparecida da Silva Fraga

A PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
Geovânia dos Santos, Christian Dias Azambuja, Bianca Silveira, Lidiane Garcia Pereira

PIBID: EXPERIMENTANDO O USO DE METODOLOGIAS DE ENSINO QUE PODEM FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
José Cassiano Teixeira Santos, Naiane Novaes Nogueira, Marcelo de Araújo Lino

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DE LICENCIATURA
Rudhero Monteiro dos Santos

DESMITIFICANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Antônio Vital da Silva Júnior, Mônica da Cunha Gomes

APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS
Alaiane Silva da Cunha Mendonça, Alzenira de Oliveira Carvalho, Roger Henrique Silva dos Santos, Everson Bonfim Ramos de Lima

JOÃO E A GALINHA MÁGICA: DISCUTINDO POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Diaine Susara Garcez da Silva, Simone Pozebon, Luís Sebastião Barbosa Bemme, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

MATERIAIS MANIPULÁVEIS UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA PERIFERIA DE MANAUS, ESTADO DO AMAZONAS
ERILÚCIA SOUZA DA SILVA

A INFLUÊNCIA DO JOGO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Maria de Lourdes Meinerz da Silva, Daiani Finatto Bianchini

DIVERSIFICANDO AS AULAS DE MATEMÁTICA
Josiane Bernz Siqueira

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Erica Ferreira Souza, Andréia Goldani

ALUNOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO EXPERIMENTANDO E REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Cristiane da Silva Stamberg, Lucilaine Goin Abitante

ESTUDO DA EQUAÇÃO DA RETA UTILIZANDO O SOFTWARE GRAFEQ
Jordana Donelli Stremel, Walter Mendes Haselein, Walter Mendes Haselein

A MATEMÁTICA DA SAÚDE
Isabel Cristina Thiel, Andressa Dambrós

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA: UMA DATA COMEMORADA
Aline Vaccari, Dwer Wewer Vitkoski, Edinéia Moreira de Souza, Luciano Matulle, Doroteya Gavanski

MATEMÁTICA EM AÇÃO: UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR
Rodrigo Viana Pereira, Felipe Augusto de Oliveira Martins, Leonardo Pinheiro da Silva, Wanderley Moura Rezende

PROJETO PET MATEMÁTICA NA ESCOLA: UMA OUTRA VISÃO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
Vagner Weide Rodrigues, Gláucia Lenita Dierings

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Vanessa Züge, Dionéia Antunes da Silva, Leandra Anversa Fioreze, Liane Teresinha Wendling Roos

PIBID-MATEMÁTICA/UNESP, RIO CLARO: RESULTADOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA PARCEIRA
Camila Libanori Bernardino, Ana Claudia Ferreira Fernandes

Comunicação Científica | Relato de Experiência | Pôster | Mostra Didático-Científica PIBID |

Pôster

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS
Jéssica Ayumi Uehara Aguilera, Alessandra Querino da Silva, Cintia da Silva Mascarin, Maria Aparecida Cabral da Silva do Nascimento

ALUNOS ESPECIAS NA CONTEMPORANEIDADE: APRENDIZAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
André Martins Alvarenga, Bruna Borges Telmo

MATEMÁTICA E CIDADANIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Maria Nilza Fernandes Alves, Ana Paula de Oliveira Cardoso, Danilo Santos Souza, Jocasta Ribeiro Silva, Wallace Juan Teixeira Cunha

TENDÊNCIA SÓCIO INTERACIONISTA APLICADA AO ESTUDO DAS MATRIZES: UMA INICIATIVA PIBID/CAPES/IFCE
Thyago Amaro Camelo, Francisco Ricardo Pereira da Silva, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha

PROBLEMATIZANDO FRAÇÕES: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES
Camila Duarte de Araújo, Jéssica Fernanda da Cruz Silva, Maria Lúcia de Carvalho Fontanini

ATIVIDADE DE POTENCIAÇÃO COM O USO DE CARTAS NA 5ª SÉRIE
Weverton Augusto da Vitória, João Paulo Milanez, Edilene Gomes Pires, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Josiane Gonçalves da Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCENTIVO À DOCÊNCIA - PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Sofia Camargo Baleeiro, Franciele Batista Dias

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NAS NOTICIAS: VIVÊNCIAS DE ALUNOS DOS 1º ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃ MARIA HORTA – VITÓRIA/ES
Rosangela Cardoso Silva Barreto, Jacqueline S. Schneider

A GEOMETRIA DOS ORIGAMIS
Débora Bussolotto, Marcos Antonio Carraro, Marina Rampon, Felipe Luy Valério

ORIGAMI NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM
Bruna Larissa Cecco, Luciano Carlos, Fernanda Paula Wappler

AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES COMO FORMA DE MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA
DA SILVA, Renata Moura, MOREIRA, Francisca Danielly Lopes, DA SILVA, Márcio Nascimento

ROLETA DAS EQUAÇÕES
Noé Franco de Jesus, Camila Ferreira Abreu

UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Simone Pereira Dias, Milena Aparecida Batelo Ramos

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE POTÊNCIAS
Felipe de Almeida Duarte, Marila de Torres Aguiar, Cristiane Ap. P. Martinez

RELATO SOBRE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA EM UM SÉTIMO ANO COM METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Marcelo Renan Augusto Ferreira, Raphael Peres Correia dos Santos, Milton Kist

AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UVA/MATEMÁTICA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SINHÁ SABÓIA
Caroline Gomes Ferreira, Liduina Monteiro Gomes, Miguel Jocélio Alves da Silva

TRABALHANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NUMA PERSPECTIVA DE APROFUNDAMENTO DAS PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS OPERATÓRIAS
Carla R. da Silva, Lígia S. Bastos, Lisiane S. Gomes, Lorena B. Costa, Maria Izabel C. Rosário, Wallace Juan Teixeira Cunha, Fabio Amaral Fernandes

AS INTERFACES DO TEATRO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
Cassia Lutiane Moraes Goulart, Keli Pereira Soares, Douglas Joziel Bitencourt Freitas, Ivonne Gassen

ESCOLARIZAÇÃO DO JOVEM E ADULTO TRABALHADOR NOS CURSOS PROEJA-IFES: DIFICULDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Veronica B. Marcarini, Antonio Henrique Pinto

ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOMETRIA ANALÍTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Divane Marcon, Fabiane C. Höpner Noguti

ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA: O SOFTWARE GEOGEBRA COMO POSSIBILIDADE NA EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES
Elyanara Moreira Matheus, Fernanda Araújo da Silva, Greiton Toledo de Azevedo, Janice Pereira Lopes, Katiucy Freire de Oliveira, Mirian Cristianne da Silva

O PIBID EM FOCO NA ESCOLA EJORB
Cléia Ferreira da Costa da Matta, Geirto de Souza, Damião Alves da Silva

FEIRA DE MATEMÁTICA: MOTIVANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 6º AO 9º ANO A ESTUDAR MATEMÁTICA
Ana Paula de Melo da Costa, Janynne Collienne Braga Alves

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS
Francine L. Monteiro, Ricardo Fajardo

PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AS AULAS DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Matheus Monteiro Nascimento, Diomar Reus Sbardelotto

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA
Naiane Novaes Nogueira, José Cassiano Teixeira Santos, Marcelo de Araújo Lino

O ENSINO DE ESTATÍSTICA E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS
Diego Pataro Viana de Oliveira, João Filipe Serafim Malaquias, Maria de Fátima Marrinhas

OS CONCEITOS DE ERRO, OBSTÁCULO E CONTRATO DIDÁTICO SEGUNDO GUY BROUSSEAU
Joselba Liliane de Oliveira, Aline Mendes de Arruda, Fernando Carneiro da Silva, Joseli Almeida Camargo

PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS: APRIMORANDO CONHECIMENTOS
Regiane da Cruz Oliveira, Pedro Júnior Ribeiro de Moura, Pedro Júnior Ribeiro de Moura

GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO
Rubia Oliveira da Silva, Rodrigo Schroeder dos Santos, Marcelo Araujo Lino

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva

SOMA E PRODUTO DAS RAÍZES DA EQUAÇÃO QUADRÁTICA: CONHECER PARA APLICAR
Denise Ritter, Alessandra Vargas, Suziane Bopp Antonello, Luciani Missio

MODELAGEM MATEMÁTICA: DIMENSÕES DE JANELAS ESCOLARES
João Valmor Barros da Rocha, Lizemara Costa Ribas, Carine Girardi Manfio

PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) – UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE
Aricléia Damasceno Rodrigues, Luciana Tavares de Sousa, Kaled Sulaiman Khidir, Severino Cassiano de Souza Filho

MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA PARTIDA DE BOCHA
Carine Pedroso da Rosa, Catia Cargnin, Marluce Trentin Oliveira, Carine Girardi Manfio

O USO DO TEODOLITO COMO METODOLOGIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS
Eunice Moreira dos Santos, Alessandra Querino da Silva, Maria Aparecida Cabral da Silva do Nascimento, Luciano Antonio de Oliveira

SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA
Luciene da Costa Santos, Joelma Patez de Almeida

CONVERSÃO DE MEDIDAS DE ÂNGULOS NO CICLO TRIGONOMÉTRICO COM O JOGO BATALHA NAVAL
Tatiana Silva dos Santos, Alessandra Querino da Silva, Dihellen Thayse Moreira Cubas, Luciano Antonio de Oliveira

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Mônica Cristina Bogoni Savian, Luciane Flores Jacobi, Roselaine Ruviaro Zanini

EXPERIÊNCIAS A CERCA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Wilian Schmidt, Lidiane Buligon, Carmen Vieira Mathias, Luciane Gobbi Tonet

TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ
Rodrigo Schroeder dos Santos, Evaneila Lima França, Rubia Oliveira da Silva, Valéria Lago da Silva, Marcelo Araujo Lino

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO
Adriano Cavalcante da Silva

APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS
Alaiane Silva da Cunha Mendonça, Alzenira de Oliveira Carvalho, Roger Henrique Silva dos Santos, Everson Bonfim Ramos de Lima

JOGO DE EQUAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Alessandra Querino da Silva, Priscila Rodrigues Simis, Jóice Gomes dos Santos

RELATO SOBRE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO
Camila Sibelle Marques da Silva, Lidiane Pereira de Carvalho

MAT ÀS DÚVIDAS: ARTICULANDO TEORIA DO CONHECIMENTO E PRÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO
Cleverson Borges da Silva, Emily Monge Silva, Luzia Aparecida de Souza

O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Dayani Quero da Silva, Iara de Souza Doneze, Joselene Marques, Simone Alves da Silva, Loriane Trombini Frick

EXPERIÊNCIAS DO PROJETO “EXPRESSÕES NUMÉRICAS E RADICIAÇÃO: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA” NA ESCOLA MARIA DO CARMO CARNEIRO.
SILVA, Francisca Valdielle Gomes, NASCIMENTO, Tânia Moraes, SILVA, Márcio Nascimento da

A PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS DIDÁTICOS COM EQUIPAMENTOS DE FÁCIL ACESSO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Márcio Nascimento da Silva, Renata de Vasconcelos Fonteles

PROJETO MUSEU DO DESCARTE: A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NA ARTE DA CONSCIENTIZAÇÃO
Samantha Pinto da Silva, Ingrid da Rosa Mathias, Bruna de Farias Xavier, Luis Tiago Osterberg

RELATOS DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
Valéria Lago da Silva, Evaneila Lima França, Marcelo Araujo Lino

SITUAÇÃO DE DIFICULDADE EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Bianca Silveira, Bianca Silveira, Lidiane Garcia Pereira

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)
Luciana Tavares Sousa, Regiane da Cruz Oliveira, Aricléia Damasceno Rodrigues, Kaled Sulaiman Khidir

TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
SOUSA, Maria Jéssica Ximenes, LOIOLA, Suiane Virginia Pereira, MELO, Vanessa Sousa, DA SILVA, Márcio Nascimento

O TRANÇADO EM PAPEL COLORIDO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA
Danilo Santos Sousa, João Moreira Chaves Júnior, Maria Nilza Fernandes Alves, Maria Nilza Fernandes Alves, Wallace Juan Teixeira Cunha

REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA
Liziane Batista Souza, Danieli Martins Ambrós

MULHERES NA MATEMÁTICA: CONHECENDO SOBRE O MARCO QUE DEIXARAM NA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
Vanessa Steindorf, Simone Munari Franco, Eliana do Carmo Pinheiro

TRABALHANDO O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SINHÁ SABÓIA, SOBRAL-CE
Verônica de Souza Tabosa, Luana Sousa de Sales, Miguel Jocélio da Silva

LIVRO DAS FRAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Gisele Terres Teixeira, Marluce Dorneles Neves, Marluce Dorneles Neves, Liane Teresinha Wendling Roos

A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Alessandra Vargas, Denise Ritter, Luciana Dalla Nora dos Santos, Mara Rubia Machado Couto

PESQUISA, INTERDISCIPLINARIEDADE E TRANSDISCIPLINARIEDADE LIGADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA
Camila Sousa Vasconcelos, Érika Souza Ferreira, Miguel Jocélio Alves da Silva

ENSINANDO “CIRCUNFERÊNCIA” POR MEIO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Nayara Bibiano Zebediff, Pedro Augusto Mazini dos Santos, Joselene Marques, Loriane Trombini Frick, Simone Alves da Silva

TENDÊNCIA SÓCIO INTERACIONISTA APLICADA AO ESTUDO DAS MATRIZES: UMA INICIATIVA PIBID/CAPES/IFCE
Thyago Amaro Camelo, Francisco Ricardo Pereira da Silva, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha

JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
Charlene Taís Theisen, Janine Charlene Diogo

Comunicação Científica | Relato de Experiência | Pôster | Mostra Didático-Científica PIBID |

Mostra Didático-Científica PIBID

JOGOS MATEMÁTICOS FAZEM A DIFERENÇA
Aruana do Amaral, Bruna Fernandes Guimarães, Regina Helena Munhoz

TABULEIRO MATEMAGNÉTICO
Thais Clara da Costa, Marília Zabel, Ivanete Zuchi Siple

UTILIZANDO BALANÇA DE DOIS PRATOS PARA ABORDAR CONCEITOS DE IGUALDADES
Maisa Damazio Franco, Natália Caroline dos Passos, Marnei Luis Mandler

A HORA DO CONTO: REFLETINDO SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Íngrid da Rosa Mathias, Tairane Elisane Teixeira Pires

JOGO MATEMÁTICO: O BINGO DA RADICIAÇÃO
Amanda Carvalho de Oliveira, Ingrid Mariana Rodrigues de Lima, Leticia Trzaskos, Luana Leal, Elisangela de Campos

JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO – UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID/CAPES/IFCE
Myrlene Oliveira Nascimento, Janaína Marques e Melo, Janaína Marques e Melo, Francisco Gêvane Muniz Cunha

BAÚ DA MATEMÁTICA – UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS
Denise Ritter, Pâmela Franco Fernandes, Suziane Bopp Antonello, Luciani Missio

MATEMÁTICA E CIDADANIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Maria Nilza Fernandes Alves, Ana Paula de Oliveira Cardoso, Danilo Santos Souza, Jocasta Ribeiro Silva, Wallace Juan Teixeira Cunha

MOSTRA PIBID/MATEMÁTICA/FURB: JOGOS DIDÁTICOS E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Tânia Baier

MARCO ZERO
Jussileno Souza da Cunha

JOGO DA DIVISIBILIDADE
Valéria Araújo de Paula, Milena Aparecida Batelo Ramos

UMA PROPOSTA PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE INCÓGNITA E RESOLUÇÃO DE SISTEMAS
Nedir do Espirito-Santo

O USO DO JOGO CORRIDA DAS FUNÇÕES E A RELAÇÃO ENTRE A FUNÇÃO LOGARÍTMICA E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Amanda Gonçalves Figueiredo

CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PAPELÃO
FONTELES, Renata de Vasconcelos, MONTE, Edymara Prado Ximenes, SILVA, Márcio Nascimento da

EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL COM O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL
Marcia Lorena Martinez, Karine Gantes Monteiro

JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PIBID
Tamysia Canuto Nascimento, Darlysson Wesley da Silva, Tâmara Azevedo Nascimento, Fabíola Silva de Teive e Argolo, Silmara Jesca Xavier de Oliveira, Monize Barros Lima

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS
Carmen Reisdoerfer, Daniele Holzschuh de Oliveira, Mariele Cunha de Moura, Patrícia Manfio Cocco

O USO DE JOGOS DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Ana Paula VinoskiRengel, Mara Salete Bianchi, Marta de Gasperi

QUATRO OPERAÇÕES: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Carla Rocha, Lígia S. Bastos, Lisiane S. Gomes, Lorena Bonfim, Maria Izabel Carvalho,Wallace Juan Teixeira Cunha, Fabio Amaral Fernandes

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Camila Sampaio Nogueira, Maria Aparecida Galdino de Souza, Luiza Santos Pontello

A UTILIZAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS
Lilyan Dias dos Santos, Humberto Vinicius Rondon Silva

A MATEMATICA NA ARTE DO TRANÇADO
Rejane de Almeida Santos, Danilo Santos Souza, João Moreira Chaves Junior, Maria Nilza Fernandes Alves, Wallace Juan Teixeira Cunha

QUANTAS POSSIBILIDADES EXISTEM PARA PASSAR O CADARÇO NO TÊNIS
Verônica Ferreira dos Santos, Samantha da SilvaVargas, Vitor Hugo de Carvalho, Josivaldo Gonçalves dos Santos, Kelling Cabral Souto

ATIVIDADES COM GEOPLANO – PIBID-UFS
Darlysson Wesley da Silva, Tâmara Azevedo Nascimento, Tamysia Canuto Nascimento

O USO DO JOGO LABIRINTO RELATIVO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS
Humberto Vinicius Rondon Silva, Lilyan Dias dos Santos, Giovanne Pimentel da S. Júnior

INSERÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Daniela Nahuys Thormann, Rafaella Colares da Silva, Vanussa Braga Rezende

EM FUNÇÃO DO SKATE
Roselaine Maria Trens, Laura Leal Moreira

O USO DO TEODOLITO ARTESANAL NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA
Bruna de Farias Xavier, Samantha Pinto da Silva

GINCAMÁTICA
Marília Zabel, Airton Camilo Côrrea Júnior, Regina Helena Munhoz

UTILIZANDO BALANÇA DE DOIS PRATOS PARA ABORDAR CONCEITOS DE IGUALDADES
Maisa Damazio Franco, Natália Caroline dos Passos, Marnei Luis Mandler

DOMINÓ FATORNOTÁVEL
Camila Ferreira Abreu, Noé Franco de Jesus

JOGO DA DIVISIBILIDADE
Valéria Araújo de Paula, Milena Aparecida Batelo Ramos

Comunicação Científica | Relato de Experiência | Pôster | Mostra Didático-Científica PIBID |