Site do Grupo de Pesquisa Literatura e Autoritarismo  |  Índice de Revistas  |  Normas para Publicação
Literatura e Autoritarismo
Dossiê Artistas e Cultura em Tempos de Autoritarismo
Capa | Editorial | Sumário | Apresentação        ISSN 1679-849X Dossiê nº 7 

O PREFÁCIO DE GOTA D’ÁGUA:
AS BASES DE UM PROJETO CULTURAL DE INTERFACE ENTRE INTELECTUAIS E ARTISTAS NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA

Miriam Hermeto1
Resumo: Sob a forma de um ensaio sobre a realidade brasileira de 1975, quando foi escrito, o prefácio do livro Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, apresenta-se como um manifesto-projeto que anuncia o que começava a se articular como uma ação coletiva de artistas e intelectuais. O presente artigo analisa os sentidos desse ensaio, em duas direções. Em primeiro lugar, analisa-se a autoria mesma do texto, inclusive no que se refere à autorepresentação dos autores. Além disso, examinam-se as justificativas e as bases teóricopolíticas do projeto teatral ao qual o texto se refere, bem como os argumentos que apresenta para criticar a realidade social vigente naquele momento. A análise dos elementos que compõem este manifesto-projeto permitem identificar o espaço de experiência e o horizonte de expectativas não apenas dos autores de Gota D’Água, como do campo artístico-intelectual brasileiro, que começavam a se (re)articular no contexto da abertura política, visando a construir ações de resistência à ditadura e um novo projeto cultural para o Brasil.
Palavras-chave: história intelectual – arte engajada – Gota D’Água – ditadura militar – prefácio.
Abstract: In the form of an essay on the Brazilian reality in 1975, the preface to the book Gota D’Água, by Chico Buarque and Paulo Pontes, presents itself as a manifesto announcing the project to articulate artists and intellectuals. This article analyzes the text in two directions. First, it explores the authorship of the preface. In addition, it examines the theoretical and political theater project to which the text refers. The analysis of the elements of this manifesto-project allows us to identify the experience and horizon of the authors of Gota D’Água, as well as the Brazilian intellectual-artistic field, which began to be (re)articulated in the context of resistance against dictatorship in Brazil.
Keywords: intelectual history – activist art – Gota D’Água – military dictatorship – preface.

1 Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG) – Bolsista de Pós-Doutorado da FAPEMIG no Programa de Pós-Graduação em História. Doutora em História pela mesma instituição, tendo desenvolvido a pesquisa com financiamento da FAPEMIG. Email: miriamhermeto@gmail.com
© 2008 - All rights reserved - Web Developer by Odirlei Vianei Uavniczak