Documentário “Tudo acaba em funk”

O documentário Tudo Acaba em Funk traz a opinião de 8 entrevistados sobre a apropriação, cultura e identidade funk. Além disso, aborda temas como a exportação do gênero para outros países e a apropriação do funk por outros ritmos musicais. Propomos uma quebra de preconceitos ao mostrar que o funk é uma cultura muito importante e significativa para nossa sociedade, que muitas vezes serve como porta voz para as minorias e pode criar, modificar e até salvar vidas.

Ficha técnica:
Direção: Julien Moretto
Direção de arte: Camila Pereira
Orientação do projeto experimental: Flavi Ferreira Lisboa Filho / Co-orientação: Mariana Henriques


Documentário “C(r)omo Somos”

Antes mesmo de nascermos, somos identificados por cromossomos sexuais, no entanto estes nem sempre traduzem a nossa sexualidade e gênero, que é bem mais complexa. O que somos é o que realmente importa, somos um, somos diversos, somos plurais.
Este documentário foi elaborado na disciplina de Comunicação e Cultura, nele trazemos a cultura drag queen e drag king, juntamente com opiniões sobre as representações midiáticas feitas em relação aos LGBT's e principalmente sobre seus sentimentos.

Ficha técnica:
Produção: Ana Carolina Virginelli, Andressa Merlo, Bruna Bucco, Matheus Fontella e Nathalia Batista
Filmagem e edição: Aziza Mustafá
Orientação: Flavi Ferreira Lisboa Filho / Co-orientação: Francesco Flavio da Silva


Curta “Heterofobia x Homofobia”

E se você, heterossexual, estivesse caminhando na rua e fosse ofendido por um homossexual? E se os papeis se invertessem? E se o opressor passasse a ser oprimido?
Isso não o faria sentir realmente na pele o que o oprimido sofre, porque você não é a minoria, porque você não é colocado à margem da sociedade. Isso tudo pareceria um teatro, um sonho ou pesadelo do qual você pode acordar.
E porque não permitimos que o oprimido possa acordar em um mundo no qual ele seja incluído, respeitado e valorizado? Porque é tão difícil lidar com o diferente?
Este vídeo não se trata de uma lição e sim de um “abrir os olhos” para a realidade.

Ficha técnica:
Produção: Alana Anillo, Bruna Dotto, Paola Bittencourt e Rogério Pomorski
Orientação: Flavi Ferreira Lisboa Filho / Co-orientação: Lauren Steffen


Álbum “FatPower”



A sessão fotográfica que resultou neste álbum “FatPower” teve o propósito de mostrar o processo de empoderamento da mulher gorda.

Ficha técnica:
Fotografia: Carine Martins
Modelos: Juliana Giacomini; Leandra Cohen; Natália Barchet
Orientação: Flavi Ferreira Lisboa Filho / Co-orientação: Lauren Steffen


Curta “Mini Doc - Patric”

Mini documentário poético produzido pelos alunos do quarto semestre da FACOS (Faculdade de Comunicação Social) da Universidade Federal de Santa Maria, sob orientação do professor Flavi Lisboa.
O doc retrata a história e a realidade de um homem de 40 anos chamado Patric de Barcelos. Desempregado e desamparado pela família, Patric teve de morar na rua depois da maturidade.

Ficha técnica:
Direção: Eduardo Tesch, João Pereira, Kauê Wienandts, Germano Molardi, Paola Matos e Ramiro Brites
Captação, edição e finalização: Kauê Wienandts
Locução: Paola Matos
Poesia: Germano Molardi
Trilha Sonora: Diogo Matos
Entrevistas: Germano Molardi, João Pereira e Ramiro Brites
Produção: Eduardo Tesch, João Pereira e Ramiro Brites


Documentário “Música e identidade”

O documentário “Música e identidade” propõe representar e analisar a relação entre identidade e cenário musical independente, a partir da visão de seis bandas independentes entrevistadas. Também considera a relação das bandas no que diz respeito à música, cultura, produção, indústria fonográfica, internet, financiamento coletivo, selos independentes, trabalhos paralelos e gravadoras, visando trazer uma nova perspectiva sobre a cena independente e o mercado cultural da música no Rio Grande do Sul.

Ficha técnica:
Direção, produção e edição: Richard Koldberg
Orientação do projeto experimental: Flavi Ferreira Lisboa Filho
Co-orientação: Débora Dalla Pozza

Licença Creative Commons

O Site Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades de Flavi Ferreira Lisboa Filho (pesquisador-líder) está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.