No período compreendido entre os dias 30 de julho a 01 de agosto de 2014, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estará promovendo a 4a ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Assim como as duas edições anteriores, essa Escola será organizada pelo Curso de Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, ambos do Centro de Ciências Naturais e Exata (CCNE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Centro de Educação (CE).
Esses eventos ocorrem, desde 2008, no Campus da UFSM, em anos pares, nos meses de julho e/ou agosto e, preferencialmente, na semana que antecede o início do segundo semestre letivo do ano de sua realização.
Quanto aos seus objetivos, esses eventos visam a congregar professores de Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior, alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia e estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins para discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e questões relativas ao processo de formaçãoinicial e continuadado docente de Matemática desse nível de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da Educação Matemática com vistas ae, principalmentefomentar pesquisas nessa área de inquérito.
A primeira edição, ocorrida em 2008, teve como tema norteador as Práticas e as Matemáticas do Professor de Matemática da Educação Básica. A segunda edição, a de 2010, se pautou pelo tema Formação de Professores de Matemática para a Educação Básica e suas Práticas Docentes: história e atualidade. A terceira edição, a de 2012, propôs o tema Políticas Públicas no contexto da Educação Matemática: implicações na sala de aula. O tema proposto para O tema proposto para a 4a Escola de Inverno de Educação Matemática é Educação Matemática para o Século XXI: trajetória e perspectivas. Para nortear as reflexões decorrentes desse tema, estamos sugerindo os seguintes grupos temáticos a ele associados: Formação de Professores: desafios e perspectivas, Propostas Curriculares Inovadoras, Práticas Docentes Inovadoras, Tendências Pedagógicas em Educação Matemática, Tecnologias da Informação e da Comunicação e História da Educação Matemática.
Como o processo de formação do professor de Matemática para a Educação Básica foi uma questão central debatida nas edições anteriores, a 4a Escola de Inverno pretende continuar refletindo sobre esse processo e, para isso, junto com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), da UFSM, continuará promovendo, no interior de sua programação, o 2o Encontro Nacional de Pibid Matemática.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) foi criado a partir de uma ação do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior para atuarem na Educação Básica. Desde o lançamento de seu primeiro edital, em 2007, este programa vem se ampliando e configurando-se como a principal política pública atual de formação inicial de professores.
Nesta perspectiva, o 2o Encontro Nacional de Pibid/Matemática pretende continuar constituindo em um espaço de discussão e compartilhamento de experiências sobre as contribuições do Pibid para a formação de professores de Matemática para a Educação Básica.