Anais da 3a Escola de Inverno de Educação Matemática
1o Encontro Nacional PIBID-Matemática
ISSN 2316-7785
Evento: 01/08/2012 a 03/08/2012
V. 1 N. 1 - 2012
Sumário
Comunicação Científica
GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS
MOBILIZADOS POR UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM
MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA
Franciele Catelan Cardoso, Catia Maria Nehring, Maria Arlita da Silveira Soares
ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA NO
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O PROEJA
Heitor Achilles Dutra da Rosa
MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DOCENTE
NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Greicy dos Santos Agostiniaki, Hellen Cristina Spengler, Jacqueline Marques Lara de Almeida, Ricardo Nazar Rodrigues
MATEMÁTICA, SOCIEDADE E ESCOLA: DESENVOLVIMENTO DE
UMA ATIVIDADE VISANDO A MELHORIA DO ENSINO DA
MATEMÁTICA.
Agatha Penteado de Almeida, Daniela da Rosa Teza, Vitor José Petry
AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO A
PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Daiani Finatto Bianchini, Cátia Maria Nehring
MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO
MATEMÁTICO EM ESTATÍSTICA BÁSICA POR UM GRUPO DE
PROFESSORES POLIVALENTES1 DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE
SÃO PAULO
Carlos Ricardo Bifi, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
OS JOGOS SUDOKU E SOKOBAN COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Vera Lúcia Biscaglia Pereira, Frederico M. Schaf
SUPERAÇÃO DE LACUNAS DE CONHECIMENTOS
MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A INTEGRAÇÃO
ENTRE A CONSTRUÇÃO DA AULA E O USO DA CAÇA AO
TESOURO
Rosi Méri Dornelles Brandão Costa, Silvia Maria de Aguiar Isaia
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
ESCOLAR: segundo estudos de Fiorentini
Mariza de Andrade Brum
TRANSFORMAÇÕES LINEARES NO PLANO
E O SOFTWARE GEOGEBRA
Débora Dalmolin, Lauren Bonaldo, Carmen Vieira Mathias
A MATEMÁTICA DO ORIGAMI
Jaqueline Engelmann
O DIÁLOGO ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO ENSINO
FUNDAMENTAL: DESAFIO DO PIBID CIÊNCIAS EXATAS
Ângela Maria Hartmann
SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS E A TOMADA DE
DECISÃO DE INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES
Marco Aurélio Kistemann Jr.
APPLETS PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS E SUAS
PROPRIEDADES
Roberta Lied, Carmen Vieira Mathias
DETERMINAÇÃO DO VOLUME DO CILINDRO HORIZONTAL –
SOLUÇÃO PERTINETE PARA UM TRABALHADOR COM
FORMAÇÃO BÁSICA
Marcos Pinheiro de Lima, Rodrigo Zanette, Delair Bavaresco,
SOFTWARE EDUCACIONAL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE
ESTATÍSTICA A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES
Reinaldo Feio Lima, João Francisco Staffa da Costa, Lorí Viali
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO
JOGO PARA O ALUNO COM DÉFICIT COGNITIVO
Paula Lucion, Renata Corcini Carvalho Canabarro
UMA ABORDAGEM PARA A DISCIPLINA DE CÁLCULO A
Pedro André Pires Machado
MATEMÁTICA E ENEM
Luiz Henrique Almeida de Souza do Nascimento, Nathalia Teixeira Larrea, Luzia Aparecida de Souza
MATEMÁTICA E MÍDIAS SOCIAIS -
UM OLHAR PARA A COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA
Kátia Luiza Niederle, Keli Jacoby, Lucí dos Santos Bernardi
A “REINVENÇÃO” DA ESCOLA PASSANDO PELA INCLUSÃO DA
TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
Fernando de Freitas Nunes, Leandra Anversa Fioreze
OPERAÇÕES ARITMÉTICAS COM NÚMEROS NATURAIS EM
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO DE BASES DISTINTAS COMO
RECURSO DE COMPREENSÃO DESTAS OPERAÇÕES NO
SISTEMA DECIMAL
Mariane Ocanha, Juliana Alencar da Silva, Kelly Maira Amaral Soares, Osmar Jesus Macedo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS - IMPLICAÇÕES NO TRABALHO EDUCATIVO DO
PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL
Santa Otani
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM
TECNOLOGIAS: UM ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO EM ERECHIM - RS
Bárbara Cristina Pasa, Adriana Richit, Gisele Carla May
A CONSTRUÇAO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA
Franciele Perego Garcia, Ivania Gerini Camargo
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES
LÚDICAS
Eliana do Carmo Pinheiro, Elisa Seer Splett, Mari Lúcia Militz, Simone Munari Franco
EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES: UM VIÉS HISTÓRICO
PARA INTRODUZIR ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO EM
PROBLEMAS DE INDETERMINAÇÃO LINEAR
Wagner Marcelo Pommer
MODELANDO O “TAMANHO” DO LIXO
Thiago Vinícius Portella, Nestor Oliveira Neto, Carine Girardi Manfio
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Alexandre Xavier dos Santos, Maurício Aires Vieira
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A REALIZAÇÃO
DO CIRCUITO DE OFICINAS NO IFFARROUPILHA
Luciana Dalla Nora dos Santos, Anajara dos Santos Floriano, Elenir Gonçalves
INSUCESSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CAUSADO PELA
FALTA DE DOMÍNIO NA LINGUAGEM MATEMÁTICA
Carla R. da Silva, Lígia S. Bastos, Lisiane S. Gomes, Lorena B. Costa, Maria Izabel C. Rosário
ENEM VERSUS APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Patrícia Lima da Silva
EXPLORANDO DIVERSOS SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE
ÁREA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maicon Teixeira, Caroline Miano Lima, Maiza Hyodo dos Santos, Paulo Cesar Augusto Miranda, William Antonio da Silva, Daniele Rocha
VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES ORDINÁRIAS
USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
Willian Valverde, Daniela Guerra Ryndack, Elisangela de Campos, Jaquelini Rocha Simão, Michele Pilato
CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEOS INSTRUCIONAIS (PVI):
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE
MATEMÁTICA NO IFG
Pedro Itallo Vaz, Adelino Candido Pimenta
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: PROBLEMAS E POSSÍVEIS
SOLUÇÕES
Andrea Cristina Vieira
O PIBID COMO POLÍTICA DE INCENTIVO À DOCÊNCIA: UM ESTUDO
DE CASO A PARTIR DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE
BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS NA UNESP DE RIO CLARO
Ana Cláudia Molina Zaqueu, Heloisa da Silva
FORMAÇÃO-CONSCIENTIZAÇÃO: A AVALIAÇÃO EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Joacir Marques da Costa, Celso Ilgo Henz
A AVALIAÇÃO MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM PIBID/CAPES/IFCE
José de Araújo Matos, Maria Cristina do Nascimento Braga, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha
ATIVIDADES COM O GEOGEBRA: INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE DERIVADA
Paula Gabrieli Santos de Assumpção, Inês Farias Ferreira
SOBRE A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DIDÁTICAS
Thanise Azzolin dos Santos, João Carlos Gilli Martins
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA EM EVENTOS CIENTÍFICOS
Ana Júlia dos Santos da Silva, Cátia Maria Nehring, Marta Cristina Cezar Pozzobon
O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: O CASO DA REDE ESCOLAR SESI-SP
Dimas Cássio Simão, Laurizete Ferragut Passos
PROPORCIONALIDADE E O CONEITO DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring
Relato de Experiência
PLANOS DE INTERNET 3G SOB A ÓTICA DA MODELAGEM
MATEMÁTICA
Carine Girardi Manfio, Cristiane Hahn, Ricardo Fajardo
AULAS PRÁTICAS DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO DA
MATEMÁTICA
Sandra Miranda
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Carine Pedroso da Rosa, Lizemara Costa Ribas, Milene Barazzutti
MATEMÁTICA E CIDADANIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Maria Nilza Fernandes Alves, Ana Paula de Oliveira Cardoso, Danilo Santos Souza, Jocasta Ribeiro Silva, Wallace Juan Teixeira Cunha
ATIVIDADE DE POTENCIAÇÃO COM O USO DE CARTAS NA 5ª SÉRIE
Weverton Augusto da Vitória, João Paulo Milanez, Edilene Gomes Pires, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Josiane Gonçalves da Silva
MATEMÁTICA NO COTIDIANO: PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Monique Teixeira de Azambuja, Paulo Rubens Severo
AÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA:
NUANCES DAS RELAÇÕES DIDÁTICAS ESTABELECIDAS ENTRE OS
SUJEITOS E SUAS PRÁTICAS
Greiton Toledo de Azevedo, Jaqueline Gomides da Costa, Janice Pereira Lopes, José Pedro Machado Ribeiro
PRÁTICAS DE NUMERAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS EM JAGUARÉ- ES
Rosangela Cardoso Silva Barreto
JOGOS MATEMÁTICOS: APRENDIZAGENS DISCENTE E
DOCENTE NO PIBID/CAPES/IFCE
Aline Nayara Silva Campos, Carlos Eduardo Oliveira Nunes, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha
PROPRIEDADES DA ADIÇÃO: POSSIBILIDADES DE
ENSINO A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VIRTUAL
Gisele Tamara Bittencourt, Gabriela Fontana Gabbi, Halana Garcez Borowsky Vaz, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
O ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE
UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA
Maiara Francine Bollauf, Regina Helena Munhoz
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO
PIBID/CAPES/IFCE, CAMPUS DE FORTALEZA
Maria Cristina do Nascimento Braga, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha, Camila Nogueira Sampaio, José Araujo Matos
JOGOS MATEMÁTICOS: APRENDIZAGENS DISCENTE E
DOCENTE NO PIBID/CAPES/IFCE
Aline Nayara Silva Campos, Carlos Eduardo Oliveira Nunes, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE WINPLOT NA CONSTRUÇÃO DE
GRÁFICOS DE FUNÇÕES AFIM
Kellen Cardoso Barchinski, Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Leandra Anversa Fioreze
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA
UTILIZANDO TROCAS NOS ANOS INICIAIS
Naíse Pereira Cardoso, Jucilene Hundertmarck, Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
BRINCANDO DE MATEMÁTICO
Carlos Alberto Rezende de Carvalho Junior, Janio de Jesus Cardoso, Larissa Kovalski
JOGO DAS POTÊNCIAS: O USO DE ATIVIDADE LÚDICA NA AULA
DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Priscilla Carvalho Casteluber, André Lima Egídio Romano
LUDICIDADE: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Edena Carla Dorne Cavalli
TRABALHANDO CONCEITOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA NO
ENSINO MÉDIO
Henrique Bevilaqua Cereser, Rodrigo de Freitas Gabert, Ronaldo Bressan Pes, Constantino Marcon, João Carlos Gilli Martins
TOMANDO GOSTO PELA MATEMÁTICA ATRAVÉS DAS ARTES
João Moreira Chaves Junior, Danilo Santos Souza, Rejane de Almeida Santos, Maria Nilza Fernandes Alves, Wallace Juan Teixeira Cunha
LÓGICA & AÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA ENIGMAS DE
RACIOCÍNIO LÓGICO
Bruno Marques Collares, Elisabete Zardo Búrigo
REFLEXÕES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO
PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DE GRADUANDOS DO CURSO
DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE RONDÔNIA
Cristiane Vilmer Corrêa, Vanessa da Silva, Marlos Gomes de Albuquerque, Emerson da Silva Ribeiro
PARA QUE SERVE O DINHEIRO? UMA EXPERIÊNCIA NOS
ANOS INICIAIS A PARTIR DA NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DE
UM PADRÃO MONETÁRIO
Cácia da Silva Cortes, Laura Pippi Fraga, Andressa Wiedenhöft Marafiga, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
JOGO DO TERMÔMETRO MALUCO COMO INSTRUMENTO LÚDICO
NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS
Clayson Lopes da Cruz, Everton Francisco Ferreira Santiago, Ana Carla Lima Fonseca Coutinho, Heitor Achilles Dutra da Rosa
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA
MATEMÁTICA
Jussileno Souza da Cunha, José Adgerson Victor da Silva
AS EXPERIÊNCIAS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PIBIDMATEMÁTICA
– UFRJ
Erica da Silva Paula, Maria Fernanda Elbert Guimarães, Marcia Maria Fusaro Pinto
A MATEMÁTICA DA ARTE
Adriana Luche Athaide da Silva
A MATEMÁTICA IMBRICADA COM A LITERATURA: RELATO DE
EXPERIÊNCIA
Cristian Darif, Cláudia Maria Grando, Rosemari Ferrari Andreis
JOGO DA DIVISIBILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA
MATEMÁTICA
Valéria Araújo de Paula, Milena Aparecida Batelo Ramos
SOFTWARE EDUCACIONAL: RECURSO PEDAGÓGICO PARA
MELHORAR A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE
MATEMÁTICA
Clara Celina Ferreira Dias
PROGRAMA DE ESTUDOS PARA INTERESSADOS EM MATEMÁTICA:
uma aproximação com a resolução de problemas
Bruno Benites Escobar, Francielly da Rocha Figueiredo, Luzia Aparecida de Souza
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO SISTEMA ORTOGONAL DE
COORDENADAS CARTESIANAS COM O JOGO BATALHA NAVAL
Priscila Martins Fernandes, Alessandra Querino da Silva, Naiara Felix Tolentino de Souza, Luciano Antonio de Oliveira
O CONTATO COM O AMBIENTE ESCOLAR POR MEIO DO ESTAGIO
CURRICULAR SUPERVISIONADO II
Pâmela Franco Fernandes, Milene Barazzutti, Luciani Missio
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS APLICADOS AO PROCESSO DE
ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO
FUNDAMENTAL
Emanoel Lopes Ferreira, Francely Aparecida dos Santos
ATIVIDADES DIFERENCIADAS NO ENSINO
DO TEOREMA DE PITÁGORAS
Laralyze Gomes Figueiró, Dejalmir Chaves de Vargas, Elieze Carvalho de Oliveira, Luciana Dalla Nora dos Santos, Mara Rubia Machado Couto
DIFICULDADES DE APRENDIZADO EM MATEMÁTICA: PIBID
COMO POSSIBILIDADE
Angelo Fernando Fiori, Eliane Trevisan, Aline Marchi
APRENDENDO, BRINCANDO E MODELANDO COM AS EQUAÇÕES DE 1º GRAU
Cristiano Forster, Débora Eloísa Nass Kieckhoefel
OLHARES ACERCA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR BOLSISTAS DE MATEMÁTICA DA UESB-JQ
Evaneila Lima França, Rodrigo Schroeder, Rubia Oliveira da Silva, Valéria Lago da Silva, Marcelo Araujo Lino
ATIVIDADES PERMANENTES PARA APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Daniele Barros Vargas Furtado
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO
Fernanda dos Santos Garcia, Carla Silveira Grandi, Maria Beatriz Menezes Cartilhos
O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Cristina Girotto, Angélica Theis dos Santos, Cláudia Müller Vargas, Ronei Osvaldo Ziech, Tamara Ost Fracari
UMA ABORDAGEM DE JUROS SOB A PERSPECTIVA DA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Lucas Ferreira Gomes, Luiz Marcos Fedrigo Junior, Milton Kist
PIBID/MAT – UNB: FORMAÇÃO DE PROFESSORES VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Guy Grebtot, Maria Terezinha J. Gaspar
OLHARES… REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NO PIBID MATEMÁTICA – UM RELATO
Marta Oliveira Guimarães, Márcia Souza da Fonseca
ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM O AUXÍLIO DO TANGRAM
Cristiano Forster, Ivan Carlos Horbach
PRÁTICA SOCIAL DA CULINÁRIA NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
Jean Cauê Huppes, Nilacir Batistell Guterres
MÓDULO INSTRUCIONAL PARA O ENSINO BÁSICO DE MATEMÁTICA: FÓRMULAS PARA O CÁLCULO DA ÁREA DE POLÍGONOS
Ana Maria Kaleff,Anne Michelle Dysman, Cristiane Guimarães Lima,Matheus Freitas de Oliveira, Stella Diniz de Oliveira
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENSINO E PESQUISA MEDIADOS PELA EXTENSÃO
Kaled Sulaiman Khidir, Rochelande Felipe Rodrigues, Wanderson Mamedes da Silva
INTERAÇÃO NA ESCOLA: PRÁTICA DE ENSINO COM A 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, INSERINDO O CONCEITO DE POLINÔMIOS, ATRAVÉS DA BASE 10 E DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO
Adriana R. Kraisig, Ana Júlia dos Santos da Silva
O DESAFIO DA INTERDISCIPLINARIDADE: A MATEMÁTICA NO TEATRO
Naianna da Silva Leite, Álvaro José Cheles Lima, Ana Paula Lacerda, Kalline Stefani Dias de Oliveira, Tatiana Vieira dos Santos Paiva, Wallace Juan Teixeira Cunha6
PRODUÇÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA ENRIQUECEDORA
Duílio Tavares de Lima
OFICINA: O NÚMERO DE OURO, SEUS MISTÉRIOS E SUA PRESENÇA EM NOSSAS VIDAS
Ingrid Mariana Rodrigues de Lima, Fernanda Machado, Daniela Guerra Ryndack, Isabella Cordeiro Bruz, Wesley dos Santos Villela Batista, Elisangela de Campos
O USO DE TECNOLOGIA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
Renan Gustavo Araujo de Lima, Estevão Ovando Neto, Luzia Aparecida de Souza
ANÁLISE DO OBJETO DE APRENDIZAGEM “MATRIZES EM AMBIENTE VIRTUAL
Carine Girardi Manfio,Cristiane Hahn, Carmen Mathias
A GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA
Elyanara Moreira Matheus, Fernanda Araújo da Silva, Janice Pereira Lopes, Katiucy Freire de Oliveira
MANCALAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Cristopher Luis Mattoso, Enderson Lopes Guimarães, Keilla Cristina Arsie Camargo, Leticia Liceski, Luana Ciriaco da Luz, Scarlett Catharine Nathale Lis Kehl,Simone da Silva Soria Medina
GINCANA DE MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DO PIBID
Severino Barros de Melo, Dorghisllany Souza Holanda
AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA
Alaiane Silva da Cunha Mendonça, Alzenira de Oliveira Carvalho, Everson Bonfim Ramos de Lima, Ana Regina da Silva Lima, Roger Henrique Silva dos Santos
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
Tatiana Comiotto Menestrina, Marnei Luis Mandler, Pamela Paolo Leonardo
A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DOS NÚMEROS TRIGONOMÉTRICOS
Adriana de Cássia Zan de Matos, Raquel Dalla Nora Michelon, Luciana Dalla Nora dos Santos
APLICAÇÃO DO JOGO “O LABIRINTO DE TABUADA” NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Elcio Pasolini Milli, Pammela Ramos da Conceição
PERFIL DOS ALUNOS DE TERCEIRO ANO REGULAR DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL SARMENTO ATENDIDOS PELO PROJETO PIBID/IFPA
Sandra Miranda
UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA
Gracy Eveliny Santos Mól, Estevão Carvalho Pereira
O USO DE JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: UMA EXPERIÊNCIA POR MEIO DO PIBID
Taigor Quartieri Monteiro, Silvana Witt Pierry, Karla Jaqueline Souza Tatsch, Lozicler Maria Moro dos Santos
(RE)APRENDENDO FRAÇÕES: EXPERIÊNCIAS DO GRUPO PIBID/MAT/UFMS/CPAq
Jucélia Devechio Moreira, Darinei Marcos de Lima, Jéferson Luiz Cezário, Marisol Vieira Melo
PIBID E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Tarcila Oliveira Matos Muniz
ABORDANDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO POTENCIAÇÃO COM ALUNOS DO SÉTIMO ANO
Alexandre Carlos Augusto Souza Nascimento, Aline Dutra Pereira, Sandra Aparecida Fraga da Silva
PRODUTOS NOTÁVEIS: UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA COM ÊNFASE NAS INTERAÇÕES PROFESSOR, ALUNO E CONHECIMENTO
Amanda do Nascimento Rosa, Wagner Wilson Pereira de Carvalho
UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU/SERGIPE COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS
Tâmara Azevedo Nascimento, Tâmara Azevedo Nascimento, Tamysia Canuto Nascimento, Fabíola Silva de Teive e Argolo, Silmara Jesca Xavier de Oliveira, Monize Barros Lima
A VIVÊNCIA EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Kátia Luiza Niederle, Tassiani Jorge de Oliveira, Cláudia Maria Grando, Rosemari Ferrari Andreis
ATIVIDADES DO PIBID/UFMS/CPPP/MATEMÁTICA: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE SUPORTE AO ENSINO
Caroline da Silva Oliveira, Vanilda Alves da Silva
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Eric de Oliveira Gomes, Heitor Achilles Dutra da Rosa
TRANSFORMANDO O JOGO DA VELHA EM UMA
EXPERIÊNCIA PRAZEROSA
Sabrine Costa Oliveira, Danielly Fraga Santana, Dilza Côco, Sandra Aparecida da Silva Fraga
A MATEMÁTICA NA CULINÁRIA REGIONAL
Tatiana Vieira dos Santos Paiva,Carolina Fernandes Araújo, Álvaro José Cheles Lima, Naianna da Silva Leite, Wallace Juan Teixeira Cunha
O PROJETO OBMEP/PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Joab de Souza Pena, Emerson da Silva Ribeiro, Norma Maria Coelho Vieira, Marlos Gomes de Albuquerque
OFICINA DE MATEMÁTICA: FRACTAIS
Michele Pilato, Elisangela de Campos, Fabio da Costa Rosa, Greicy Kelly Rockenbach da Silva, Luana Leal
USO DA TEORIA DE GRAFOS E METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Erika Pinheiro,Guy Grebot
ÁREA DO CÍRCULO E O NÚMERO PI:
UMA ABORDAGEM DIFERENTE NAS TURMAS DE 8ª SÉRIE
Cíntia Teixeira Préve
REFLETINDO EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA NOVOS TALENTOS DA UFPEL
Jairo Valões de Alencar Ramalho, Ruth da Silva Brum
MODELOS ORGANIZATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Jaqueline Oliveira Silva Ribeiro, Dimas Cássio Simão
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kátia Luciane Souza da Rocha, Jefferson Marçal da Rocha, Nívea Maria Perdomo de Moura
O EXPERIMENTO ALEATÓRIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ESTUDO DE PROBABILIDADE. ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE SEQUENCIA DIDÁTICA, BASEADA NA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA
Thafarel Rodrigues da Costa, Thafarel Rodrigues da Costa1
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID E A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO
Débora da Cunha Rodrigues, Marina Araujo Bento, Maria José Coutinho de Souza, Kaled Sulaiman Khidir
OFICINAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
Mariel Pereira Rodrigues, Renata Cardoso da Cruz, Renata Cardoso da Cruz
DA ATIVIDADE AO CONCEITO DE PLANO CARTESIANO: UMA VIVÊNCIA NA ESCOLA
Ricardo Roberto Roque, Peter Schweigert Pereira
MATEMÁTICA E FÍSICA: JUNTAS PELA FUNÇÃO AFIM
Carine Pedroso da Rosa, Lizemara Costa Ribas, Milene Barazzutti
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO “CUBRA 12” A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES
Lauro Chagas e Sá, Jenifer Heleno Stoffel, Sandra Aparecida Fraga da Silva
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CASE
Mayara de Araújo Saldanha
CONSTRUINDO FIGURAS COM O TANGRAM NOS ANOS INICIAIS
Danielly Fraga Santana, Sabrine Costa Oliveira, Dilza Côco, Sandra Aparecida da Silva Fraga
A PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
Geovânia dos Santos, Christian Dias Azambuja, Bianca Silveira, Lidiane Garcia Pereira
PIBID: EXPERIMENTANDO O USO DE METODOLOGIAS DE ENSINO QUE PODEM FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
José Cassiano Teixeira Santos, Naiane Novaes Nogueira, Marcelo de Araújo Lino
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DE LICENCIATURA
Rudhero Monteiro dos Santos
DESMITIFICANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Antônio Vital da Silva Júnior, Mônica da Cunha Gomes
APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS
Alaiane Silva da Cunha Mendonça, Alzenira de Oliveira Carvalho, Roger Henrique Silva dos Santos, Everson Bonfim Ramos de Lima
JOÃO E A GALINHA MÁGICA: DISCUTINDO POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Diaine Susara Garcez da Silva, Simone Pozebon, Luís Sebastião Barbosa Bemme, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
MATERIAIS MANIPULÁVEIS UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA PERIFERIA DE MANAUS, ESTADO DO AMAZONAS
ERILÚCIA SOUZA DA SILVA
A INFLUÊNCIA DO JOGO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Maria de Lourdes Meinerz da Silva, Daiani Finatto Bianchini
DIVERSIFICANDO AS AULAS DE MATEMÁTICA
Josiane Bernz Siqueira
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Erica Ferreira Souza, Andréia Goldani
ALUNOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO EXPERIMENTANDO E REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Cristiane da Silva Stamberg, Lucilaine Goin Abitante
ESTUDO DA EQUAÇÃO DA RETA UTILIZANDO O SOFTWARE GRAFEQ
Jordana Donelli Stremel, Walter Mendes Haselein, Walter Mendes Haselein
A MATEMÁTICA DA SAÚDE
Isabel Cristina Thiel, Andressa Dambrós
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA: UMA DATA COMEMORADA
Aline Vaccari, Dwer Wewer Vitkoski, Edinéia Moreira de Souza, Luciano Matulle, Doroteya Gavanski
MATEMÁTICA EM AÇÃO: UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR
Rodrigo Viana Pereira, Felipe Augusto de Oliveira Martins, Leonardo Pinheiro da Silva, Wanderley Moura Rezende
PROJETO PET MATEMÁTICA NA ESCOLA: UMA OUTRA VISÃO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
Vagner Weide Rodrigues, Gláucia Lenita Dierings
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Vanessa Züge, Dionéia Antunes da Silva, Leandra Anversa Fioreze, Liane Teresinha Wendling Roos
PIBID-MATEMÁTICA/UNESP, RIO CLARO: RESULTADOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA PARCEIRA
Camila Libanori Bernardino, Ana Claudia Ferreira Fernandes
Pôster
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE
INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS
Jéssica Ayumi Uehara Aguilera, Alessandra Querino da Silva, Cintia da Silva Mascarin, Maria Aparecida Cabral da Silva do Nascimento
ALUNOS ESPECIAS NA CONTEMPORANEIDADE: APRENDIZAGENS
NO ENSINO DA MATEMÁTICA
André Martins Alvarenga, Bruna Borges Telmo
MATEMÁTICA E CIDADANIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Maria Nilza Fernandes Alves, Ana Paula de Oliveira Cardoso, Danilo Santos Souza, Jocasta Ribeiro Silva, Wallace Juan Teixeira Cunha
TENDÊNCIA SÓCIO INTERACIONISTA APLICADA
AO ESTUDO DAS MATRIZES: UMA INICIATIVA
PIBID/CAPES/IFCE
Thyago Amaro Camelo, Francisco Ricardo Pereira da Silva, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha
PROBLEMATIZANDO FRAÇÕES: EXPERIÊNCIAS E
REFLEXÕES
Camila Duarte de Araújo, Jéssica Fernanda da Cruz Silva, Maria Lúcia de Carvalho Fontanini
ATIVIDADE DE POTENCIAÇÃO COM O USO DE CARTAS NA 5ª SÉRIE
Weverton Augusto da Vitória, João Paulo Milanez, Edilene Gomes Pires, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Josiane Gonçalves da Silva
POLÍTICAS PÚBLICAS: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA
DE INCENTIVO À DOCÊNCIA - PIBID NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES
Sofia Camargo Baleeiro, Franciele Batista Dias
CONCEITOS E APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NAS
NOTICIAS: VIVÊNCIAS DE ALUNOS DOS 1º ANOS DO ENSINO MÉDIO DA
ESCOLA ESTADUAL IRMÃ MARIA HORTA – VITÓRIA/ES
Rosangela Cardoso Silva Barreto, Jacqueline S. Schneider
A GEOMETRIA DOS ORIGAMIS
Débora Bussolotto, Marcos Antonio Carraro, Marina Rampon, Felipe Luy Valério
ORIGAMI NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM
Bruna Larissa Cecco, Luciano Carlos, Fernanda Paula Wappler
AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E O ENSINO DAS QUATRO
OPERAÇÕES COMO FORMA DE MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE
APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA
DA SILVA, Renata Moura, MOREIRA, Francisca Danielly Lopes, DA SILVA, Márcio Nascimento
ROLETA DAS EQUAÇÕES
Noé Franco de Jesus, Camila Ferreira Abreu
UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO
ENSINO DA MATEMÁTICA
Simone Pereira Dias, Milena Aparecida Batelo Ramos
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DAS
PROPRIEDADES DE POTÊNCIAS
Felipe de Almeida Duarte, Marila de Torres Aguiar, Cristiane Ap. P. Martinez
RELATO SOBRE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA EM
UM SÉTIMO ANO COM METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE
PROBLEMAS
Marcelo Renan Augusto Ferreira, Raphael Peres Correia dos Santos, Milton Kist
AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: EXPERIÊNCIA DO
PIBID/UVA/MATEMÁTICA NA ESCOLA DE ENSINO
FUNDAMENTAL E MÉDIO SINHÁ SABÓIA
Caroline Gomes Ferreira, Liduina Monteiro Gomes, Miguel Jocélio Alves da Silva
TRABALHANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NUMA
PERSPECTIVA DE APROFUNDAMENTO DAS
PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS OPERATÓRIAS
Carla R. da Silva, Lígia S. Bastos, Lisiane S. Gomes, Lorena B. Costa, Maria Izabel C. Rosário, Wallace Juan Teixeira Cunha, Fabio Amaral Fernandes
AS INTERFACES DO TEATRO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
Cassia Lutiane Moraes Goulart, Keli Pereira Soares, Douglas Joziel Bitencourt Freitas, Ivonne Gassen
ESCOLARIZAÇÃO DO JOVEM E ADULTO TRABALHADOR NOS
CURSOS PROEJA-IFES: DIFICULDADES,
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Veronica B. Marcarini, Antonio Henrique Pinto
ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOMETRIA ANALÍTICA PARA
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE UMA
EXPERIÊNCIA
Divane Marcon, Fabiane C. Höpner Noguti
ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA: O
SOFTWARE GEOGEBRA COMO POSSIBILIDADE NA
EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES
Elyanara Moreira Matheus, Fernanda Araújo da Silva, Greiton Toledo de Azevedo, Janice Pereira Lopes, Katiucy Freire de Oliveira, Mirian Cristianne da Silva
O PIBID EM FOCO NA ESCOLA EJORB
Cléia Ferreira da Costa da Matta, Geirto de Souza, Damião Alves da Silva
FEIRA DE MATEMÁTICA: MOTIVANDO ALUNOS DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE 6º AO 9º ANO A ESTUDAR MATEMÁTICA
Ana Paula de Melo da Costa, Janynne Collienne Braga Alves
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE
PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE
JÚLIO DE CASTILHOS
Francine L. Monteiro, Ricardo Fajardo
PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AS AULAS DE
TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Matheus Monteiro Nascimento, Diomar Reus Sbardelotto
PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E
RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO
DA MATEMÁTICA
Naiane Novaes Nogueira, José Cassiano Teixeira Santos, Marcelo de Araújo Lino
O ENSINO DE ESTATÍSTICA E SEUS DIFERENTES
SIGNIFICADOS
Diego Pataro Viana de Oliveira, João Filipe Serafim Malaquias, Maria de Fátima Marrinhas
OS CONCEITOS DE ERRO, OBSTÁCULO E CONTRATO DIDÁTICO
SEGUNDO GUY BROUSSEAU
Joselba Liliane de Oliveira, Aline Mendes de Arruda, Fernando Carneiro da Silva, Joseli Almeida Camargo
PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS: APRIMORANDO
CONHECIMENTOS
Regiane da Cruz Oliveira, Pedro Júnior Ribeiro de Moura, Pedro Júnior Ribeiro de Moura
GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE
POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO
Rubia Oliveira da Silva, Rodrigo Schroeder dos Santos, Marcelo Araujo Lino
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM
PONTO CRUZ
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva
SOMA E PRODUTO DAS RAÍZES DA EQUAÇÃO QUADRÁTICA: CONHECER
PARA APLICAR
Denise Ritter, Alessandra Vargas, Suziane Bopp Antonello, Luciani Missio
MODELAGEM MATEMÁTICA: DIMENSÕES DE JANELAS
ESCOLARES
João Valmor Barros da Rocha, Lizemara Costa Ribas, Carine Girardi Manfio
PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) – UMA
EXPERIÊNCIA DIFERENTE
Aricléia Damasceno Rodrigues, Luciana Tavares de Sousa, Kaled Sulaiman Khidir, Severino Cassiano de Souza Filho
MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA PARTIDA DE BOCHA
Carine Pedroso da Rosa, Catia Cargnin, Marluce Trentin Oliveira, Carine Girardi Manfio
O USO DO TEODOLITO COMO METODOLOGIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM
DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS
Eunice Moreira dos Santos, Alessandra Querino da Silva, Maria Aparecida Cabral da Silva do Nascimento, Luciano Antonio de Oliveira
SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA
Luciene da Costa Santos, Joelma Patez de Almeida
CONVERSÃO DE MEDIDAS DE ÂNGULOS NO CICLO
TRIGONOMÉTRICO COM O JOGO BATALHA NAVAL
Tatiana Silva dos Santos, Alessandra Querino da Silva, Dihellen Thayse Moreira Cubas, Luciano Antonio de Oliveira
O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO
FUNDAMENTAL E MÉDIO
Mônica Cristina Bogoni Savian, Luciane Flores Jacobi, Roselaine Ruviaro Zanini
EXPERIÊNCIAS A CERCA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA
PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Wilian Schmidt, Lidiane Buligon, Carmen Vieira Mathias, Luciane Gobbi Tonet
TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA:
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ
Rodrigo Schroeder dos Santos, Evaneila Lima França, Rubia Oliveira da Silva, Valéria Lago da Silva, Marcelo Araujo Lino
LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE
MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E
INVESTIGATIVO
Adriano Cavalcante da Silva
APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS
Alaiane Silva da Cunha Mendonça, Alzenira de Oliveira Carvalho, Roger Henrique Silva dos Santos, Everson Bonfim Ramos de Lima
JOGO DE EQUAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO
DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Alessandra Querino da Silva, Priscila Rodrigues Simis, Jóice Gomes dos Santos
RELATO SOBRE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONCEITOS DE
ÁREA E PERÍMETRO
Camila Sibelle Marques da Silva, Lidiane Pereira de Carvalho
MAT ÀS DÚVIDAS: ARTICULANDO TEORIA DO
CONHECIMENTO E PRÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA
CONSTANÇA BARROS MACHADO
Cleverson Borges da Silva, Emily Monge Silva, Luzia Aparecida de Souza
O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DA PERSPECTIVA
METODOLÓGICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Dayani Quero da Silva, Iara de Souza Doneze, Joselene Marques, Simone Alves da Silva, Loriane Trombini Frick
EXPERIÊNCIAS DO PROJETO “EXPRESSÕES NUMÉRICAS E
RADICIAÇÃO: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA” NA
ESCOLA MARIA DO CARMO CARNEIRO.
SILVA, Francisca Valdielle Gomes, NASCIMENTO, Tânia Moraes, SILVA, Márcio Nascimento da
A PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS DIDÁTICOS COM
EQUIPAMENTOS DE FÁCIL ACESSO: UMA EXPERIÊNCIA NO
PIBID-MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO
ACARAÚ
Márcio Nascimento da Silva, Renata de Vasconcelos Fonteles
PROJETO MUSEU DO DESCARTE: A MATEMÁTICA COMO
FERRAMENTA NA ARTE DA CONSCIENTIZAÇÃO
Samantha Pinto da Silva, Ingrid da Rosa Mathias, Bruna de Farias Xavier, Luis Tiago Osterberg
RELATOS DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA
EXPERIÊNCIA NO PIBID
Valéria Lago da Silva, Evaneila Lima França, Marcelo Araujo Lino
SITUAÇÃO DE DIFICULDADE EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE
CASO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Bianca Silveira, Bianca Silveira, Lidiane Garcia Pereira
EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)
Luciana Tavares Sousa, Regiane da Cruz Oliveira, Aricléia Damasceno Rodrigues, Kaled Sulaiman Khidir
TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
SOUSA, Maria Jéssica Ximenes, LOIOLA, Suiane Virginia Pereira, MELO, Vanessa Sousa, DA SILVA, Márcio Nascimento
O TRANÇADO EM PAPEL COLORIDO COMO ESTRATÉGIA DE
ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA
Danilo Santos Sousa, João Moreira Chaves Júnior, Maria Nilza Fernandes Alves, Maria Nilza Fernandes Alves, Wallace Juan Teixeira Cunha
REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA
Liziane Batista Souza, Danieli Martins Ambrós
MULHERES NA MATEMÁTICA: CONHECENDO SOBRE O MARCO
QUE DEIXARAM NA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
Vanessa Steindorf, Simone Munari Franco, Eliana do Carmo Pinheiro
TRABALHANDO O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES
DA ESCOLA SINHÁ SABÓIA, SOBRAL-CE
Verônica de Souza Tabosa, Luana Sousa de Sales, Miguel Jocélio da Silva
LIVRO DAS FRAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA VISUAL
Gisele Terres Teixeira, Marluce Dorneles Neves, Marluce Dorneles Neves, Liane Teresinha Wendling Roos
A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Alessandra Vargas, Denise Ritter, Luciana Dalla Nora dos Santos, Mara Rubia Machado Couto
PESQUISA, INTERDISCIPLINARIEDADE E
TRANSDISCIPLINARIEDADE LIGADAS AO ENSINO DE
MATEMÁTICA
Camila Sousa Vasconcelos, Érika Souza Ferreira, Miguel Jocélio Alves da Silva
ENSINANDO “CIRCUNFERÊNCIA” POR MEIO DA
METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Nayara Bibiano Zebediff, Pedro Augusto Mazini dos Santos, Joselene Marques, Loriane Trombini Frick, Simone Alves da Silva
TENDÊNCIA SÓCIO INTERACIONISTA APLICADA AO ESTUDO DAS MATRIZES: UMA INICIATIVA PIBID/CAPES/IFCE
Thyago Amaro Camelo, Francisco Ricardo Pereira da Silva, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha
JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
Charlene Taís Theisen, Janine Charlene Diogo
Mostra Didático-Científica PIBID
JOGOS MATEMÁTICOS FAZEM A DIFERENÇA
Aruana do Amaral, Bruna Fernandes Guimarães, Regina Helena Munhoz
TABULEIRO MATEMAGNÉTICO
Thais Clara da Costa, Marília Zabel, Ivanete Zuchi Siple
UTILIZANDO BALANÇA DE DOIS PRATOS PARA ABORDAR
CONCEITOS DE IGUALDADES
Maisa Damazio Franco, Natália Caroline dos Passos, Marnei Luis Mandler
A HORA DO CONTO: REFLETINDO SOBRE A HISTÓRIA DA
MATEMÁTICA
Íngrid da Rosa Mathias, Tairane Elisane Teixeira Pires
JOGO MATEMÁTICO: O BINGO DA RADICIAÇÃO
Amanda Carvalho de Oliveira, Ingrid Mariana Rodrigues de Lima, Leticia Trzaskos, Luana Leal, Elisangela de Campos
JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO – UMA EXPERIÊNCIA NO
PIBID/CAPES/IFCE
Myrlene Oliveira Nascimento, Janaína Marques e Melo, Janaína Marques e Melo, Francisco Gêvane Muniz Cunha
BAÚ DA MATEMÁTICA – UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS
NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS
Denise Ritter, Pâmela Franco Fernandes, Suziane Bopp Antonello, Luciani Missio
MATEMÁTICA E CIDADANIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Maria Nilza Fernandes Alves, Ana Paula de Oliveira Cardoso, Danilo Santos Souza, Jocasta Ribeiro Silva, Wallace Juan Teixeira Cunha
MOSTRA PIBID/MATEMÁTICA/FURB: JOGOS DIDÁTICOS E HISTÓRIA DA
MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Tânia Baier
MARCO ZERO
Jussileno Souza da Cunha
JOGO DA DIVISIBILIDADE
Valéria Araújo de Paula, Milena Aparecida Batelo Ramos
UMA PROPOSTA PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE
INCÓGNITA E RESOLUÇÃO DE SISTEMAS
Nedir do Espirito-Santo
O USO DO JOGO CORRIDA DAS FUNÇÕES E A RELAÇÃO ENTRE A
FUNÇÃO LOGARÍTMICA E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Amanda Gonçalves Figueiredo
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PAPELÃO
FONTELES, Renata de Vasconcelos, MONTE, Edymara Prado Ximenes, SILVA, Márcio Nascimento da
EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL COM O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL
Marcia Lorena Martinez, Karine Gantes Monteiro
JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PIBID
Tamysia Canuto Nascimento, Darlysson Wesley da Silva, Tâmara Azevedo Nascimento, Fabíola Silva de Teive e Argolo, Silmara Jesca Xavier de Oliveira, Monize Barros Lima
TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS
Carmen Reisdoerfer, Daniele Holzschuh de Oliveira, Mariele Cunha de Moura, Patrícia Manfio Cocco
O USO DE JOGOS DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA PARA O
ENSINO DA MATEMÁTICA
Ana Paula VinoskiRengel, Mara Salete Bianchi, Marta de Gasperi
QUATRO OPERAÇÕES: UMA PROPOSTA DE
MELHORAMENTO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Carla Rocha, Lígia S. Bastos, Lisiane S. Gomes, Lorena Bonfim, Maria Izabel Carvalho,Wallace Juan Teixeira Cunha, Fabio Amaral Fernandes
MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO
INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Camila Sampaio Nogueira, Maria Aparecida Galdino de Souza, Luiza Santos Pontello
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA
FACILITADORA NO ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS
Lilyan Dias dos Santos, Humberto Vinicius Rondon Silva
A MATEMATICA NA ARTE DO TRANÇADO
Rejane de Almeida Santos, Danilo Santos Souza, João Moreira Chaves Junior, Maria Nilza Fernandes Alves, Wallace Juan Teixeira Cunha
QUANTAS POSSIBILIDADES EXISTEM PARA PASSAR
O CADARÇO NO TÊNIS
Verônica Ferreira dos Santos, Samantha da SilvaVargas, Vitor Hugo de Carvalho, Josivaldo Gonçalves dos Santos, Kelling Cabral Souto
ATIVIDADES COM GEOPLANO – PIBID-UFS
Darlysson Wesley da Silva, Tâmara Azevedo Nascimento, Tamysia Canuto Nascimento
O USO DO JOGO LABIRINTO RELATIVO COMO FERRAMENTA
FACILITADORA NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS
Humberto Vinicius Rondon Silva, Lilyan Dias dos Santos, Giovanne Pimentel da S. Júnior
INSERÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Daniela Nahuys Thormann, Rafaella Colares da Silva, Vanussa Braga Rezende
EM FUNÇÃO DO SKATE
Roselaine Maria Trens, Laura Leal Moreira
O USO DO TEODOLITO ARTESANAL NO
ENSINO DE TRIGONOMETRIA
Bruna de Farias Xavier, Samantha Pinto da Silva
GINCAMÁTICA
Marília Zabel, Airton Camilo Côrrea Júnior, Regina Helena Munhoz
UTILIZANDO BALANÇA DE DOIS PRATOS PARA ABORDAR CONCEITOS DE IGUALDADES
Maisa Damazio Franco, Natália Caroline dos Passos, Marnei Luis Mandler
DOMINÓ FATORNOTÁVEL
Camila Ferreira Abreu, Noé Franco de Jesus
JOGO DA DIVISIBILIDADE
Valéria Araújo de Paula, Milena Aparecida Batelo Ramos