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Literatura e Autoritarismo
Dossiê Estudos de Literatura Comparada
Capa | Editorial | Sumário | Apresentação        ISSN 1679-849X Dossiê nº 10 

A OPRESSÃO NA INFÂNCIA VISTA SOB OS VIESES DE MARIO DE ANDRADE E DE MONTEIRO LOBATO: ANÁLISE DOS CONTOS “PIÁ NÃO SOFRE, SOFRE?” E “NEGRINHA”

Cristina Löff Knapp*
Resumo: O objetivo principal desse estudo é enfocar o tratamento dedicado às crianças do subúrbio nas narrativas da década 20 a 40, mais especificamente em um conto de Mário de Andrade intitulado “Piá não sofre, sofre?, da obra Contos de Belazarte (1934), comparando-o com o tratamento dedicado a criança negra no conto “ Negrinha”, de Monteiro Lobato, da obra Negrinha (1920). O estudo do autor modernista torna-se relevante a fim de entendermos o tratamento dado por ele à sociedade paulistana, mais especificamente ao subúrbio, às mazelas que afligiam os esquecidos pela sociedade. A contística marioandradeana dá voz ao dominado. Vemos uma verdadeira miscigenação de raças. Na verdade, a partir dos contos do autor passou-se a entender essas histórias de outra forma. Pode-se dizer que seus textos foram uma inovação, alcançando a perfeição formal, termo este usado para caracterizar a última obra de contos, Contos Novos (1947).
Palavras-chave: literatura- exclusão social- dominante-dominado
Abstract: The main objective of this study is to focus on the treatment of suburban children in the narratives of the 1920 to the 1940´s, more specifically in a short story by Mario de Andrade named “Piá não sofre, sofre?” from the book Contos de Belazarte (1934), comparing this child’s treatment to the one in the short story “Negrinha” by Monteiro Lobato, in the book Negrinha (1920). The study of the modernist author is relevant making us understand how he treated the social reality of São Paulo, more particularly the suburban reality, the wounds which afflicted the ones forgotten by society. Mario de Andrade´s short stories give voice to the dominated ones. A real miscegenation is what can be seen. In fact, through his stories it is possible to understand better his works. It could be said that his texts are innovative, reaching a formal perfection, expression used for his last book of short stories named Contos Novos (1947).
Keywords: literature - social exclusion - dominator - dominated

* Professora e Coordenadora do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Doutora em Literatura Comparada (UFRGS).
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