Projeto de Pesquisa

“Identidade e representação na mídia: perspectivas dos Estudos Culturais para análises culturais em Audiovisualidades”
Descrição: Esta pesquisa faz um esforço para pensarmos a articulação entre mídia audiovisual, representação e identidade regional, proposta pela mídia audiovisual, principalmente a televisiva a partir dos estudos culturais. Dessa forma, pretende investigar através da noção de identidade regional, a co-existência das diversidades que constituem aquilo que nomeamos de identidade gaúcha, buscando, sobretudo abranger a complexidade inerente à gauchidade televisiva e a produção regional das narrativas audiovisuais inscritas sobre o signo das identidades regionais e suas representações. Dessa forma, pretende-se analisar os processos de significação construídos pela mídia regional audiovisual, verificando as manifestações e representações das identidades regionais encontradas nas narrativas audiovisuais, tendo como paradigma da identidade do gaúcho a gauchidade, por meio de atos discursivos e sociais, ambientação, usos de linguagem, sotaques, gestualidades, figurino, gramáticas e aparatos ficcionais e não-ficcionais, bem como na publicidade e propaganda.
O projeto recebeu apoio do FIPE-UFSM e do PIBIC-CNPq.



Projetos de Extensão

a) “Identidades e representações de minorias: projeto de intervenção cultural”
Descrição: O presente projeto tem ênfase na formação de sujeitos e na inclusão social por meio da comunicação, da cultura e da arte, contribuindo para transformar o ambiente da universidade em polo de produção e circulação da cultura, incluindo-se as expressões culturais populares, indígenas, afro-brasileiras, dos povos, grupos sociais e comunidades que compõem a nossa diversidade cultural a partir da interlocução e atuação junto às comunidades ou grupos vulneráveis (social ou econômico) da região de abrangência da Universidade Federal de Santa Maria. Esta pesquisa pretende "visibilizar, por meio de produções midiático-comunicacionais, as demandas apontadas pelos sujeitos, grupos e coletivos atendidos, observando o seu fazer cultural e conjugado aos interesses sociais promover a difusão cultural". Acreditamos que ela seja importante porque contribui para o aprofundamento da democracia e do convívio produtivo das diferenças (de gênero, de orientação sexual, de deficiência, étnico-raciais e de religião), atenuando desigualdades sociais por meio da cultura.
Apoio FIEX-UFSM.


b) “Empreendedorismo cultural: a busca por processos identitários e culturais colaborativos”
Descrição: Este trabalho tem por objetivo promover a cultura digital articulada às manifestações culturais, capacitando produtores e multiplicadores de informações e representações culturais na elaboração de projetos culturais. De outro lado, a plataforma digital também será utilizada na formação de uma rede colaborativa, em um primeiro momento, com esses agentes culturais para pesquisa e troca de informações, num esforço conjunto para auxiliar pequenos e médios municípios na criação e desenvolvimento de ações de arte e cultura.
Apoio do Fundo de Apoio à Cultura - FAC da Secretaria de Estado da Cultura – 2013.


c) “Incubação e Identidade de Empreendimentos Econômicos Solidários: consolidação e institucionalização de alternativas de trabalho, renda e cidadania para grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica”
Descrição: O programa busca proporcionar apoio e melhores condições para a organização, viabilização e consolidação das experiências autogestionárias de geração de trabalho e renda que se encontram atualmente inseridas na Incubadora Social da UFSM, melhorando os indicadores sociais e contribuindo para a efetivação dos princípios da economia solidária e do ideário do desenvolvimento sustentável, fomentando e fortalecendo as redes de cooperação dos Empreendimentos Econômicos Solidários.
Financiado pelo edital nº89/2013 do PRONINC/SENAES/MTE/CNPq. (2013-2015)



Convênios

Protocolo de Cooperação firmado entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Beira Interior (Portugal).

Convênio firmado entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Aveiro (Portugal).



Pesquisadores

Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho – líder (UFSM)
Profa. Dra. Ana Luiza Coiro Moraes – vice-líder (UFSM)
Profa. Dra. Ana Carolina Escosteguy (PUCRS) (GP Estudos e Projetos em Comunicação e Estudos Culturais)
Profa. Dra. Ângela Lovato Dellazzana (Unisinos)
Prof. Dr. Thomas Josué Silva
Profa. Dra. Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista (colaboradora estrangeira - Universidade de Aveiro) (Página Pessoal)
Profa. Dra. Gisela Gonçalves (colaboradora estrangeira - Universidade Beira Interior) (Página Pessoal)
Profa. Dra. Rosario Sánchez Vilela (colaboradora estrangeira - Universidad Catolica del Uruguay)

Licença Creative Commons

O Site Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades de Flavi Ferreira Lisboa Filho (pesquisador-líder) está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.