Site do Grupo de Pesquisa Literatura e Autoritarismo  |  Índice de Revistas  |  Normas para Publicação
Literatura e Autoritarismo
Dossiê Theodor Adorno e o Estudo da Poesia
Capa | Editorial | Sumário | Apresentação        ISSN 1679-849X Dossiê nº 12 

É POSSÍVEL A LÍRICA APÓS AUSCHWITZ?
UMA PROPEDÊUTICA À DIALÉTICA NEGATIVA DE ADORNO

Giovane Rodrigues Jardim*
Cristiéle Santos de Souza**
Resumo: O presente artigo versa sobre a relação entre lírica e sociedade na perspectiva de Theodor Adorno, e o significado da arte como expressão da não liberdade humana, propedêuticas à elaboração de sua Filosofia Dialética Negativa. Procura-se compreender as linhas gerais da temática adorniana impressa na reflexão sobre a lírica e arte em sentido geral, e sua inter-relação com a elaboração tardia de um projeto de filosofia de modelos, ou seja, que parte de particulares como o qualitativo que denuncia a máscara de uma “compulsão à identidade”. Neste sentido, para Adorno, tanto a lírica como a obra de arte em sua dimensão estética possibilitam uma oposição ao pensamento e à linguagem aplainada pela indústria cultural; assim, lírica, filosofia e arte são possíveis após Auschwitz como momento de fração, de ruptura, de uma experiência estética formativa do humano.
Palavras-chave: Dialética Negativa; Estética; Poesia; Experiência formativa; Arte.
Abstract: This article discusses the prospect of Lecture on Lyric and Society by Theodor Adorno as a preamble to his Philosophy Negative Dialectics. In this sense, investigates the meaning of lyric poetry and art in general, as well as philosophy, as moments of rupture, criticism and denial of this human experience of unfreedom.
Keywords: Negative Dialectics; Aesthetics; Poetry; Formative experience; Art.

* Bacharel e Licenciado em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas; mestrando em Ética e Filosofia Política do programa de pós-graduação em Filosofia do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas; pós-graduando na Especialização em Mídias na Educação UAB/UFPEL; professor da Escola Maria Pereira Teixeira (Prefeitura Municipal de Vila Nova do Sul). giovanerj@hotmail.com
** Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Maria; acadêmica do bacharelado em Museologia na Universidade Federal de Pelotas; mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPEL; bolsista CAPES. cristiele.hst@gmail.com
© 2008 - All rights reserved - Web Developer by Odirlei Vianei Uavniczak